TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSITARIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITARIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Adinéia Côrtes

Camila Freire

Damaris Sabino

Giselly Xavier

Luciano da Neiva

Professora: Erika Sampaio

PESQUISA DE MARKETING

TÉCNICA DELPHI

CORONEL FABRICIANO

2017

INTRODUÇÃO

O presente relatório discorre sobre a Técnica Delphi, o objetivo do trabalho é apresentar o conceito da técnica, suas vantagens e desvantagens e as etapas da pesquisa.

A técnica Delphi foi originalmente criada nos anos 50, financiado pela força área dos Estados Unidos o método Delphi buscava a opinião de especialistas sobre o ponto de vista de um estrategista soviético sobre quais seriam os alvos mais apropriados e a quantidade de bombas atômicas necessárias para reduzir a capacidade industrial americana em uma determinada quantidade.

Esta técnica é especialmente útil quando necessitamos de fazer previsões em longo prazo ou quando o que está em avaliação é uma situação nova e em relações às quais a opinião de peritos são as únicas fontes de informação disponível. Por ser uma técnica que permite trabalhar com problemas complexos, sua escolha pode ser justificada quando se pretende que um grupo de especialistas e pesquisadores dê sua contribuição para algum problema mais complexo de pesquisa. A principal vantagem a ser considerada baseia-se no fato de que ‘várias cabeças pensam melhor que uma única’, onde cada especialista pode levar à discussão geral a ideia que tem sobre o tema debatido, a partir de sua área de conhecimento. Tal fato é essencial para o enriquecimento da discussão sobre o tema, uma vez que a informação e o conhecimento vertem por diferentes canais que, por sua vez, são redistribuídos a estes mesmos canais, permitindo o repensar e o reopinar sobre o que está em questão.

Pesquisa de Marketing

O ambiente de pesquisa de Marketing está cada vez mais sofisticado, devido à complexidade de informações e exigências mercadológicas. É considerável o surgimento de novos métodos e técnicas que tragam eficácia aos resultados. A pesquisa é uma forma de coletar dados pertinentes que servirão como base em tomadas de decisões para solucionar problemas relativos à empresa, tais como: Se os consumidores estão satisfeitos com seu produto/serviço, como eles reagiriam a uma mudança de preço ou de produto, como eles veem seu produto/serviço em comparação ao produto/serviço do concorrente, etc.

Para realizar uma pesquisa, existem vários métodos a serem considerados, seja de forma individual ou combinada, em relação ao uso de fontes primárias ou secundárias de dados. Os dados primários são aqueles coletados com o propósito de identificar necessidades específicas. Suas principais fontes são a própria organização, com os dados gerados em suas operações, vendas, produção, compras e outros. Os dados secundários são aqueles coletados, processados e analisados para outras finalidades. Nem sempre se tem conhecimento do tamanho da amostra, das especificações e aplicações das pesquisas. Sua principal característica é que são menos confiáveis, pelo fato de não se conhecer todos os parâmetros que produziram a informação, mas seu uso é imediato e, normalmente, seu custo é baixo.

Técnica Delphi

O método Delphi teve seu nome baseado no antigo oráculo de Delfos, lugar sagrado na Grécia antiga, onde se anunciavam predições sobre o futuro.

Originalmente criado nos anos 50 do século XX, financiado pela força aérea dos Estados Unidos, o método Delphi buscava a opinião de especialistas sobre o ponto de vista de um estrategista soviético sobre quais seriam os alvos mais apropriados e a quantidade de bombas atômicas necessárias para reduzir a capacidade industrial americana em uma determinada quantidade.

A técnica Delphi é um método utilizado para estimar a probabilidade e o impacto de acontecimentos futuros e incertos. O fato de ser uma definição muito ampla assinala que existem poucas áreas do conhecimento humano que não permitem a aplicação do Delphi, ainda que alguns autores definam o método como uma técnica de projeção de cenários, dado seu significativo uso para esta finalidade e suas origens em prospecção, que permite trabalhar com problemas complexos.

É uma técnica não interativa (em que o grupo não se reúne), mas que funciona por ciclos. No Delphi, por exemplo, um grupo de especialistas é consultado para auxiliar na identificação de riscos e suposições e premissas a eles associados, e cada um individualmente apresenta suas estimativas para um facilitador, que analisa os dados e emite um relatório de síntese. Na sequencia, os membros do grupo discutem e analisam o relatório de síntese e individualmente apresentam novamente suas estimativas e premissas, agora atualizadas e influenciadas pela opinião dos demais participantes. Este processo continua até que todos os participantes cheguem a um consenso. Os especialistas ao final de cada rodada tem conhecimento das previsões dos demais especialistas, mas não nominalmente, é crucial preservar o anonimato, que permite aos peritos expressarem as suas opiniões livremente, incentiva a abertura e as discussões em alto nível, e ao mesmo tempo em que evita acusações e julgamentos, também evita a revisão de previsões de rodadas anteriores.

O objetivo maior dessa técnica é obter uma ampla gama de opiniões para se obter o resultado esperado. Uma síntese da primeira rodada de perguntas fornece a base para a segunda rodada, e a segunda para a terceira e assim sucessivamente, com o objetivo de esclarecer e aprofundar as questões, identificar áreas de concordância ou discordância e assim buscar o consenso, que permitirá o embasamento para a tomada de decisão.

Vantagens

• Utilização da experiência passada, o que aprendemos com cada lição e o que deve ser deixado como conhecimento que possibilite uma melhor projeção futura;

• Adaptabilidade a condições novas e incomuns;

• Se dispusermos dos especialistas adequados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com