TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES – DET TÉCNICO EM ESTRADAS

Por:   •  3/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES – DET TÉCNICO EM ESTRADAS

 

BEBIDAS ALCOÓLICAS NO TRÂNSITO

BEBIDAS ALCOÓLICAS NO TRÂNSITO

Trabalho acadêmico apresentado ao curso Técnico em Estradas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

LISTA DE SIGLAS

CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool OMS - Organização Mundial da Saúde

CTB - Código Brasileiro de Trânsito CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito

LENAD - Levantamento Nacional de Álcool e Drogas

LISTA DE FIGURA

Figura 1 – Veículos por região no Brasil        4

Figura 2 – Veículos na região de Belo Horizonte        5

Figura 3 – Condutores que consumiram bebida alcoólica após Lei Seca        7

LISTA DE TABELA

Tabela 1 – O Álcool no Trânsito é um problema mundial        6

RESUMO

O consumo excessivo do álcool pode causar sérios danos ao ser humano e a sociedade como um todo. Este trabalho trata-se de um levantamento de informações reais relacionadas a acidentes de trânsito decorrentes do uso de álcool. Este trabalho foi motivado por meio da negligência com que é tratado o alto consumo de álcool por motoristas.

É válido ressaltar também a ausência de uma política de trânsito mais efetiva, seja na fiscalização, seja na prevenção educacional deste problema.

O presente trabalho tem como objetivo abordar a relação entre o uso de bebidas alcoólicas e a incidências de acidentes de trânsito, através de dados bibliográficos obtidos em artigos e revistas científicas , reportagens e bibliotecas virtuais.

SUMÁRIO

  1. – INTRODUÇÃO        2
  1. – CONTEXTUALIZAÇÃO        2
  2. – OBJETIVO        2
  3. – JUSTIFICATIVA        2
  1. – DESENVOLVIMENTO        3
  1. – FROTA DE VEÍCULOS NO BRASIL…        3
  2. - FROTA DE VEÍCULOS NO SUDESTE        4
  3. – EFEITOS DO ÁLCOOL E SUA RELAÇÃO COM O TRÂNSITO        5
  4. – LEGISLAÇÃO BRASILEIRA        6
  1. – FORMULÁRIO        8
  2. - CONSIDERAÇÕES FINAIS        11
  3. - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

ANEXOS        14

  1. – INTRODUÇÃO

  1. - CONTEXTUALIZAÇÃO

No Brasil, diariamente temos nos deparado com diversas notícias de acidentes de trânsito por diversos meios de comunicação, na maioria das vezes via redes sociais, televisivos, rádios e jornais. Portanto, esse trabalho tem o intuito de mostrar como o consumo de bebidas alcoólicas tem um efeito impactante em relação a esses acidentes e que em alguns casos podem ser o seu motivo primordial. Foi desenvolvido um formulário pelos integrantes do grupo com a intenção de saber um pouco mais sobre esse assunto. O formulário foi enviado de forma estratégica para pessoas que na sua rotina diária passam por bares ou ambientes que vendem bebidas alcoólicas.

  1. – OBJETIVO

O objetivo deste trabalho e de através desta pesquisa, com base no que as pessoas responderam, fazer um levantamento de informações a partir de condutores que de uma certa forma ingerem ou não bebida alcoólica antes de dirigir e, saber dos mesmos o que eles pensam sobre as ações de fiscalização dos órgãos competentes.

  1. – JUSTIFICATIVA

O Brasil é hoje, um dos países com um alto índice de mortes no trânsito no mundo. Grande parte destas mortes se deve ao fato de motoristas embriagados conduzirem seus veículos sem qualquer preocupação.

A escolha do tema para esse trabalho baseou-se no grande impacto ocasionado pela associação do álcool com a direção, gerando consequências sociais e econômicas que afetam tanto o usuário, como a sociedade. Apesar de haver punição para quem comete este delito, estas não contribuem para a exclusão ou diminuição do problema.

  1. – DESENVOLVIMENTO

  1. – FROTA DE VEÍCULOS

Nos dias atuais os veículos automotores tornaram-se indispensáveis na vida dos cidadãos brasileiros. Os veículos particulares são utilizados com muita frequência por seus proprietários para afazeres distintos e na rotina diária dos condutores. O veículo é utilizado para fazer compras no mercado, lazeres na noite e muitas vezes para jornadas de trabalho.

No Brasil a frota veicular vem aumentando agressivamente, segundo as pesquisas realizadas em meados do ano de 2013 temos aproximadamente 4 veículos para cada habitante no nosso país. Um exemplo verídico é o estado de São Paulo.

“O número de carros não para de crescer no país. Com o aumento da frota, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro. No último ano, só 19 das

5.570 cidades do país registraram uma diminuição na frota de automóveis.”(Reis,2014)

A seguir (Figura 1) é apresentado um infográfico desenvolvido no ano de 2014 pelo site da Globo.com para mostrar a quantidade de veículos por região do Brasil, e as cidades com mais veículos.

[pic 2]

Figura 1: Fonte: Reis,2014

  1. - FROTA DE VEÍCULOS NO SUDESTE E BELO HORIZONTE

Segundo o infográfico (Figura 1), é possível observar que no sudeste do país é onde possui a maior média de veículos por habitante no Brasil. Tem aproximadamente cerca de 32,4 milhões de automóveis particulares em circulação em toda região. Com base nesse contexto é perceptível observar o alto crescimento de veículos nessa região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (376.7 Kb)   docx (248.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com