TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CICLO PDCA

Monografias: CICLO PDCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

Alessandro Cardoso

Lucas Graciano

O CICLO PDCA NO CONTROLE DE QUALIDADE

Sorocaba/SP 2014

Alessandro Cardoso Silveira

Lucas Graciano

O CICLO PDCA NO CONTROLE DE QUALIDADE

UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA QUÍMICA DE PÁS EÓLICAS EM SOROCABA /SP

Pesquisa apresentada como exigência parcial para obtenção do Diploma de Graduação em Tecnologia em Gestão da Qualidade da Universidade de Sorocaba.

Orientador: Prof. Me. Adilson Aparecido Spim

Sorocaba / SP

2014

RESUMO

Esta pesquisa apresenta o Ciclo PDCA, (Plan que é planejar, Do de execução, Check verificar o que foi executado, Act corrigir as não-conformidades), adotada na empresa química fabricante de Pás Eólicas na cidade de Sorocaba/SP, com o objetivo de analisar e melhorar as boas práticas de qualidade nesta empresa, através de pesquisas e aprimoramentos na escolha, implantação e execução desta importante ferramenta na área do Controle de Qualidade, devido ao grande número de retrabalhos existentes durante o processo de fabricação.

Palavras-chave: PDCA. Controle de Qualidade. Indústria Química. Sorocaba/SP.

ABSTRACT

This research presents the PDCA cycle (Plan is to plan, Do execution, Check out what was executed, Act to correct non-conformities), adopted in chemical manufacturer of Wind Blades in the city of Sorocaba / SP, with the objective to analyze and improve the good quality practices in this company, through research and improvements in the selection, implementation and execution of this important tool in the Quality Control area, due to the large number of rework during the manufacturing process.

Key Words: PDCA. Quality Control. Chemical Industry. Sorocaba/SP.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................5

2 O CICLO PDCA........................................................................................................5

3 O CICLO PDCA NO CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA QUÍMICA......7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o Ciclo PDCA utilizado no controle da qualidade de pás eólicas, assim, serve de referencia, ao mesmo tempo em que aborda o método de aplicação, execução e os problemas encontrados durante o processo de fabricação.

Um dos principais problemas encontrados na fabricação é o alto número de retrabalhos, e o objetivo desta pesquisa é encontrar um método que possa diminuir estes retrabalhos durante o processo de fabricação, facilitando o controle da qualidade e atendendo as especificações e exigências do cliente final. Para tal, usamos de pesquisas e conhecimento técnico de todo o processo de inspeção e liberação das pás para o cliente, respeitando as normas internas da empresa e as especificações técnicas do produto produzido. No texto a seguir abordamos resumidamente como são o processo de fabricação de pás eólicas, as etapas de inspeção durante o processo e como é usado o ciclo PDCA pelo controle de qualidade da empresa.

2 O CICLO PDCA

O método do ciclo PDCA é uma maneira de praticarmos o controle dos processos. Segundo Campos (2004.p. 19), o PDCA é conhecido como um circulo da qualidade. Ele é muito utilizado nas empresas e pode também ser aplicado a vida pessoal. Por auxiliar no controle de processos, ele tem como objetivo a melhoria continua e seu significado é:

P-Planejamento (Plan): É a fase em que se inicia um processo. É quando se planejam as metas, os objetivos, o método a ser utilizado e se estabelecem os recursos que serão necessários. Enfim, o planejamento é a base de todos os outros itens do ciclo PDCA, sendo assim, é a diretriz de controle.

D-Desenvolvimento (Do): É a fase em que se realiza o que foi planejado, sempre seguindo o que foi preestabelecido.

C-Verificação (Chek): Nesse momento,verifica-se tudo o que foi executado e compara-se o resultado ao que se esperava no momento do planejamento.

A - Ações Corretivas (Act): Esta fase é muito importante, pois sua função é corrigir as não-conformidades que surgiram na fase anterior, de modo que não ocorra reincidência. Pode-se, aqui, analisar se o problema surgiu na fase de planejamento, na fase de desenvolvimento ou na verificação.

Complementando o conceito do PDCA, Seleme e Stadler (2008, p.26) nos mostram como o ciclo esta direcionado, a melhoria continua:

Planejar- determinar objetivos e metas, determinar os métodos para alcançar os objetivos;

Fazer- executar o trabalho engajar-se em educação e treinamento;

Verificar- averiguar os efeitos e execução;

Ação- agir apropriadamente.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com