TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Individua 2º Semestre Flex

Trabalho Escolar: Portfolio Individua 2º Semestre Flex. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 SGBD 8

3.2 PROTÓTIPO DE TELA 9

3.3 SUGESTÕES DE MELHORIAS 10

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Com o surgimento da necessidade de se armazenar informações de forma organizada os Bancos de Dados se tornaram uma opção eficiente para o armazenamento de informações de formas q os dados possam ser manipulados posteriormente, as bases de dados, como também são conhecidos, se tornaram peça importantíssima quando se fala de sistemas de informação.

Para manipular esse dados é necessário um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) ou DBMS DataBase Management System, por meio dessas aplicações é possível gerenciar um banco de dados, fazendo as mudanças necessárias, devidamente solicitadas pelo usuário como modificar os valores dos dados, definir a quantidade de dados mantidos, facilitar seu compartilhamento entre outras funções.

Apesar dos Bancos de dados serem bastante utilizados para vários fins, como pesquisa por exemplo. Nesse trabalho abordaremos o seu uso num importante segmento da economia, o empreendedorismo. Prestaremos consultoria a empresa fictícia “Aluga Buggy”, que trabalha com aluguel de Veículos Buggy e está crescendo rapidamente e obviamente precisa de uma base de dados e de um SGBD que possa suprir suas necessidades nesse contexto.

2 OBJETIVO

Nosso Objetivo principal é ajudar a Locadora Aluga Buggy a implantar um SGBD que se adapte a sua expansão sem atrasar seu crescimento ou prejudicar o rendimento da empresa.

Para obtermos sucesso realizaremos uma pesquisa com 3 locadoras de veículos e analisaremos seus sistemas, no módulo “reserva de veículos” buscando encontrar pontos positivos que possam ser aproveitados com eficiência no sistema da Aluga Buggy.

Com esses dados extraídos devidamente documentados, escolheremos um SGBD pra ser implantado na nossa locadora.

Será produzido um protótipo de Tela exibindo a interface de acesso a base de dados da Aluga Buggy pela internet.

E se houverem pontos negativos nas locadoras analisadas eles serão expostos, porém serão mostradas sugestões de melhorias.

3 DESENVOLVIMENTO

Vamos ver agora alguns pontos que poderiam ser interessantes para a Aluga Buggy.

A primeira locadora pesquisada foi a EasyTour RN. Esta empresa tem sua sede em Natal, Rio Grande do Norte e tem um programa de passeios de Buggy extenso com muitas opções para escolher, o(s) cliente(s) seguirão com um motorista da empresa em uma rota programada com o objetivo de conhecer praias e pontos turísticos e aproveitar melhor o passeio com segurança e sem se preocupar com o risco de se perder, tendo assim mais tranquilidade na hora de passear. Também disponibiliza outros serviços como aluguel de casas e passeios com guia turístico em vans, micro-ônibus e etc. Na imagem abaixo temos a sua página inicial no seu site:

Também no nordeste, dessa vez no estado de Pernambuco foi pesquisada a empresa LocBuggy com sede na ilha de Fernando de Noronha. Está locadora também disponibiliza passeios de buggy previamente programados com motorista, porém, diferente da anterior a LocBuggy permite q o locatário possa alugar o carro de forma independente, ou seja, sem motorista, dando ao cliente a liberdade de dirigir por onde quiser, o que é uma opção interessante, visto que se o mesmo já conhecer a localidade poderá aproveitar com sua família com mais privacidade. Visualizemos também sua página inicial no seu endereço na internet:

E por último vamos explorar a “Hertz rent a car.” Essa última é uma multinacional mundialmente reconhecida e tem muitas funcionalidades bem planejadas no seu SGBD. Vejamos algumas:

A companhia possui um banco de dados integrado, ou seja, todas as bases de dados de suas lojas têm suas informações como reservas e veículos disponíveis interligadas por meio de um único servidor, evitando problemas na hora da retirada do automóvel pelo locatário em determinada cidade, visto que os dados podem ser atualizados a qualquer momento, sem esse sistema poderia ocorrer o fato do cliente solicitar o aluguel e quando for efetuar a retirada não ter o automóvel disponível.

A empresa também tem programas de fidelidade onde o cliente ganha pontos de acordo com suas reservas e pode trocar por descontos e participar de promoções posteriormente. Na tela de acesso as reservas também é possível verificar a disponibilidade do carro que se deseja locar ou declarar que não tem preferência. Abaixo temos sua tela de cadastro para reserva:

3.1 SGBD

O SGBD que eu escolhi para a Aluga Buggy foi o FIREBIRD.

Cheguei à conclusão de que ele seria o melhor para nossa locadora pelos seguintes motivos:

Primeiro, roda nos principais e mais populares sistemas operacionais como Windows, Linux, e Mac.

Segundo, o Firebird é gratuito em todos os sentidos: não há limitações de uso, e seu suporte amplamente discutido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com