TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARATIVO ENTRE FORMAS DE COMPENSADO PLASTIFICADO 14 MM E PLACAS PLÁSTICAS DE ALTO DESEMPENHO

Por:   •  13/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.917 Palavras (16 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 16

COMPARATIVO ENTRE FORMAS DE COMPENSADO PLASTIFICADO 14 MM E

PLACAS PLÁSTICAS DE ALTO DESEMPENHO

Alice Christina Alves Silva1; Lucas Henrique Gonzaga de Paula2

Joaquim Pereira da Silva3 (Orientador)

Maira Morais4 (Coordenadora da disciplina de TCC)

Curso de Engenharia Civil - 10.º semestre de 2015

Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, Belo Horizonte, MG

1alice.christina@ymail.com; 2lucasgonzaga1992@gmail.com; 3joaquim.silva@prof.unibh.br; 4mairammorais.@gmail.com

RESUMO. No Brasil a construção civil mostra sua relevância em termos econômicos e sustentáveis, uma vez que contribui significativamente para produção de riquezas no país assim como gera um enorme volume de resíduos sólidos.

A adoção de insumos industrializados na construção civil além de possibilitar melhor controle na qualidade dos produtos a serem produzidos, promovem ainda benefícios econômicos e sustentáveis.

Neste contexto as placas plásticas de alto desempenho surgem como importante ferramenta de redução do consumo de madeiras, ainda que proveniente de fontes legais, e consequente geração de resíduos.

Este artigo tem por objetivo expor praticas construtivas relacionada á execução de formas de lajes maciças moldadas “in loco”, que permitam ao construtor utilizar materiais que atendam as expectativas que se espera de uma atividade com tamanha relevância.

Palavras chave: Sustentáveis. Resíduos. Industrializados. Placas. Desempenho. Madeira

ABSTRACT. In Brazil the construction industry shows its importance in economic and sustainable terms, since it contributes significantly to the production of wealth in the country as well as generates a huge volume of solid waste.

The adoption of industrial inputs in construction and enables better control the quality of products being produced , still promote economic and sustainable benefits .

In this context the high-performance plastic plates emerge as significant reduction in wood consumption tool , albeit from legal sources , and the consequent generation of waste.

This article aims to expose constructive practices related to the execution of shapes molded solid slabs "in loco" , allowing the builder to use materials that meet the expectations you would expect from an activity with such relevance.

Keywords : Sustainable . Waste. Industrialized . Plates. Performance . wood

____________________________________________________________________________

1INTRODUÇÃO

Com o aumento dos empreendimentos de construção civil, aumentou-se também a geração de resíduos provenientes dessa atividade. Apenas no ano de 2008, por exemplo, foram coletados mais de 14 milhões de toneladas de resíduos de construção civil no Brasil. Devidos a esses altos índices, os empreendimentos vem tentando reduzir essa geração de resíduos (IPEA,2014).

Na construção civil existem variadas fontes geradoras de resíduos sólidos que são gerados em elevadas quantidades a cada etapa da obra. Dentre esses resíduos os mais produzidos são: concreto, Tijolo, Areia, Solo, Rocha, Madeira, Papel/material orgânico (IPEA,2014).

Segundo Sobral et al. (2002) em São Paulo 33% da madeira consumida e utilizada em fôrmas e andaimes. Atualmente as formas das lajes são feitas de chapas de compensado de madeiragundo, um material resistente e bastante utilizado nas obras. Segundo (SindusCon-SP, 2011) Mas esse material acaba gerando muitos resíduos, pois facilmente e recortado e adaptado a vários tipos de estrutura. A madeira esta inserida nas dificuldades das empresas no gerenciamento de resíduos.

De acordo com a ABNT NBR 6118:2003 “Elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais a seu plano. As placas de concreto são usualmente denominadas lajes”. São elementos bidirecionais que tem sua largura e comprimento com mesma ordem de grandeza sendo eles muito maiores que a espessura. Como toda estrutura de concreto as lajes precisam de formas para poder ser moldadas.

Como a expectativa dos empreendimentos em reduzir os resíduos gerados na execução, novas tecnologias estão sendo lançadas, mas sem comprometer a qualidade e velocidade e não aumentando os custos. Diante desde cenário as novas tecnologias são trabalhadas para atender os quesitos da obra e também as exigências da legislação ambiental

As placas plásticas são compostas basicamente de plástico de alto desempenho e mostram-se uma possível solução para redução da produção de resíduos sólidos na construção civil oriundos da fabricação de formas para lajes maciças moldadas “in loco”.

2OBJETIVO

Realizar comparativo levando em consideração aspectos sustentáveis, econômicos e construtivos para obter uma solução eficiente em termos de material para formas de lajes maciças em concreto moldado “in loco”.

3MEIOS E MÉTODOS

A presente pesquisa optou por ser comparativa, devendo-se a escolha do tema à necessidade de conhecer melhor a utilização de placas plásticas de alto desempenho, para a substituição de compensados plastificados 14 mm, na execução de formas para moldagem de concreto fresco em estruturas moldadas “in loco”.

Para que se consiga atingir o objetivo proposto foi executada uma revisão bibliográfica a respeito do tema proposto. Além disso, foram realizadas visitas técnicas em algumas empresas. A primeira visita ocorreu na empresa Atex do Brasil, situada em Lagoa Santa, em 03/09/15 para conhecimento das placas plásticas de alto desempenho, conhecidas como Planex (nome comercial).

Foi realizada uma visita técnica também no canteiro de obras do Residencial Vilaró, no Valle do Sereno em Nova Lima, da empresa Arte e Simetria Construções Ltda., em 10/09/15, onde foi possível observar a execução de formas utilizando o material PLANEX, bem como a visualização de áreas já desformadas após a utilização deste material. Nesta visita foi possível conversar com o Mestre de obras e com o Encarregado de formas que esclareceram os métodos construtivos utilizados na execução dos panos das lajes, bem com seus complementos;

E, por fim, realizou-se uma visita ao canteiro de obras de uma Residência, no Ville

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com