TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO INTERNA

Monografias: COMUNICAÇÃO INTERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

Comunicação interna Pernambucanas

A empresa Pernambucana (Arthur Lundgren Tecidos S.A) desde o ano de 2005 investe fortemente no treinamento de seus funcionários, para proporcionar total conhecimento sobre a rede e também motivá-los. A mesma investiu no espaço apropriado A universidade Corporativa a empresa acredita na formação de seus colaboradores com isso exercem um trabalho árduo.

Salas de reuniões

Auditório

Salas de treinamento

Serão treinados todos os funcionários, através dos instrutores da universidade e da instrução programada por computador, o conteúdo do treinamento tem foco no atendimento ao cliente.

O local do treinamento será na própria Universidade Corporativa, quando não for possível que todos estejam presentes, somente o gestor fará esse treinamento multiplicando seu conhecimento posteriormente para os membros da equipe. A fim de reafirmar e testar seus conhecimentos, os colaboradores terão acesso ao Portal

Pernambucanas através dos computadores da loja em que trabalham, será disponibilizado um período de algumas horas, durante o expediente para que façam esse treinamento.

Antes de ingressar na empresa, os funcionários fazem uma integração onde são passados a eles a missão, visão e valores da empresa, além de condutas como integridade, ética, moral, aspectos legais, respeito à individualidade, enfim, “O jeito Pernambucanas de Ser”.

O principal objetivo do treinamento é o “Foco no Cliente”, realizar melhorias no atendimento aos clientes, aumentando assim as vendas e o índice de conversão.

Conceito de Universidade Corporativa

A Universidade Corporativa é um dos principais instrumentos de apoio ao alcance dos objetivos organizacionais, através da criação e gestão dos processos de aprendizagem na organização.

Contribui decisivamente para o atendimento das necessidades ampliadas do negócio através da formação/ requalificação profissional dos funcionários, fornecedores, clientes e atendimento de necessidades educacionais de comunidades de interesse.

O conceito abrange toda a cadeia produtiva em que a organização está situada e liga os resultados educacionais diretamente aos resultados do negócio.

A Universidade Corporativa não é um centro de custo, mas uma célula de resultados.

A Universidade Corporativa pode contribuir para a formação, manutenção ou melhoria da imagem que a organização apresenta ao mercado. Não somente pela divulgação do empreendimento, mas pela conscientização dos funcionários a respeito de sua função no processo organizacional como um todo e de sua importância frente ao mercado.

Um dos itens mais importantes, a avaliação e mensuração do esforço educacional realizado pela Universidade Corporativa devem estar presentes como apoio à avaliação do custo-benefício do investimento realizado, do esforço realizado pelos participantes, da tecnologia utilizada, do alcance das metas previstas em função do negócio.

Processos de avaliação tem sido implementados, ajudando muito na consolidação das Universidades Corporativas. Os processos são apoiados em indicadores de desempenho que abrangem três principais aspectos:

*O nível de aprendizagem individual

*O nível de aplicabilidade, nos respectivos times/ nas áreas dos participantes nos eventos educacionais, decorrido algum tempo da exposição aos conceitos e técnicas apresentadas aos participantes.

* A resposta que a aplicação do conhecimento discutido nos programas trouxe ao negócio como uma discussão sobre a validade da aplicação de estratégias de avaliação em programas educacionais é, ao mesmo tempo, uma necessidade e um tabu em alguns ambientes acadêmicos.

No entanto é indiscutível a contribuição que esta ferramenta oferece à melhoria da qualidade dos programas educacionais. Idealmente, a fixação dos critérios de avaliação deve preceder a aplicação dos programas, sendo planejada juntamente com a montagem do conteúdo e dos objetivos do programa.

Os registros a respeito da Universidade Corporativa no Brasil indicam suas origens nos Estados Unidos da América e é aí que se encontra o maior número de empreendimentos desta natureza.

Pesquisa de captação e formação de lideranças no seu segmento de atuação. A Universidade é composta por sete princípios: cidadania, competitividade, conectividade, disponibilidade, parcerias, perpetuidade e sustentabilidade.

“Nenhum gerente das Pernambucanas veio do mercado, todos começaram na loja. Na estratégia da empresa, o investimento em treinamento é tão importante quanto a abertura de lojas, por exemplo,” disse em recente entrevista à Reuters a diretora de Recursos Humanos da Pernambucanas, Julieta Nogueira.

Portal Pernambucano

Todas as informações específicas de cada concurso, evento e festa, são divulgados através do “Portal Pernambucanas” (um canal informativo via intranet ( rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet), acessado por toda a rede de lojas e departamentos do Escritório Central.

No Portal Pernambucano está disponível grande parte do conteúdo de treinamento utilizado na empresa, e itens como; Missão e Valores; Código de conduta: Princípios e Padrões de Atendimento,

Estrutura Organizacional; Empresas do Grupo, Nossas Lojas, Gestão Antifraude, Nossa História, Memorial Pernambucanas, Nossos Produtos e Vestuário, Nossos Produtos Eletro, Nossos Produtos

Financeiros, Programas e Projetos, Campanhas Internas, Campanhas Externas, Nossos Produtos Lar

– Têxtil Novo Modelo de Loja e Campanha de incentivo.

O conteúdo do treinamento focado em atendimento das Pernambucanas, leva em conta os seguintes

Princípios de atendimento:

1.Focar no cliente- Escuta ativa, agir prontamente, pedir Feedback

2.Assumir Responsabilidade- Pensar à frente, ser advogado do cliente, compartilhar novas idéias

3.Usar o bom senso- Proteger e criar relacionamentos, Ponderar Solicitações X Autoridade pessol, buscar soluções alternativas

PADRÕES DE ATENDIMENTO:

1.Reconhecer o cliente

Todos os clientes que entrarem devem ser cumprimentado de forma verbal ou gestual e desde que possível chamados pelo nome

2. Focar no cliente

Todos os colaboradores devem agir prontamente junto ao cliente. Nada é mais importante do que atendê-lo.

Os principais objetivos da comunicação interna são:

Difundir dentro da empresa os conhecimentos adquiridos pelos empregados, diretores e proprietários;

Divulgar as ações da empresa de forma direta e transparente;

Envolver a equipe de trabalho da empresa nas metas da organização.

Pontos que devem ser reforçados na comunicação interna:

Sintonia das informações com os objetivos estratégicos da empresa;

Disposição dos dirigentes em abrir informações essenciais para todos;

O propósito de se considerar as diferenças individuais, para assegurar um relacionamento adequado do empregado com a empresa;

O compromisso de se desenvolver competências básicas em comunicação;

A intenção de propiciar uma comunicação rápida e eficaz;

A busca da adequação entre as técnicas de divulgação e as necessidades dos empregados.

para melhorar cada vez mais o atendimento e incentivar os colaboradores é essencial segundo HOFFMAN(1999) hoje a auto-realização no ambiente de trabalho é uma questão estratégica para as empresas. Neste sentido, Abraham Maslow deixou um enorme legado para aqueles que trabalham com a psicologia organizacional, os profissionais de Recursos Humanos e atualmente todos os gerentes e executivos.

"Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento." Abraham H. Maslow.

Comunicação externa

A comunicação externa das lojas Pernambucanas é eficaz e busca demonstrar seus produtos para um numero cada vez maior de consumidores. Segundo Nassar e Figueiredo (2007, p. 20)

A comunicação empresarial é uma verdadeira guerra com muitas frentes de batalha: a frente de batalha voltada para mostrar que a empresa tem uma relação de respeito com o publico.

Através de emissores como a televisão radio os canais em si transmite a propaganda da Empresa Pernambucanas que contem em si Frases de impacto que enfatizam a venda de um determinado produto e onde procurar promover um produto exemplo é: “Cadê meu celular? – Está nas Pernambucanas... Meu novo Celular!... Está na Pernambucanas.

O site em si da loja apresentando os produtos da loja e a variedade que a mesma abrange além de banner e folhetos informativos, visando cada vez mais à publicidade da marca e a enfatizarão de uma grande família não somente uma empresa.

Foco no Cliente

O projeto teve início em 2007 com a realização de um diagnóstico, que identificou as principais oportunidades de atuação para aumento das vendas. Dentro da alavanca de conversão, observou-se que o relacionamento com os clientes e a exposição dos produtos na loja eram dois grandes pontos que precisavam ser melhor trabalhados .Com base nestas informações, foram realizados encontros com trainees, gerentes de loja, gerentes de Operações e vendas e equipes da área de Visual Merchandising e desenvolvimento de lojas, para, em conjunto, definir ações a serem tomadas e qual a forma ideal de atuação.As soluções elaboradas dizem respeito, principalmente a: Disponibilização de tempo: aumentar aderência aos padrões de processo e garantir que haja disponibilidade de colaboradores para recepcionar os clientes, atendendo-os com o objetivo de aumentar a conversão.Otimização de tempo: Contempla medidas como planejamento operacional, escala de colaboradores, diretrizes de reposição, organização da volta de produtos do provador, agenda do VM e agenda do gerente.

É extremamente importante a comunicação dentro e fora da empresa Pernambucanas o fundamental é saber utilizar todos os meios citados com comprometimento afim de acalcar metas e enfatizar que a empresa é importante para os colaboradores e consumidores .

...

Baixar como  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »