TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR

ENGENHARIA CIVIL

ANDRESSA FERREIRA

FILLIPE

GABRIELA CANÁRIO

LARISSA

LORENA DANTAS

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

Salvador

2015

ANDRESSA FERREIRA

FILLIPE

GABRIELA CANÁRIO

LARISSA

LORENA DANTAS

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

Parte escrita do trabalho sobre Concreto de Alto Desempenho, solicitado pelo professor Carlos Henrique Jorge Gantois, referente à segunda unidade da disciplina Materiais de Construção 2, no semestre 2015.2 do curso de Engenharia Civil.

Salvador

2015

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO-------------------------------------------------------------------- 04

2. OBJETIVOS---------------------------------------------------------------------------- 05

3. DESENVOLVIMENTO--------------------------------------------------------------- 06

1. APRESENTAÇÃO

   O concreto é um aglomerado que foi inventado no século XIX e que é composto por uma mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, como os aditivos. Originado a partir deste tipo de mistura, nos últimos anos têm se proposto grandes modificações nessa formação, visando melhoria na eficácia do concreto e também na sua qualidade.

   O Concreto de Alto Desempenho (CAD) é um concreto de avançada tecnologia que possui diversas características, como alta resistência mecânica, elevada resistência química e baixa deformabilidade. Além de ter elevada resistência este concreto possui maior durabilidade em geral, em face de ser mais compacto, ou seja, menos poroso.

   O CAD foi originado na Noruega, na década de 1950, e posteriormente adotado foi adotado no Brasil. O CAD é muito recomendado em colunas de prédios altos, visando racionar a seção da armadura, bem como, em concreto sujeito a ambientes agressivos, tais como sulfatos, maresia e cloretos

   Com base nestes fatos e em tudo que foi apresentado em sala de aula pelo professor Carlos Henrique Gantois, desenvolvemos a seguir um trabalho de pesquisa acerca da dosagem do CAD. Para elaboração deste trabalho foram realizadas pesquisas, ensaios e estudos que possibilitaram a agregação e o aprimoramento de conhecimentos, desde às pesquisas até a confecção do concreto e análise do slump.

2. OBJETIVOS

   Elaborar um Concreto de Alto Desempenho que esteja de acordo com as especificações do professor e também de comum acordo com as normas brasileiras (NBR’s).

   Condições para o protótipo:

- Condições de projeto: confecção de pilares

- Condições de exposição: atmosfera marítima

- Condições de mistura e manipulação: em betoneiras de eixo vertical e contra corrente, transporte por bombeamento, lançamento convencional, adensamento mecânico

- Resistência mecânica à compressão axial aos 7 dias de 45 Mpa

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Definição dos Materiais:

- CPV-ARI-RS: Dentre as duas opções cedidas pelo laboratório da universidade, foi o cimento mais adequado, já que na proposta do trabalho é dito que existe condição de exposição é um ambiente marítimo.

- Areia fina de Camaçari da Ottomar: Era o único tipo disponível no laboratório.

- Brita 19mm: Pelo método do ACI tínhamos as opções de britas de 19mm até 38mm. Porém, devido ao fato dos agregados graúdos com menor tamanho máximo terem uma maior resistência decidiu-se então utilizar a brita de 19mm.

- Água potável: Por apresentar menor quantidade de impurezas.

- Aditivo

3.2 Definição do Traço

3.3 Correção da Umidade

Quando os agregados possuem umidade é necessário realizar a correção da mesma. Utiliza-se a seguinte fórmula:

[pic 2]

Onde:

Ph = Massa do material úmido

Ps = Massa do material seco

h= Porcentagem da umidade

   Calcula-se separadamente a umidade da areia e da brita, diminui do valor da massa do material seco de cada um, e encontra-se a quantidade de água em ambos. Soma as massas da água encontrada na brita e na areia, e diminui do valor da massa de água do proporcionamento do traço em massa de materiais secos. Em seguida, elaboramos um novo traço, porém considerando a umidade dos materiais.

   Neste trabalho o procedimento acima não foi realizado, pois todos os materiais foram secos anteriormente no próprio laboratório.

3.4 Aditivo

   Foi utilizado no nosso concreto 1% do aditivo superplastificante ADIMENT, com o objetivo de adquirir um concreto com ótimas características, rápido lançamento e alta resistência inicial. Esse aditivo proporciona alta dispersão entre os agregados e cimento, permitindo uma grande redução na água de amassamento, ótima aderência a armadura, excelente acabamento, alta densidade e baixa permeabilidade. Além disso, ele pode ser empregado de duas maneiras, ou reduzindo uma parte da água para alcançar maiores resistências, ou, como no nosso caso, mantendo a quantidade de água inalterada, mas obtendo alta fluidez.

3.5 Proporcionamento na betoneira

   Após a escolha e definição dos materiais e do traço, adiciona-se os mesmos na betoneira para efetuação da mistura dos componente do concreto. A ordem de colocação é a seguinte: Água, Brita, Cimento, Areia. No caso do material adicionante é misturado antes com o cimento e o aditivo com a água.

3.6 Mistura

   Nesta etapa todos os materiais se unem formando o concreto. Contudo, existem dois tipos de mistura: a manual e a mecânica.

   A mistura manual é recomendada em obras de pouca importância e de pouco volume. Nunca deve-se misturar manuamente um volume com mais de 100 kg de cimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com