TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Trabalho acadêmico: CONSIDERAÇÕES FINAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

PATOS – PB

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO 04

CONSIDERAÇÕES FINAIS 08

REFERÊNCIAS 09

1. INTRODUÇÃO

O texto ”Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raça nas Relações de Trabalho” tem como objetivo, a análise e observação do comportamento e da relação de trabalho dos envolvidos dentro do departamento, com suas relações, problemas e soluções, pois este tipo de problema é bastante comum dento de uma organização.

Para a referida análise, iremos a campo pesquisando tanto no material utilizado em sala de aula, fornecido pelo professor do curso, disponibilizado na biblioteca digital, e também com a pesquisa na internet. Desenvolveremos temas como: Estilos de Liderança; Diversidade da força de trabalho; ética; cultura e clima organizacional e mulher e economia.

Sobre os temas citados, apresentaremos o conceito, bem como o relato do comportamento dos envolvidos.

2 DESENVOLVIMENTO

Personagens

Personagem Cargo Qualificação Profissional Características Pessoais

Paulo Chefe titular da área de orçamentos Finanças e controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas Organizado

Georgina Supervisora A única que possui além da graduação, especialização em Perícia de Cálculo Trabalhista. Responsável

Ken Promotor da área de orçamento informalmente eleito para organizar os eventos internos e externos do setor e grande conhecedor das ferramentas de informática, e de grande ajuda em resolver os problemas do novo sistema. Idealizador

Deidre Servidora Mais próxima de Ken no setor

Ocorre no departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas, o afastamento do chefe do departamento por motivo de doença, o qual é substituído, pela servidora mais antiga e mais capacitada para o desempenho do cargo ora vago, o inicio do trabalho começou muito bem, pois Georgina, a substituta além de formação era a mais capacitada para desenvolver o trabalho deixado por Paolo. No início, o trabalho corria bem, só que Georgina não contava com um problema, um servidor do departamento resolveu investir num relacionamento mais intimo com a chefe do setor, contrariando a ética que deve ser obedecida dentro do desenvolvimento de um trabalho, ou seja, misturar o profissional com o particular.

Como a chefe do setor não deu seguimento as investidas de Ken, que trazia-lhe doces, lanches, CD com as músicas preferidas de Georgiana, tudo isso acompanhados de olhares e elogios, o mesmo passou a difamá-la perante os colegas do setor e ate dos outros setores, dizendo que ela estaria ocupando o cargo porque tinha um caso com Paolo e que uma mulata daquela sabia fazer bem era rebolar e acabou criando-se um clima não muito amistoso dentro do departamento.

Com o retorno ao departamento do chefe titular, o mesmo nota um clima não muito bom entre a chefe substituta e a maioria do grupo e, a equipe completamente desestabilizada e que aos poucos vai tomando conhecimento dos fatos pelos rumores.

Estilo de Liderança

Autocrático: Aquele que concentra toda a autoridade em si próprio, não pede, manda, não aceita opinião dos comandados, manda fazer, seu perfil é concentrador.

Democrático: É aquele que deixa o grupo opinar, chama o grupo para discutir, planeja o trabalho juntamente o com o grupo, é aberto ao diálogo.

Liberal: É aquele que deixa o grupo se virar, dá toda a liberdade e também a responsabilidade que é dele para o grupo assumir.

- Segundo, Maximiliano (2000 p.343) são três os estilos de liderança. o Autocrático, que é aquele que concentra toda a autoridade e decisão para si, onde a aceitação não depende da equipe, esta só tem que cumprir o determinado. Este tipo de líder é centralizador, definidor dos objetivos dos liderados, não os deixando participar das decisões tomadas, já o Democrático é aquele que chama o grupo para o planejamento das atividades, solicitando opinião do grupo para um determinado assunto, elogiando o grupo e não determinado individuo. Facilidade, franqueza, amizade e responsabilidade predominam, enquanto que no terceiro caso, líder liberal, dá ampla liberdade ao grupo não interferindo no trabalho, não criticando, elogiando e nem orientando o grupo que mostra-se confuso, este tipo de líder, transfere sua autoridade aos liderados, conferindo–lhes o poder de tomar decisões.

Antes de contratar um funcionário que deve atuar com atendimento a clientes, teste-o por três meses para saber se sua comunicação com eles é adequada aos parâmetros da empresa. Gignilliat, por exemplo, adotou uma política de “estágio” para avaliar os candidatos antes de contratá-los em definitivo.

Falta de compromisso com horários muitas vezes é o primeiro indício de que um funcionário está com problemas em casa ou insatisfeito com o trabalho. Por isso é fundamental chamá-lo para uma conversa e ouvir qual é seu problema – pode ser uma fase de transição, como um divórcio ou doença de um familiar.

Mas, se a questão for o desgosto com o emprego, discuta com ele em que pontos sua função pode ser melhorada ou, em casos extremos, se esse é o trabalho ideal para ele. Lembre-se de que a disciplina com horários só pode ser exigida da equipe se a empresa tiver uma política clara sobre a jornada de trabalho.

É o pensamento dos colaboradores em relação ao esperado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com