TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Seminário: CONSIDERAÇÕES FINAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Seminário  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como observado neste trabalho, apesar de ser um tema relativamente pouco explorado, os códigos de ética empresarial, bem como a ética empresarial, têm ganho destaque recentemente, devido às mudanças econômicas e sociais advindas da globalização e, especialmente, devido ao questionamento levantado após a onda de escândalos financeiros envolvendo grandes corporações norte-americanas desde o final de 2001.

O atual momento em que vivemos - a chamada "era pós-Enron" - é marcado por uma maior fiscalização e exigência da sociedade com relação às organizações. Questionam-se os valores e princípios centrais que têm norteado as atividades das organizações modernas, bem como suas relações e papel na sociedade.

Este momento proporciona oportunidades de estudos mais profundos e abrangentes sobre o tema códigos de ética empresarial nas relações entre organizações e seus públicos, à medida que também tornam-se mais amplas as discussões acerca do assunto em universidades, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas, meios de comunicação e sociedade em geral. Por ser um tema novo, pode-se dizer que suas vertentes teórica e prática estão se desenvolvendo quase que concomitantemente. Em outras palavras, verifica-se que não há ainda uma bibliografia ampla sobre o tema, porém algumas organizações já começaram a implantar seus códigos de ética empresarial nos últimos anos.

Neste trabalho, ressaltou-se o papel dos códigos de ética empresarial na formalização e comunicação dos valores e princípios da organização, bem como sua atuação na orientação à tomada de decisões pela alta administração e às relações das organizações com seus diversos públicos. Também procurou-se observar de que forma os códigos de ética empresarial podem agregar valor à comunicação, identidade e imagem corporativas.

Com base nestes pontos, observou-se que os códigos de ética empresarial podem ser encontrados de diversas formas na organização, a exemplo dos credos empresariais, declarações de missão, valores ou propósito, códigos de conduta empresarial e guias de conduta ética. As características destes documentos também variam muito, de orientadores e inspiradores a controladores e punitivos. Quanto mais próximos de um documento legal, menos sentido possuem e menos legítimos tendem a ser. Por seu caráter proibitivo, apenas representam instrumentos de controle e proteção à organização, em caso de questões legais, não agregando valor nenhum às relações com seus públicos.

O estudo revelou vantagens e riscos presentes na implantação de um código de ética empresarial. Dentre as vantagens observadas, ressalta-se que, quando fundamentado nos valores reais, praticados pela organização a partir de sua cúpula e aceito como um documento legítimo por seus públicos estratégicos, o código de ética empresarial pode colaborar para o fortalecimento da identidade corporativa.

Neste sentido, ao tornar mais transparente a identidade da organização, os códigos de ética empresarial também contribuem para a solidificação de sua imagem perante seus públicos, constituindo-se uma ferramenta bastante eficaz para as relações públicas.

Pode-se inferir, por meio deste estudo, que ainda é necessário tornar mais claro para as organizações que a implantação de um código de ética empresarial é um processo que requer uma profunda pesquisa e olhar crítico sobre a cultura organizacional, os valores e princípios que formam sua base, bem como a natureza das relações com seus diversos públicos. Enfim, é um processo que passa pela identificação da missão e da visão da organização no longo prazo e que exige a integração e a comunicação de suas diversas áreas e níveis hierárquicos.

Certamente, o estudo realizado não esgotou o tema, apenas pode colaborar para uma revisão pontual sobre os códigos de ética empresarial nas relações da organização com seus diversos públicos. É interessante a realização de novos estudos que, por exemplo, comparem o atual estágio em que se encontra o tema no cenário nacional em relação aos Estados Unidos e Europa, ou até mesmo analisem as diferenças identificadas na elaboração destes documentos em empresas públicas e privadas ou de diferentes setores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADRIANA, Carvalho. As fraudes desafiam o capitalismo. Revista Veja. São Paulo:

03/07/02.

ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender Relações Públicas. 3. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 1983.

ARANHA, Maria Lúcia Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires, Filosofando - introdução à Filosofia. 2. ed. rev. São Paulo: Moderna, 1995.

ARJOON, Surrenda. Virtue theory as a dynamic theory of business. Journal of Business Ethics, v.28, no.2, nov.II, 2000.

ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. Código de Ética: um instrumento que adiciona valor. São Paulo: Negócio Editora, 2002.

BERENSON, Alex. Executivos manipularam números para receber bônus. Valor Econômico. São Paulo, 05/07/02.

CORDI, Cassiano (org). Para Filosofar.3. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

BYRN, John A. Surge um novo modelo de empresa ideal. Valor Econômico. São Paulo:12/08/02.

CALDINI, Alexandre. Como gerenciar a crise. Revista Exame. São Paulo: 26/01/02.

CAMPOS, Stela. Assédio Moral: um mal que contamina e destrói as atuais relações de trabalho. Valor Econômico. São Paulo: 30/04/02.

CARDOZO, Julio Sérgio. A (nova) empresa em tempos de crise. Valor Econômico. São Paulo: 26/08/02.

CARVALHO, Juliane. Uso pessoal da internet fica entre a privacidade e a ética. Gazeta Mercantil. São Paulo: 12/06/02.

CORRADO, Frank M. A força da comunicação. São Paulo: Makron Books, 1994.

CUTLIP, Scott M., CENTER, Alen H & BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 6. ed. New Jersey: Prenctice-Hall, Inc., Englewood Cliffs: 1985.

ETHICS RESOURCE CENTER. Managing ethics upwards. Washington, 2002.

FERRELL, O.C. Ética empresarial. 4 ed. São Paulo: Reichmann & Affonso, 2001.

GRUNIG,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com