TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 [pic 2]

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

UNIDADE CATALÃO

DISCIPLINA: CONFORTO ACÚSTICO

PROFESSORA: SANDRA R. REZENDE

NOME:  JORGE MIGUEL ALBERNAZ BATISTA

DATA INICIO: 05/05/2020

DATA DE ENTREGA: 12/05/2020                                                    VALOR: 20,00

[pic 3]

1- Ao captar um som, ou ondas sonoras emitidas por uma fonte qualquer, a intensidade da percepção desse som pelos ouvidos humanos é influenciada pelo nível de pressão sonora e pela frequência com que as ondas sonoras são emitidas, o que pode ser observado pelo gráfico de nível de audibilidade. Neste gráfico, através das curvas isofônicas podemos distinguir o mesmo nível de percepção dos sons para diferentes intensidades. Desta forma explique:

  1. – O que é nível de audibilidade;

RESPOSTA: Nível de audibilidade é também conhecido por sonância, e se trata da sensação percebida pelo ouvinte, ela vária em função tanto da frequência da onda, quanto a intensidade sonora. A unidade utilizada para medir o nível de audibilidade é o fone.

  1. – O que é o Limiar de Audição;

RESPOSTA: O limiar de audição mostra quando um som pode ser audível ou não, ele mostra o nível mínimo de pressão acústica necessária para que seja ouvida. Essa faixa varia de pessoa para pessoa, principalmente de acordo com a idade da pessoa e também varia de acordo com a frequência do som.

  1. – Considerando dois sons produzidos por diferentes fontes, sendo o primeiro emitido numa frequência de 100Hz, com uma intensidade de pressão sonora de 100dB, e o segundo emitido numa frequência de 1kHz a 50dB de intensidade, qual o nível de audibilidade para um ouvinte localizado numa sala fechada. Justifique a resposta considerando uma análise psicoacústica.

RESPOSTA: O nível de audibilidade para o som de 100Hz e 100dB será de aproximadamente 97 fones e o nível de audibilidade para o som de 1000Hz e 60dB será de 30 fones. Conforme o gráfico de nível de audibilidade.

 

Faça a mesma verificação para os valores de frequência e pressão sonora abaixo:

PRESSAO SONORA/FREQUENCIA

NÍVEL DE AUDIBILIDADE

60dB – 3000 Hz

 68

60dB – 100 Hz

 50

40dB – 2000 Hz

 41

40dB – 50 Hz

 Abaixo do nível mínimo

 

 

 

FONTE: BISTAFA, 2018

[pic 4]

Figura 1 – Gráfico de Nível de Audibilidade/ Limiar de Audição

 

2- Defina ‘Mascaramento Sonoro’ considerando o Limiar de Audição e o nível de audibilidade do gráfico do exercício anterior.

De que forma o ‘Mascaramento Sonoro’ pode ser utilizado a favor do Conforto Acústico nos ambientes.

FONTE: BISTAFA, 2018

[pic 5] 

Figura 2 – Gráfico de Som de Mascaramento

RESPOSTA: O Mascaramento Sonoro é uma forma de tratar acusticamente um ambiente através do uso de tecnologia eletrônica, para proporcionar uma opção de tratamento acústico em locais onde exista a concentração de pessoas.

Com o Mascaramento Sonoro é possível obter maior nível de confidencialidade e conforto acústico sem o uso de materiais fono-absorvedores tradicionais como os isolantes acústicos, feitos de espumas ou outros materiais, que mudam o layout do espaço. O mascaramento também diminui os sons que chegam no receptor, tornando o som mais limpo, desde de que a fonte emissora do som esteja próxima ao aparelho. Ele pode ser utilizado em um estúdio de gravação por exemplo, desta forma na captação do som ele será um som direto e sem ruído, como a música ela deve ter ruídos e outros sons do ambiente, estes são colocados no pós produção, já que acrescentar sons e ruídos em um som direto é mais fácil do que remover sons e ruídos de um som indireto.

 

  1. Considerando os fenômenos físicos que ocorrem com as ondas sonoras, cite 03 principais desses fenômenos que são trabalhados na análise de um projeto de acústica e explique cada um deles e sua relação com o Conforto Acústico.

RESPOSTA: A reflexão das ondas sonoras é um fenômeno que deve ser analisado no projeto, já que este interfere muito no caso da necessidade de um som direto, já que a reflexão das ondas sonoras podem parecer como ruídos sonoros, já que as ondas quando refletem em um obstáculo pode chegar ao destino em tempos diferentes prejudicando a recepção do som. A absorção das ondas sonoras é quando as ondas chegam em um material e não são refletidas e não há refração, o material absorve a onda e ela deixa de ser transmitida, desta forma o ambiente se torna propicio para a propagação de sons diretos, sem ruídos. E ressonância é a capacidade de uma onda se interagir com a outra, desta forma uma onda quando junta com outra pode ter seu efeito aumentado, diminuído ou anulado, dependendo principalmente da sua característica de onda e amplitude.

  1. A acústica no interior dos ambientes deve ser bem trabalhada de forma a promover a redução de ruídos indesejáveis e a inteligibilidade de sons necessários. Diante disso devem ser evitados ecos, reverberações excessivas e ressonância. Explique o que são tais fenômenos, como acontecem e quais os pontos negativos e positivos para o Conforto Acústico.

RESPOSTA: Eco e reverberação são fenômenos que estão relacionados com a reflexão de ondas sonoras ao confrontar outro meio material e com intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido por um obstáculo qualquer. Ocorre eco quando o som refletido por um determinado obstáculo retorna ao emissor em um tempo igual ou superior a 0,1 s. Assim, há nítida separação entre o som produzido pela fonte e o som refletido por um obstáculo qualquer.

Ocorre reverberação quando o intervalo de tempo da chegada de sons no ouvido humano é inferior a 0,1 s. A sensação percebida é o prolongamento do som emitido. Geralmente, quando são usados espaços como ginásios de esporte, shows e comícios, por exemplo, tem-se a sensação de uma repetição das palavras, o que acaba por prejudicar a interpretação das mensagens enviadas. Esse fenômeno é um clássico exemplo da reverberação o tempo entre a emissão e a reflexão do som pelas paredes do local é inferior a 0,1 s, o que causa a dificuldade de interpretação das ondas sonoras. A ressonância acústica é gerada quando uma fonte emite um som de frequência igual a frequência de vibração natural de um receptor. Como em todo tipo de ressonância ocorre uma espécie de amplificação do som, aumentando a intensidade deste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (230.3 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com