TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO ARQUITETÔNICO V

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADA

CURSO ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO ARQUITETÔNICO V

        

RESENHA “ TEXTO 01”

Nome: Carlos Otávio Queiroz Silva

Prof. (A): Claudia Sales de Alcântara Oliveira

QUIXADÁ

AGOSTO, 2018

Percebemos que ao longo da história, as civilizações tinham suas tradições culturais e suas manifestações artísticas, onde se havia uma cultura com a música, a dança e outros movimentos artísticos. Com isso a necessidade de se reunir em um espaço público para a exposição e utilização desse espaço, e com o passar do tempo esses espaços sofreram inúmeras transformações e adequações para se adaptar as necessidades de quem se utilizava do espaço.

Com isso esses locais passaram a suprir as necessidades do processo da globalização e a um sistema de consumo próprio e capitalista. Então a arquitetura teve um papel importante nessa transformação, onde tinham elaborações e projetos voltados para a produção da cultura e lazer da realidade presente. Daí percebemos que o espaço tinha o objetivo de atender as necessidades e expectativas de seu tempo, onde percebemos que desde a antiguidade vem atendendo as necessidades das épocas.

Tenta se compreender a arte através de termos técnicos como progressão de tonalidade, relação entre cores e formas de temas harmônicos e composições. Podemos ter como exemplo os povos primitivos, onde tinha seu desenvolvimento como analises especificas e formais de seus desenhos.

A incapacidade de compreender a ligação entre arte e cultura das qual os objetos são fruto é responsável pela visão de parte dos povos primitivos onde se possuem maneiras próprias de expressar sua relação com a mesmo, que é formalmente diferente dos símbolos e demais valores estilísticos e afetivos.

Os povos primitivos falam sobre a arte como uma forma de como ela deve ser usada, como quem é seu dono, quem o faz, o porque o faz, o que se entende que é uma decorrência de suas atividades sócias, de sua vida cotidiana e não enquanto discurso. E com isso a arte se expressa como um sentimento pela vida que o estimula são inseparáveis. Assim a vida social dos povos primitivos pode ser encarado como uma forma legitima de discurso sobre arte.

Um centro cultural é, portanto, o espaço que permite participar de atividades ou eventos culturais. Esses centros tem o objetivo de promover a cultural local e promover cultura entre os habitantes de uma comunidade. Costuma ser um ponto de encontro nas comunidades, mas pequenas, onde as pessoas se reúnem para conservas tradições e desenvolver atividades culturais que incluem a participação de toda a família.

Esta função de desvelamento da verdade interna da obra de arte só ocorre quando o intérprete lhe confere o sentido próprio da interpenetração de seu mundo com o mundo da obra. A existência da própria obra para o intérprete só ocorre neste momento de comunhão com a sua existência. A qualidade da obra para o intérprete/espectador, portanto só se revela na medida em que está lhe desvela não só seu próprio mundo, mas ajuda-o a descobrir novos sentidos para seu próprio mundo, sua própria existência. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (267.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com