TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTO DE MANUTENÇÃO EM EMPRESA TRANSPORTE PÚBLICO

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI CAMPUS JK

PROJETO DE ÁREA

CUSTOS DE MANUTENÇÃO EM EMPRESAS DE TRANSPORTE PÚBLICO

ENGENHARIA MECÂNICA

DIAMANTINA

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI  CAMPUS JK

CUSTOS DE MANUTENÇÃO EM EMPRESAS DE TRANSPORTE PÚBLICO

ALICE FERREIRA SANTOS – 20181020078

CARLOS ANDRÉ MOREIRA GONÇALVES – 20181020079

CARLOS TADEU ALVES PINHEIRO – 20181020080

KAIO SHIGUE KIFFER MIYAKAWA - 20181020106

LUCIANO REZENDE BENEVIDES JUNIOR – 20181020101

MATHEUS ALELUIA RODRIGUES – 20181020095

PEDRO HENRIQUE LOBATO GUERRA – 20181020090

VINÍCIUS REIS CALDEIRA – 20181020093

DIAMANTINA

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO1

OBJETIVOS 2

JUSTIFICATIVA 2

METODOLOGIA 3

DESENVOLVIMENTO 4

FONTE DE RECURSOS 5

CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 6


INTRODUÇÃO

Grande parte das empresas de transporte buscam apenas maximizar os lucros, reduzindo os custos e aumentando a produção, sem se preocupar com a qualidade e produtividade. Um dos principais diferenciais na competitividade entre empresas é o fornecimento de manutenção de sua frota veicular, o que, em função estratégica, é a solução para garantir melhor qualidade e maior produção.

A análise dos custos de manutenção, em geral, são colocadas em segundo plano, classificadas como um “mal necessário”, uma vez que, na visão dos empresários, este é considerado um custo dispensável. Entretanto, as empresas devem considerar o planejamento da manutenção como um investimento, visto que, com a programação de gastos e o conhecimento dos custos, há redução de despesas financeiras.

Além disso, é possível, a partir do levantamento dos custos: traçar metas para redução dos próprios gastos; evitar intervenções corretivas (aquela que busca reparar danos já ocorridos e visa restaurar a capacidade produtiva do veículo); planejar intervenção preventiva (visa a correção de falhas em máquinas e equipamentos antes mesmo que elas aconteçam. Isso evita prejuízos e riscos de interrupção da produção); e; controlar a proporcionalidade dos custos destinados à manutenção preventiva em relação à corretiva. O problema da manutenção corretiva é quando ela é adotada como uma estratégia pelo fato de não existir atividades preventivas.

Escolhemos este trabalho pois todos já passaram por alguma situação na qual tiveram de solucionar com medidas corretivas. A fim de converter a mentalidade do grupo e do público argumentaremos sobre o custo de manutenção e demonstraremos maior clareza sobre as ferramentas de controle, assim como suas aplicações em uma empresa de transporte público da região de Diamantina, para que medidas preventivas sejam tomadas com maior frequência.

OBJETIVOS

O objetivo principal desse trabalho é revisar a bibliografia acerca dos fundamentos das ferramentas de controle de custo de manutenção, como também, investigar como estas podem e são aplicados em empresas de transporte público.

O objetivo secundário do projeto propõe buscar empresas no setor de transporte público na região de Diamantina que se disponham a aplicar e implementar ferramentas de controle de custo de manutenção. Com o início desse processo seria possível verificar os resultados obtidos em um estudo de caso de uma empresa real.

Desse modo, de maneira específica para a concretização desta ideia será necessário:

- Analisar o método no contexto bibliográfico.

- Buscar empresas na região de Diamantina e cidades adjacentes nas quais as ferramentas e princípios da Manufatura Enxuta podem ser aplicados.

- Caracterização das atividades básicas da empresa e do setor de manutenção da empresa, bem como verificação da forma de gestão dos custos de manutenção adotadas pela empresa;  

- Análise dos resultados e impactos obtidos com a implementação das ferramentas de controle de custo de manutenção.

JUSTIFICATIVA

O objetivo principal da manutenção é reduzir os efeitos das paradas produtivas e aumentar a vida dos aparelhos/veículos a um custo minimizado, maximizando a produtividade e a qualidade dos produtos. O controle dos custos de manutenção é extremamente eficaz na medição do seu desempenho. Ele se caracteriza como a medida mais importante do planejamento da gestão da mesma. Fazendo-se o levantamento dos custos pode-se definir se a manutenção é benéfica e se é necessário fazer periodicamente.

O conhecimento adquiridos através dos fundamentos e aplicações das ferramentas de controle dos custos é de grande importância para os alunos e para os pesquisadores do ramo.

Neste sentido o trabalho tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento e a utilização das ferramentas de controle de custo de manutenção em empresas de transporte púbico de Diamantina e região adjacente, representando assim um intercâmbio direto de informação entre os conhecimentos gerados no ambiente acadêmico e sua aplicação.

METODOLOGIA

A metodologia, com base no próprio projeto de pesquisa em questão, se dá em etapas. São elas:

O trabalho será desenvolvido em algumas etapas, descritas a seguir:

-1ª Etapa: Revisão Bibliográfica – Extensa revisão em livros, artigos, teses e dissertações envolvendo como um todo o assunto de Custo de Manutenção e Manutenção em Empresas de Transporte Público;

-2ª Etapa: Busca de empresas no setor de Transporte Público – Pesquisa sobre empresas na região de Diamantina e cidades adjacentes no setor de transporte público em que seja possível a realização do estudo de custo de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com