TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canalização do Córrego Carneirinhos e Sua Relação Com os Alagamentos em João Monlevade/MG

Por:   •  20/11/2019  •  Artigo  •  4.916 Palavras (20 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 20

Canalização do Córrego Carneirinhos e sua relação com as inundações em João Monlevade-MG

N. A. Santos1; R. V. Narcizo1; E. S. Franco2; J. A. Lopes3

1Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado de Minas Gerais , 35930-314, João Monlevade-MG, Brasil

2 Pesquisador na Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 39803-371, Teófilo Otoni-MG, Brasil 

3 Professor da Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado de Minas Gerais , 35930-314, João Monlevade-MG, Brasil

nataliaas.eng.ambiental@gmail.com;  

(Recebido em dia de mes de ano; aceito em dia de mes de ano)

As alterações do uso e ocupação do solo decorrentes da urbanização têm significativos impactos sobre o comportamento hidrológico dos cursos d’águas. Quando essas alterações são realizadas sem um planejamento devido e o sistema de drenagem não acompanha o crescimento urbano, os impactos ganham proporções negativas. Resultado disso são as constantes inundações que atingem as cidades durante chuvas intensas. O presente artigo apresenta um breve estudo sobre o sistema de drenagem urbana da cidade de João Monlevade, no estado de Minas Gerais, tendo como objetivo avaliar o canal do Córrego Carneirinhos, construído na década de 70, e sua relevância para as inundações atuais ocorridas na região centro comercial desta cidade e, assim, obter um diagnóstico da referida canalização indicando os principais problemas e as proposições de medidas de controle com interface qualitativo. Para isso, foram realizadas consultas aos órgãos públicos a fim de coletar documentos relevantes sobre a canalização, além de pesquisas bibliográficas, levantamentos em campo com registros fotográficos e realização de cálculos. No final deste trabalho foram apresentados os problemas encontrados e proposto algumas medidas para amenizá-los, como a implantação do Plano Diretor Municipal e a instalação de postos pluviométricos para estudos futuros. Os resultados obtidos através de cálculos nos mostram que, para melhor gestão da drenagem urbana, fazem-se necessárias constantes adoções de medidas de manejo de águas pluviais utilizando a legislação como principal aliada.

Palavras-chave: Drenagem Urbana. Água pluvial. Inundação.    

Pipelaying of the Carneirinhos stream and its relation to the floods in João Monlevade, Minas Gerais

Changes in soil use and occupation arising from urbanization have significant impacts on the hydrological behavior of water courses. When these changes are performed without a proper planning and the drainage system does not follow the urban growth, the impacts earn negative proportions. Results of this are the constant floods that hit the cities during heavy rains. This article presents a brief study of the urban drainage system of the city of João Monlevade in the state of  Minas Gerais, and to evaluate the canal of the stream Carneirinhos, built in the 70's, and its relevance to the current floods at the downtown region in this city and thus get a diagnosis of the referred pipelaying indicating the main problems and proposals of control measures with qualitative interface. To this end, consultations were held to government bodies in order to collect relevant documents about the pipe, besides literature searches, field surveys with photographic records and performing calculations. At the end of this work were presented the problems encountered and proposed some measures to mitigate them, as the implementation of the Master Plan and the installation of rain gauges for future studies. Results from calculations show us that, for better management of urban drainage, are necessary constant adoptions of rainwater management measures using the law as the main ally.

Keywords: Urban Drainage. Rainwater. Flood.

  1. INTRODUÇÃO

Diante do crescimento desordenado das cidades, graves problemas ambientais vêm alterando significativamente o ciclo hidrológico, uma vez que suas áreas verdes diminuem e o sistema de escoamento natural torna-se ineficiente, causando inundações e várias perdas materiais, sendo necessário o uso de técnicas de drenagem urbana para amenizá-los.

Nos últimos anos, a ocorrência de inundações tem se tornado mais freqüente durante chuvas intensas, devido aos sistemas de drenagens inadequados, muitas vezes por falta de manutenção ou mesmo por não acompanharem a expansão populacional que ao passar dos anos excede o previsto no dimensionamento do projeto. Este fato pode ser agravado pela impermeabilização do solo que, em consequência do processo urbanístico, aumenta a quantidade de água de chuva que escoa superficialmente, e também pela falta de manutenção nas bocas de lobos ou desobstrução de bueiros.

Este estudo limita em abordar as inundações em razão da urbanização no município de João Monlevade, no estado de Minas Gerais, pois a região centro comercial da cidade possui um histórico de alagamentos desde o fim dos anos 60. Como a maioria das cidades brasileiras que sofrem com este problema, acredita-se que o município teve o problema agravado devido à canalização de córregos e obras de urbanização.

O estudo foi elaborado com base em pesquisa de campo, fotointerpretação, análise de dados, argumentação teórica, respaldado por fundamentações bibliográficas e documentais.  Tendo como finalidade verificar a relação da canalização do Córrego Carneirinhos com as possíveis causas de alagamentos e propor medidas que, durante a ocorrência de precipitações intensas, o nível de escoamento superficial ao longo das superfícies impermeabilizadas (passeios, arruamentos, parques de estacionamento, etc.) se mantenha controlado, diminuindo, assim, o risco de enchentes.

O objetivo geral foi avaliar a eficácia do sistema de drenagem urbana no Município de João Monlevade e na região selecionada para o estudo de caso visando à integração do manejo de águas pluviais à drenagem urbana para o controle de inundações atribuindo uma atenção especial às medidas não-estruturais com intuito de promover redução de danos às propriedades e do risco de perdas humanas e materiais causadas pelas inundações.

Como objetivo específico buscou-se verificar a relação da canalização do Córrego Carneirinhos com os alagamentos da região centro comercial da cidade, além de verificar as ações dos poderes legislativos e executivos atribuídas à drenagem urbana na formação e ocupação da área de estudo no Município, bem como o comportamento da população no espaço urbano em relação ao sistema de drenagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com