TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maioria Das Ocorrências Da Defesa Civil De Manaus Nesta Segunda é De Alagamentos

Trabalho Escolar: Maioria Das Ocorrências Da Defesa Civil De Manaus Nesta Segunda é De Alagamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

A Defesa Civil de Manaus recebeu, nesta segunda-feira (24), em virtude da chuva 30 chamados por meio do número de emergência 199. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), obtidas por meio do boletim da Estação Automática, até às 13h desta segunda choveu 36 milímetros, e foram registrados ventos de 43,2 km/h.

Nesta segunda, a maioria dos registros foi de alagamentos em vários pontos da capital, contabilizando dez chamados para os bairros do Zumbi dos Palmares, Parque das Laranjeiras, Nova Esperança, Coroado, Dom Pedro, além da Cidade Nova e loteamentos Rio Piorini e Lagoa Azul.

As equipes começaram o atendimento pelas ocorrências de maior gravidade. Entre elas, três casas com risco de desabamento.

Uma das casas está localizada na Rua Barcelos, Praça 14 de Janeiro, zona sul. A outra na Rua das Pratas, no Nova Vitória, zona leste. Equipes da Defesa Civil fizeram vistoria nos imóveis e as famílias foram cadastradas para atendimento pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).

A outra casa está localizada na Avenida Duque de Caxias, na Praça 14. O imóvel - com risco de desabamento - já era monitorado há uma semana por técnicos, que fizeram, na manhã desta segunda, a demolição da casa. O espaço já estava desocupado pela família, que está sendo atendida por meio do Aluguel Social.

Oito deslizamentos de barrancos também foram registrados. Um deles, na Rua Fábio Lucena, no Tancredo Neves, zona leste, oferecendo alto risco por conta das casas construídas em cima dele. Outra situação de risco elevado foi registrada no conjunto Renato Souza Pinto, na zona norte, onde equipes da Defesa Civil fizeram a vistoria em pelo menos 16 casas construídas em cima do barranco. As famílias do local também foram cadastradas para atendimento por meio do Aluguel Social. Outras ocorrências de deslizamento de barrancos foram na Colônia Terra Nova, Redenção, Petrópolis e João Paulo.

Além destas, foram registrados ainda riscos de deslizamentos de barrancos em Flores, Monte das Oliveiras, Cidade de Deus e no Loteamento Nova Vitória. Outros registros incluíram rachadura em paredes de casas na Comunidade Nova Vitória e o desabamento de um muro no Monte das Oliveiras.

O chefe do gabinete militar da defesa civil, coronel Fernando Farias, explicou que a maioria das ocorrências da Defesa Civil, nessa época do ano, é de alagamentos e deslizamento de barranco. Segundo ele, o solo de certas áreas barrentas é muito instável. "A população que mora nessas áreas, muitas vezes não tem noção te como é perigoso viver ali. Quando chove, o solo fica infiltrado. É preciso que, além das obras, como os guias de sarjeta, a educação dos moradores de não construir mais casas nas áreas de risco seja feita", disse.

Tombamento de árvores

Uma árvore, localizada na Rua Lobo D'Almada, no Centro da cidade, caiu em cima de dois veículos na área central. Os carros ficaram destruídos, mas ninguém se feriu.

De acordo com o capitão Alan Barreiras, do Corpo de Bombeiros, a árvore estava sem manutenção, além de ser uma árvore centenária, acabou tombando em cima dos veículos, que tiveram perda total. "Homens da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com