TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização da Alumina por Drx

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

Resumo........................................................................................................ 3

Introdução................................................................................................... 4

Resultados.................................................................................................... 5

Conclusão....................................................................................................  6

Referências.................................................................................................. 7

Resumo

A difração de raios X é muito importante na análise das estruturas dos materiais. Esta técnica permite a identificação de compostos cristalinos assim como fornece detalhes a respeito do tamanho, perfeição e orientação dos cristais. Baseando nos princípios básicos dos fenômenos ondulatórios se observa um fenômeno muito interessante.

 A alumina é um óxido de alumínio branco ou incolor que ocorre sob duas formas. A forma estável a (alfa) alumina é constituída por cristais hexagonais incolores ou rômbicos. É um dos materiais conhecidos mais duros e largamente utilizado como abrasivo tanto na forma natural como sintética. A sua natureza refratária faz com que o tijolo de alumina seja um material ideal para o revestimento de fornos.

Este trabalho tem como objetivo caracterizar a Alumina pelo método de DRX.

Introdução

A alumina é um dos materiais cerâmicos mais importantes e utilizados atualmente, sendo empregado em várias áreas da engenharia, em aplicações que requerem desde resistência ao aquecimento e ao desgaste como também em áreas como a ótica e nos biomateriais. A grande maioria das propriedades da alumina está associada à sua forma polimórfica alfa (α), que apresenta elevada estabilidade e resistência a ambientes agressivos. A alumina existe em mais de 15 fases cristalográficas metaestáveis distintas, as quais são intermediárias e, levam por tratamento térmico, a sua estrutura mais estável, a alumina α. Já foi observado por diversos autores que alguns fatores como: natureza e tamanho das partículas das matérias primas; grau de desordem ou atividade do material; presença de gases, impurezas e aditivos na atmosfera de calcinação que promovam ou suprimam o crescimento dos cristais ou afetam outras propriedades; rotas e condições de preparação e tratamentos térmicos influenciam na sequência de transição, bem como na fase do óxido de alumínio formado.

        A alumina ativada é uma substância granular porosa que é usada como substrato para catalisadores e como adsorvente para a remoção de água de gases e líquidos. A alumina de fundição é responsável por 90% de toda a alumina produzida; é transportado para fábricas de alumínio, onde é eletrolisado em metal de alumínio. A alumina calcinada é feita em uma variedade de produtos cerâmicos, incluindo isoladores de velas de ignição, pacotes de circuitos integrados, implantes ósseos e dentários, utensílios de laboratório, lixas e rebolos e revestimentos refratários para fornos industriais. Estes produtos exibem as propriedades para as quais a alumina é bem conhecida, incluindo baixa condutividade elétrica, resistência a ataques químicos, alta resistência, dureza extrema (9 na escala de dureza de Mohs, a classificação mais alta é 10) e alto ponto de fusão (aproximadamente 2.050 °). C, ou 3.700 ° F).

Para a caracterização da Alumina assim como qualquer outro material, é necessário a utilização de métodos para análises. É crescente o interesse pela área de análise e caracterização de materiais devido à necessidade de seleção adequada do material baseado no desempenho do sistema em estudo. Dependendo das solicitações a que este material ou sistema será submetido, a caracterização poderá abranger a avaliação de propriedades mecânicas, elétricas, bioatividade, imunogenicidade, eletrônicas, magnéticas, ópticas, químicas, térmicas e até mesmos a combinação de 2 ou mais destas propriedades. Esta caracterização de propriedades visa principalmente estimar o desempenho no período de “vida útil” do material, minimizando a possibilidade de degradação e falhas indesejáveis durante a utilização do produto. Existem várias definições para caracterização na literatura, dependendo basicamente do enfoque adotado pelo autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com