TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características De Memórias Utilizadas Em Ultrabooks

Trabalho Escolar: Características De Memórias Utilizadas Em Ultrabooks. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  1.269 Visualizações

Página 1 de 3

Ultrabooks são computadores portáteis de alto desempenho. Possuem design ultrafino, são extremamente rápidos e sua bateria tem uma duração acima da média dos portáteis mais comuns.

Para se encaixar nesta categoria, o portátil deve ter algumas características específicas em seus componentes e uma destas características são suas memórias de armazenamento e memória primária.

Memória primária:

Considerando a memória RAM como primária, os Ultrabooks devem ter memórias compatíveis com seu alto desempenho. Para isso a maioria dos Ultrabooks utiliza-se de memória DDR3 com frequências de 1333MHZ.

O padrão de memória DDR3 surgiu no mercado para substituir a memória DDR2. São memórias do tipo estática e voláteis.

A memória DDR3 é capaz de realizar até 8 operações de escrita/leitura por ciclo de clock, quatro no início e quatro ao fim do ciclo. Uma das desvantagens desse tipo de memória é sua latência, que é o tempo necessário para a memória fornecer o dado solicitado. Quanto menor esse número, mais rápido é o fornecimento. Geralmente temos em uma memória DDR3 uma latência de 7, 6, 8 ou 9 ciclos de clock o que, comparado com uma memória DDR2 (3,4 ou 5), nos faz perceber que obtemos um dado mais rapidamente na DDR2 do que na DDR3.

Para conseguir equilibrar as transmissões e proporcionar estabilidade para diminuir a latência, os fabricantes faze uso de vários recursos, como por exemplo, calibragem dos sinais elétricos. Quanto ao consumo de energia há uma vantagem maior com relação aos modelos antecessores: elas trabalham por padrão com 1,5V enquanto as anteriores trabalham com 1,7V (DDR2) e 2,5 V(DDR). Esses valores podem ser alterados de acordo com o fabricante para atender as necessidades específicas como, por exemplo, um clock maior.

Os modelos DDR3 trabalham com o esquema Dual-Channel, o controlador fazendo com que as memórias possam transferir o dobro de dados por ciclo. Porém com os processadores Core i7 as memórias puderam contar com uma nova modalidade: Triple-Channel. Neste modo as memórias passam a trabalhar com o triplo de dados por ciclos, transmitindo mais bits por vez. Para usufruir dessa tecnologia é necessário utilizar dois pentes de memória com as mesmas especificações e a placa mãe deve ter um chipset compatível.

Essas requisições elevam um tanto quanto o valor final para o usuário, mas tornam a desempenho excelente. Em seu aspecto físico, assim como a DDR2 os módulos de memória DDR3 contam com uma ranhura, uma pequena divisão entre seus terminais de contato. Geralmente são encontradas com chips encapsulados CSP (Chip Scale Package) com encaixes FBGA (Fine pitch Ball Grid Array). A vantagem disso é que o sinal elétrico flui mais facilmente e há menos chances de danos físicos.

Memória secundária:

Como uma das especificações necessárias para se encaixar na categoria de Ultrabook o portátil deve ter no mínimo 16 GB de armazenamento SSD. Os SSD’s mais comuns disponíveis no mercado possuem dois componentes fundamentais: Memória Flash e Controlador.

A memória flash armazena os arquivos e diferentemente dos HD magnéticos não possui parte móveis, suas operações são feitas de maneira eletrônica, tornando assim a escrita e a leitura mais rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com