TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Tese: TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 1

RELATÓRIO 01: TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

1.1 Sistemas Operacionais Para Servidores

Neste relatório iremos descrever o Linux e o Windows e todas suas arquiteturas.

Linux: é um sistema operacional que utiliza o núcleo Linux que se refere ao Kernel do sistema. Todo o código fonte de um sistema Linux está disponível sob uma licença para que qualquer pessoa possa modificá-lo.

O Linux consiste em um núcleo monolítico: as funções do núcleo (escalonamento de processos, gerenciamento de memória, operações de entrada/saída, acesso ao sistema de arquivos) são executadas no espaço de núcleo.

Uma característica do núcleo Linux é que algumas das funções (drivers de dispositivos, suporte à rede, sistema de arquivos, por exemplo) podem ser compiladas e executadas como módulos, que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do núcleo e podem ser carregadas e descarregadas após o núcleo estar em execução.

As maiores distribuições, do sistema Linux, estão, Suse, Slackware, Conectiva e Debian. Cada distribuição é um sistema operacional independente, em que os programas compilados para a distribuição podem não rodar em outra plataforma, embora usem o mesmo núcleo, ou seja, o Linux.

A diferença nas distribuições encontra-se em sua biblioteca, sistema e pacotes. Por mais que a estrutura seja bem elaborada e siga o mesmo padrão, existem diversos padrões desorganizados, principalmente em arquivos onde as configurações são diferentes entre as distribuições. Então normalmente todos seguem o padrão FHS (File Hierarchy System), que é o padrão, mas recente, entretanto, qualquer aplicativo ou driver desenvolvido para Linux pode ser compilado em qualquer distribuição que vai funcionar da mesma maneira.

Algumas das distribuições mais usadas atualmente são Ubuntu, Fedora, PCLinuxOS, Puppy, ArchLinux, Mandriva, Debian, Sabayon, Opensuse, Mint e Slackware. Há distribuições de Linux para sistemas móveis, como smartphones e tablets, o Android é o mais popular. Outras distribuições Linux para sistemas móveis são o Maemo e o MeeGo.

Para um compartilhamento justo, do processador entre os processos, o Linux usa duas classificações para avaliar qual a prioridade de um processo, sendo estas:

1ª determina a responsabilidade do processo (tempo real, interativo, em segundo plano);

2ª verifica se o processo usa muito tempo de processador (CPU-bound) ou faz muitas operações de entrada e saída (I/O-bound). Ambas dessas classes são independentes. Um processo pode executar em segundo plano e consumir recursos de entrada e saída (como um servidor de banco de dados), ou usar muito tempo de processador como, compilar. Um processo que executa operações em tempo real foi assim definido pelo seu programador, mas o agendador do Linux necessita fazer uma análise aprofundada para saber se um processo é interativo ou está executando em segundo plano.

O Linux usa um sistema de prioridades, onde um processo com maior prioridade tem vantagem sobre o processo de menor prioridade. Para identificar essa prioridade de um processo pode ser feito uma estática ou dinâmica que pode variar de acordo com as atribuições e características do processo.

A classificação de certo processo no Linux é da seguinte forma o primeiro que entra e o primeiro que sai. Mas são retirados do processador pelos em alguns casos como, o fim de uma execução, fazer execução de uma operação de bloqueio, ser trocado pelo um processo com prioridade mais ampla, entre outros.

Tradicionalmente um processo com mais delongas tem uma prioridade demandada pelo sistema operacional, que determina a quantidade de processamento, com prioridades dinâmicas que é simplesmente um valor analisado pelo agendador que percorre uma imensa lista de processos para determinar qual o processador deve usar.

O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia executar programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até então na época era considerado inútil em computadores de tipo IBM-PC. Ele só foi considerado como um Sistema Operacional a partir da versão Windows NT.

O Windows é um sistema Operacional com uma enorme interface gráfica, ou seja, contém vários ícones, menu e itens visuais coloridos. Tudo isso tornou mais fácil à vida do usuário, pois extinguiu a necessidade de digitar comandos para executar tarefas, um bom exemplo é o MS-DOS que necessitava de comandos para fazer a interação de Homem-Máquina, o Windows também tem o suporte do Plug and Play que permite reconhecer hardwares automaticamente tornando o sistema muito mais prático.

As versões do Windows até o momento são as seguintes:

A primeira versão do Windows, foi a 1.01 que funcionava como uma extensão gráfica do MS-DOS que vinha embutido;

A segunda o Windows 2.0 que tinha como extensão o MS-DOS novamente;

O Windows 3.0 foi à terceira versão que representou uma mudança profunda tanto no visual quando no sistema de armazenamento e gerenciamento de arquivos;

Na sua quarta versão o Windows 3.11 foi um aprimoramento do sistema operacional anterior. Esta versão incluía um suporte de multimídia (áudio e vídeo), possibilitando utilizar-se de diversas fontes de tamanhos e formatos diferentes, além de corrigir algumas falhas de programação gravíssimas.

Em sua quinta versão, o Windows 95 fez um grande sucesso, sendo vendido para milhares de pessoas, pois contava com uma plataforma ampla de recursos multimídia e favoráveis a jogos. Foi daí que surgiu o Paint e Wordpad que permanecem até hoje.

O Windows 98 a sexta versão, pode ser considerado um grande aprimoramento do Windows 95, mas foi vendido como um novo sistema operacional. Na prática, a nova versão veio com mais aprimoramentos. Como mas compatibilidade hardwares.

No Windows Me (Millennium Edition) sétima versão, foi um verdadeiro desastre, pois o sistema era muito instável e incompatível com boa parte dos softwares do Windows 95 e 98, por isso teve de demanda no mercado, ou seja, "tempo vida”.

Com a oitava versão do Windows veio o verdadeiro progresso, pois surgia o Windows XP, que é o sistema operacional de mais sucesso da Microsoft que ainda é utilizado por muitos usuários. Consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com