TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta psicrometrica

Por:   •  23/1/2016  •  Ensaio  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 8

T.C.C

RESUMO

ABSTRACT

AGRADECIMENTO

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO (2 Páginas): Introdução sobre secagem, métodos de secagem, Necessidade da secagem no meio industrial e suas vantagens com ênfase na industrial de alimentos animal explicando sobre o processo de extrusão e os tipos de secadores mais utilizados.

O processo produtivo de ração animal vem mostrando um grande interesse em adequação as necessidades do mercado, novos estudos e tecnologias têm avançado no sentido de intensificar, principalmente, a eficiência energética e qualidade do produto. Diversas formas de processando, fabricação e conservação já se tem domínio, porém existem poucos estudos mostrando quais métodos e técnicas são possíveis para chegar a bons níveis produtivos.

Dentre os tipos de processamento de ração animal, é possível destacar a fabricação de ração farelada, peletizada e extrusada. O processo de fabricação de ração farelada seria o processo mais simplista de obter uma ração pronta para consumo, formulada a partir de um ‘mix’ de ingredientes, misturado afim de que tenha uma ração homogênea e rica em nutrientes. Nos processos de peletização e extrusão, a ração já homogeneizada, é acrescentada a um processo de adição de vapor d’água onde o produto é cozido, adicionando qualidades nutricionais e digestivas ao alimento, trazendo benefícios diretos aos animais.

Nesse trabalho, estudaremos o produto resultante do processo de extrusão, que é um produto que em sua composição possui teor de umidade elevado. Após o processo de extrusão é necessário um tratamento de secagem do alimento para que seja possível uma conservação e armazenamento dentro dos limites de umidade não propício a proliferação de microrganismos.

Secagem é uma operação vastamente utilizada no processamento de alimentos, que tem por finalidade a retirada de umidade contida dentro dos materiais. Industrialmente, essa operação é realizada desde o tratamento de cereais e grãos para armazenagem até o processamento final de produtos industrializados que tenham umidade residual em seu meio. Sua grande utilização na indústria alimentícia é devido à necessidade de melhores condições de armazenamento e preservação do produto, aumentando prazo de validade.

Apesar de ser uma técnica de processamento alimentar bastante antiga, é também uma técnica bastante difícil de ser entendida e expressada matematicamente, devido a uma série de combinações de fatores físicos e químicos. Segundo KEEY (1972), a secagem foi realizada por muitos séculos sem técnicas apropriadas, e somente durante a Revolução Industrial Francesa surgiram as primeiras técnicas de secagem de papel em folhas com circulação de ar. A partir de então novos métodos de secagem foram surgindo, e somente no fim do século 19 surgiram métodos complexos de secagem, como o secador a radiação térmica e secador a vácuo.

 “Os fenômenos envolvidos na secagem de alimentos podem ser descritos através do estudo do transporte de massa e energia nos sólidos em geral. Os processos que envolvem a secagem dos alimentos têm como base as equações que regem o transporte da umidade dentro de um meio. ” Prof. Nivaldo

O processo de secagem utiliza ar quente para a transferência de calor para o sólido fazendo com que água contida nesse seja vaporizada, havendo assim a desidratação. A capacidade de secagem está diretamente relacionada com a capacidade do ar de retirar umidade, que por sua vez depende das condições de temperatura, umidade relativa, velocidade de escoamento do ar. Essas condições junto com as condições do sólido são quem determinam a velocidade com que o produto perde umidade para o ar que o envolve. Em muitos casos, além de vapor d’água, outros gases diversos, de propriedades características de cada produto, são retirados.

Através do monitoramento da umidade pelo tempo é possível construir o gráfico que ilustra a curva característica de secagem. Tal curva ilustra o processo de desidratação, ou seja, caminho pelo qual a umidade percorre até atingir sua umidade de equilíbrio, quando atinge essa condição, a pressão parcial de vapor da água no produto é igual a pressão parcial de vapor da água no ar. O processo de difusão de vapor d’agua é o nome dado a relação entre essas diferenças de pressões de vapor entre produto e o ar.

“Esta troca térmica material úmido-ar nos limites do sistema pode ser considerada como adiabática, mas é sem dúvida um processo de transferência e deve ser considerado como tal...” (ENNIO CRUZ COSTA)

O objetivo maior de qualquer indústria de alimentos é a manutenção e a estabilidade de seus produtos, portanto, o nível de qualidade exigido está fortemente ligado ao processo de secagem.

Em larga escala, é mais comum ser utilizado secadores de ar quente não natural, ou seja, através de trocadores de calor ou queimadores de gás, o ar é aquecido antes de entrar em contato com o produto. Essa operação representa altos custos para o processo de fabricação, fazendo necessário um controle e um bom dimensionamento do sistema de geração de calor.

OBJETIVO (1 Página): Mostrar o que motivou o estudo

JUSTIFICATIVA (1 Página): Mostrar o porquê do estudo realizado, qual a intenção na tratativa dos dados obtidos no estudo.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (2 Páginas): Mostrar o que foi estudado em cada capitulo, uma breve introdução.

Revisão Bibliográfica:

2.1 Definição mais específica de Secagem

A secagem industrial é um processo pelo qual é retirado umidade nos diversos tipos de materiais,  como é o caso da madeira, borracha, couros, cereais, alimentos e mais diversos tipos de produtos perecíveis.

Secagem é operação por meio da qual a água ou qualquer outro líquido é removido de um material. A presença de água nos sólidos pode acontecer de duas formas, água ligada e água não ligada.

Diferente do que ocorre na evaporação, na secagem a vaporização do líquido desejado ocorre a uma temperatura inferior a temperatura de ebulição.  O ar quente utilizado para a transferência de calor para o alimento e a vaporização da água contida no mesmo

Ar Úmido:

O ar atmosférico

Umidade:

Temperatura:

Psicometria:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com