TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas a Prova de Furação

Por:   •  2/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO

CAMPUS ENGENHEIRO COELHO

ENGENHARIA CIVIL

RICHARD FIRMINO SANTOS

RELATÓRIO SOBRE O DOCUMENTARIO MEGACONSTRUÇÕES: CASAS A PROVA DE FURACÕES.

ENGENHEIRO COELHO-SP

2018

INTRODUÇÃO

Os furacões caracterizam-se por serem um fenômeno climatico formado pelo vento que ao realizar um movimento  circulatório forma um redemoinho, cuja velocidade pode chegar em incriveis 250 km/h. Toda essa furia causa grandes estragos por onde passa, devido a isso foi inventado casas resisitentes a furacões que tiveram o seu processo de fabricação documentado pela Discovery Channel e será apresentado neste relatório.

CASAS A PROVA DE FURACÕES

O documentário produzido pelo canal de TV americano Discovery expôs o processo de fabricação de casas capazes de resistir a ação de furacões, o documentário ocorreu em um contexto pós-catastrófico, pois aconteceu alguns anos depois do evento, retratando a passagem do furacão Katrina no território do Mississipe em 2005, cuja velocidade do vento chegou em 200km/h além de uma inundação que cobriu o telhado de algumas residências, mais especificamente na cidade de Pass Christian, onde a tempestade atuou com mais força. Nessa cidade mora Rose uma mulher que vivenciou o evento e acabou perdendo boa parte dos seus bens, restando para si como moradia um trailer onde viveu por 17 meses até começar a morar em uma casa de verdade, inclusive foi a casa cujo processo de fabricação e entrega é mostrada no vídeo. Essas casas especificas são construidas pela empresa “Safeway Homes” cujo presidente Joel Smith produz cada casa em um período de 2 semanas sendo elas resistentes o bastante para suportar furacões de nível 5 na escala Richter mesmo sendo produzidas apenas com madeira, pregos e parafusos. O construção da casa segue o modelo de produção de Henry Ford cuja obra é realizada em várias etapas, no caso de Safeway a casa é construida em 17 etapas, e ao final cada elemento da casa que foi produzido separadamente é reunido formando assim uma única peça, a casa.

 A primeira etapa é responsável pela produção do piso. O processo inicia-se com as madeiras sendo posicionadas no gabarito, espaçamento metálico que possibilita manter a posição vertical da madeira quando ela esta em paralelo com o chão, uma paralela a outra. Não só nessa etapa mas também na construção como um todo a cola é um elemento essencial além disso nessa etapa as peças de madeira são fixadas por pregos que se assemelham a grande parafusos em que ao ser inserto na madeira torna-se extremamente difícil de ser retirado. Após o piso ser lixado a obra é levada para a próxima etapa onde as paredes são fabricadas. Para se produzir uma parede são distribuídas paralelamente sob um plano retangular de madeira algumas peças de madeira, essas peças além de serem pregadas recebem uma espécie de cola especial que não só confere resistência a parece como também ocupa as lacunas existentes entre a peça e o plano de madeira. Como já foi mencionado anteriormente a cola é um elemento essencial pois ela é colocada em todas as principais ligações, logo, é possível perceber que um dos motivos principais pelo qual uma casa de madeira consegue resistir a furacões trata-se dessa fusão de elementos de madeira com a cola. Outro motivo pelo qual a casa é extremamente resistente pode ser visto quando os principais cómodos da casa, cozinha e quarto, são reunidos pois as paredes longitudinais internas dessas duas partes se unem formando assim uma parede grossa no meio da residência o que pode ser comparado como a espinha dorsal da casa conferindo grande resistência a residência. A casa também passa pela etapa da forragem onde é colocado o Tapume OSB que é o revestimento externo da moradia. Há também a etapa de união do telhado com a casa, esse processo é realizado por meio de um guindaste que suspende o telhado e cuidadosamente o posiciona sob a casa e com a ajuda de cordas, para ajustar a dimensão do telhado na casa corretamente, sendo fixado com cola e pregos. Na etapa de encanamento, uma das últimas, é realizada uma técnica que possibilita uma melhor manutenção da encanação pois caso haja algum problema em vez de quebrar a parede o problema pode ser solucionado sem a necessidade de mexer nas paredes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com