TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova de ciencia do solo em casa

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA[pic 1]

 BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA: CIÊNCIA DO SOLO (CTT 310)                                                        VALOR: 20 PONTOS

PROFESSOR: CAIO MÁRIO LEAL FERRAZ                                  NOTA OBTIDA: ______ PONTOS        

ALUNO: Anderson Mattos Siqueira ______________________________________________________________________________

ALUNO: João Pedro Lages Rodrigues _______________________________________________________________________________

QUESTÕES

1 – Um estudante de graduação, ao estudar o fator de formação do solo RELEVO, aprendeu que, em áreas planas, devem predominar solos evoluídos, profundos e com horizontes bem definidos. Elaborando trabalhos de campo no nordeste de Minas Gerais deparou-se com um relevo extremamente dissecado e, para sua surpresa,  solos evoluídos, profundos e com horizontes bem definidos, que esperava encontrar apenas em áreas de relevo plano. Com base neste fator de formação do solo e analisando pelo menos um processo geral de formação do solo – TRAÇANDO CORRELAÇÕES ENTRE AMBOS – explique por que o estudante encontrou tal cenário nesta região. (10 pontos)

        Pelo fato de um amplo passado geólogico, a região nordeste de Minas Gerais já foi considerada região plana, e consequentemte predominavam-se solos evoluídos e profundos. O fato do estudante ter se deparado com um relevo extremamente dissecado é devido aos constantes processos de formação do solo, nesse caso mais específico o de Remoção, ou seja, processos erosivos sofridos nesta área devido a fatores importantes correlacionados entre si, como o clima, relevo e tempo cronológico. Com tais fatores agindo simultaneamente, chuvas ao longo do tempo geravam infiltrações e escoamentos no relevo, removendo parte do solo e modificando o relevo. Tais infiltrações, são importantes para evolução do solo e profundidade do solo, sendo que esta se intensifica em clima quente predominante em nossa região.

2 –  Observe as ilustrações:

[pic 2]

[pic 3]

 Com base em ambas e levando em consideração os conhecimentos já adquiridos, SITUE este solo em uma das zonas climáticas da figura anterior e explique como o clima pode ser responsável pelas características evidenciáveis na ilustração (ressaltando-as). (10 pontos)

        De acordo com a figura, percebe-se que tal solo pertence a faixa de representação de floresta tropical, onde temos  temperaturas médias em torno de 25° e uma precipitação variando aproximadamente de 700mm até 2700mm. Assim, pode-se perceber que quanto maior a precipitação e a temperatura, mais profundo e mais evoluído será o solo, na qual o intemperismo ocorrerá de forma mais intensa. A temperatura possui uma função muito utilizável, que,  além de acelerar as reações químicas, ela influencia diretamente no controle da água no solo, evitando o lixiviamento de alguns elementos químicos do mesmo. A grande quantidade de água faz com que as reações químicas do intemperismo se tornem mais completas. Solos com esse perfil de clima, apresentam em geral grande quantidade de argilas em sua composição, oxi-hidróxidos de ferro e alumínio, além da transformação de minerais primários em minerais secundários. Dessa forma, a figura apresenta um solo evoluído, profundo e com três horizontes bem definidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (98.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com