TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centros de Distribuição (CD) e Disjuntores

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 6

MEMORIAL DESCRITIVO

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

1.        APRESENTAÇÃO

O presente memorial visa descrever o projeto elétrico da edificação abaixo:

Tipo da Edificação: Residencial

Casa Térreo de 01 pavimento

Local: Avº Independência nº 1500, Sorocaba- SP


Sumário

3.        DESCRIÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO        4

3.1.        Tensão de fornecimento        4

3.2.        Centros de Distribuição (CD) e Disjuntores        4

3.3.        Tomadas        4

3.4.        Interruptores        5

3.5.        Eletrodutos        5

3.5.        Fios        5

3.6.        Instalações Gerais        5

3.7.        Observações        5

3.8.        Iluminação        6

3.9.        Caixas        6

4.        GENERALIDADES        6

5.0        MEMÓRIA DE CALCULO        7


3.        DESCRIÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO

3.1.        Tensão de fornecimento

A tensão de fornecimento que será fornecida pela empresa de energia será no padrão bifásico de 127 e 220V porem sendo utilizado em todo projeto a tensão de 220V.

3.2.        Centros de Distribuição (CD) e Disjuntores

O CD será de embutir e deverá conter barramentos de cobre para as três fases, neutro e terra, os barramentos poderão ser do tipo espinha de peixe ou tipo pente, respeitando sempre as características de corrente nominal geral do quadro. Deverão ter grau de mínimo de proteção IP-40. Poderão ser metálicos ou de PVC. Deverão possuir espelho para a fixação da identificação dos circuitos e proteção do usuário (evitando o acesso aos barramentos).

Os disjuntores usados deverão ser do tipo termomagnético (disparo para sobrecarga e curto-circuito), sendo disjuntor de 70A na caixa de distribuição, corrente máxima de interrupção de pelo menos 5kA, corrente nominal de acordo com os quadros de carga, verificar o nível de curto.

A proteção dos circuitos deverá ser realizada através de disjuntor termomagnético com dispositivo diferencial residual (DR), com corrente nominal de 80A conforme os quadros de carga, corrente diferencial residual máxima de 30mA, bipolar tetra polar, conforme o caso.

Os equipamentos elétricos como chuveiros, a serem instalados deverão ter sua resistência interna blindada para evitar fugas indesejáveis à terra o que ocasionaria a abertura do dispositivo DR.

3.3.        Tomadas

Para a alimentação dos equipamentos elétricos de uso geral foram previstas tomadas de força do tipo universal 2P+T (10/250V), calculados com 100VA por tomada básica, e de 600VA para banheiro e cozinha sendo 3 de 600VA e demais continuas de 100A como pede a norma NBR 5410.

Para a alimentação de micro-ondas, chuveiro, ar-condicionado, geladeira, torneira elétrica e demais eletrônicos sensíveis, foram previstos circuitos exclusivos dimensionado a parte dos demais, sendo que suas tomadas serão do tipo 2P+T (20A/250V).

Todas as tomadas deverão ser conforme as normas NBR 5410 e possuir certificação de produto junto ao INMETRO (órgão responsável pelo testamento do produto).

3.4.        Interruptores

Os interruptores deverão ter as seguintes características nominais: 10A/250V e estarem de acordo com as normas brasileiras. Serão dos tipos simples, duplo, bipolar, triplo, paralelo.

3.5.        Eletrodutos

Os eletrodutos embutidos nas paredes ou embutidos na laje serão de tipo flexível antichamas de bitola mínima a ser utilizada será de 20mm (3/4”). Para o projeto todo foi calculado uma única bitola de 20mm (3/4’) sendo o suficiente para todas as instalações, com a devida ocupação máxima de 40% da área de uso conforme norma NBR 5410.

 

3.5.        Fios

Os fios e cabos serão; fio de cobre 4mm² desencapado para ligação na haste de terra, para demais serão cabos de flexibilidade 6 e 1,5mm² para campainha, 2,5mm² para toda iluminação e tomadas PTUG´S em geral, salvo apenas para chuveiro sendo de 6mm² e torneira da cozinha de 4mm² como cálculo feito na tabela aqui presente (vide abaixo do memorial)

3.6.        Instalações Gerais

Todas as demandas, cabeamento e circuitos estão no final deste memorial.

3.7.        Observações

Deverá ser rigorosamente seguida a convenção de cores prevista na NBR-5410 para a identificação dos cabos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (304.4 Kb)   docx (464.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com