TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuito digital combinatorio

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 9

Índice geral[pic 1]

Introdução        5

Circuito digital combinatório        6

Classificação dos circuitos combinatórios        6

Circuitos combinacionais dedicados        6

Codificadores        7

Descodificadores        8

Conversores de código        14

Circuitos aritméticos        14

Aplicação dos circuitos comunicacionais        15

Conclusão        16

Referência bibliográfica        17


Índice de Tabela[pic 2]

Tabela1: números decimais de 0 a 9 no sistema binário…………………………………….9

Tabela2: Representação de algarismos do sistema hexadecimal……………………………10

Tabela3: código excesso 3…………………………...…………………………………….11

Tabela4: Código Gray……………………………………….…………………………….12

Tabela5: Código ASCII …………………………………………………………………….13


Lista de Figura[pic 3]

Figura 1: Circuito Combinatório…...………………………………………………………….6

Figura 2: Modelo genérico de um circuito combinacional…………………………………….7

Figura 3: Descodificador………………………………………………………………………8


Introdução

Circuitos digitais ou circuitos lógicos são definidos como circuitos electrónicos que empregam a utilização de sinais eléctricos em apenas dois níveis de corrente ou tensão para definir a representação de valores binários. Os circuitos lógicos baseiam seu funcionamento na lógica binária, que consiste no facto de que toda informação deve ser expressa na forma de dois dígitos (tanto armazenada, como processada), sendo tais dígitos, 0 (zero) ou 1 (um). A partir daí surge intuitivamente à nomeação “digital” (dois dígitos).

Este facto auxilia para a representação de estados de dispositivos que funcionam em dois níveis distintos, sendo estes: ligado/desligado (on/off), alto/baixo (high/low), verdadeiro/falso (true/false).

Objectivo Geral:

  • Fazer o estudo dos circuitos combinacionais.

Objectivos Específicos:

  • Desenvolver detalhadamente funcionamento dos circuitos;
  • Descrever as aplicações dos circuitos no mundo actual (digital).

Circuito digital combinatório

Designam-se por circuitos combinatórios aos circuitos em que os valores das saídas dependem exclusivamente dos valores de entradas, independentemente do último valor em que se encontravam as saídas. Conforme Curado e Muchaiabande (s/d, p.259).

O circuito combinacional é aquele que executa uma expressão booleana através da interligação das várias partes lógicas existentes, sendo que as saídas dependem única e exclusivamente das entradas. (LOURECO, et all, 4ed.).

[pic 4][pic 5][pic 6]

Fig1: Modelo genérico de um circuito combinacional

Fonte: LOURENÇO, António Carlos et all: Circuitos digitais.

Com tudo, os circuitos combinatórios envolvem dois valores booleanos de entrada e saída, em que os valores de saída dependem dos valores de entrada.

Na prática existe uma série de estruturas deste tipo que por causa do número de portas que possuem e do seu elevado número de aplicações, estão disponíveis no mercado de componente na forma de chips integrados MSI.

Classificação dos circuitos combinatórios

O circuito combinacional constitui um sistema digital, ou seja, parte de um sistema maior e mais complexo. Para um maior entendimento, um automóvel moderno é um bom exemplo de um sistema. Este automóvel é constituído de diversos subsistemas como o motor, a direcção, a suspensão, o subsistema de injecção electrónica, o subsistema de frio ABS (www.eabah.com.br).

Circuitos combinacionais dedicados

Um circuito executa electronicamente uma função booleana através da interligação de portas lógicas. Porém, far-se-ia o estudo de diversos circuitos que são utilizados constantemente em projectos de sistemas digitais devidas as funções lógicas que executam, tanto é que eles são encontrados já prontos circuitos integrados comerciais e, por isso, chamados de circuitos comunicacionais dedicados. https://www.scribd.com/document/75552448/Apostila-04-Circuitos-Combinacionais-Vs02

Desta forma, compreendesse-a por exemplo como uma calculadora electrónica, que internamente só trabalha com níveis lógicos 0 e 1, pode mostrar diversos números e letras no visor, ou como ele executa operações aritméticas no sistema binário, ou ainda como uma comunicação entre diversos computadores pode ser realizada.

Segundo Curado e Muchaiabande (s/d, p.259), os circuitos combinatórios classificam-se segundo a função que desempenham dentro dos sistemas digitais, em circuitos de comunicação e circuitos aritméticos.

Circuitos de comunicação: servem tanto para transmitir a informação através duma linha como para codificar, descodificar ou alterar a estrutura dessa informação. Os mais importantes são:

Codificadores

Os circuitos codificadores são circuitos combinatórios que codificam a informação na entrada, convertendo-a no seu equivalente em binário com que será apresentada na saída. Utilizam-se habitualmente para converter qualquer informação digitalizada que entra no sistema digital no seu equivalente em binário natural ou em qualquer dos códigos binários existentes. Conforme Curado e Muchaiabande (s/d, p.260).

[pic 7][pic 8][pic 9]

        Informação binário         Código binário

Fig2. Modelo genérico de um circuito combinacional

Fonte: LOURENÇO, António Carlos et all: Circuitos digitais.

Existem dois tipos nomeadamente:

Codificadores sem prioridade – são circuitos combinatórios que não admitem a activação simultânea de mais uma entrada, porque se isso acontecer, aparecem códigos errados na saída.

Codificadores com prioridade – são codificadores em que, no caso de ocorrer a activação simultânea de várias das suas entradas, aparecera nas suas saídas o código da entrada com maior prioridade (normalmente a entrada de maior valor).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com