TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Da Computação

Trabalho Universitário: Ciência Da Computação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  4.149 Palavras (17 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 17

Um pouco sobre a história da Associação Ferroviária de Esportes

Além da Associação Ferroviária de Esportes (fundada em 12/04/1950), a cidade de Araraquara/SP, já teve outros 4 times profissionais, que infelizmente, não existem mais: Paulista Futebol Clube(fundado em 03/12/1930), São Paulo Futebol Clube(fundado em 07/02/1937), Associação Desportiva Araraquara(ADA, criada com a fusão dos associados dos times do Paulista Futebol Clube e do São Paulo Futebol Clube e fundada em 09/01/1952) e Esporte Clube Departamento de Estradas de Rodagem(D.E.R. de Araraquara, fundado em 1951).

É um time tradicional do estado e razoável. Ação Ferroviária de Esportes, mais conhecida apenas como Ferroviária, é um clube brasileiro de futebol da cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo.

Fundação

Em 1950 um grupo de engenheiros e demais servidores da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) reuniu-se no salão de festas do Clube 22 de Agosto. O encontro havia sido articulado pelo engenheiro Antônio Tavares Pereira Lima. Era sua intenção fundar um clube esportivo de empregados da EFA. Esclareceu a todos as linhas gerais do seu plano, com o propósito de conseguir os recursos necessários à manutenção da entidade. À Pereira Lima se deve a fundação do clube e o nome "Associação Ferroviária de Esportes" (O seu distintivo ficou sendo o mesmo da EFA, porém com as letras ao contrário: AFE). Ele desejava para a AFE as mesmas cores utilizadas pela seleção carioca de futebol (azul "Guanabara" e branco). Foi uma confusão danada, já que Pereira Lima encontrou reação à sua ideia.

Foi constituída uma comissão encarregada de angariar fundos, integrada por Abel de Almeida Magalhães, Francisco Eugênio de Campos Júnior, Orlando Drumont Murgel, Jader Lessa Cesar, Amador Gallucci, Frederico Meller, Orlando Mantezi, Azor Garcia dos Santos, Dorival Carvalho e Antônio de Barros Serra. Dez cruzeiros seria a quantia a ser paga pelo associado, a partir de junho de 1950.

Ferroviária Futebol S.A. - Origem

A idéia da criação de uma empresa para a exploração das atividades de futebol da AFE nasceu no gabinete do Prefeito Municipal de Araraquara, Edinho Silva e foi pauta de várias reuniões entre o Sr. Prefeito e diversos simpatizantes e torcedores de futebol da Gloriosa AFE, que queriam ver o clube brilhar ainda mais. Em 11 de novembro de 2003 realizou-se a Assembleia Geral de Constituição que declarou formalmente constituída a Ferroviária Futebol S.A., elegendo o Conselho de Administração da Empresa, que a seguir elegeu a primeira diretoria, com mandato até Abril de 2004. O contrato foi registrado na Junta Comercial do Estado em 03/12/2003. O primeiro corpo administrativo da Ferroviária S.A. ficou assim definido: Valdir Massucato (Diretor Presidente), Waldemar Paschoalino Júnior (Diretor Vice-presidente), Bruno José pice de Mattos (Diretor Administrativo/Financeiro) e Osmar Alberto Volpe (Diretor de Futebol).

No início da constituição da S.A., algumas parcerias foram fundamentais para o sucesso do clube-empresa. É importante destacar ações conjuntas entre S/A e empresas como Lupo, Unimed, Patrezão, Empresa Cruz, Usina Maringá, Uniara, Viação Paraty, entre outras que de forma direta ou indireta participaram do ressurgimento da querida Ferroviária de Araraquara.

O clube tornou-se empresa, denominada Ferroviária S.A. em 2004.

Em 2007, disputou a Série A3 do Campeonato Paulista terminando na terceira colocação da classificação geral e conseguindo, depois de muitos anos, o acesso para em 2008 disputar novamente a Série A2 do estadual. Na Série A2 chegou nas semi-finais, portando não obteve o acesso. Em 2009 o time foi novamente rebaixado, portanto regressou à Série A3 em 2010. Após excelente campanha subiu da Série A3 2010 do Campeonato Paulista após sagrar-se vice-campeã do Campeonato. Atualmente, disputa a Série A2 do Campeonato Paulista e eventualmente a Copa Paulista.

A luta pelo acesso (1951-1955)

Em 1951, logo no ano seguinte ao de sua fundação, a Ferroviária já disputou a sua primeira competição oficial. Foi o Campeonato Paulista da Série A2, onde ficou em 3° lugar de 11 clubes que disputavam o grupo da Zona Central, não conseguindo a vaga para a próxima fase. Em 1952 a equipe demonstrou sua força, terminando como 1° colocado da 1ª fase e da 2ª Fase. O sonho da população de Araraquara de ver uma de suas equipes na elite do futebol paulista estava próximo da realidade. No entanto, o acesso era apenas reservado ao campeão. O sonho afeano foi adiado pelo Linense, que goleou a ferrinha por 3 a 0 na final disputada no Pacaembu. Em 1953 a Ferroviária bate na trave novamente: depois de dominar o seu grupo na 1ª fase, a equipe terminou em 2° lugar no hexagonal final conquistado pelo Noroeste de Bauru. Em 1954 o time de Araraquara sequer passa da 1ª Fase. Mas em 1955, o sonho araraquarense enfim se torna realidade. Depois de liderar seu grupo na 1ª fase, a Ferroviária disputou a 2ª Fase com mais 7 times já no ano de 1956. No dia 16/04/1956, a Ferroviária goleou seu maior rival, o Botafogo de Ribeirão (2° colocado) por 6 a 3, num jogo histórico realizado na Fonte Luminosa lotada. Com esse resultado, a Ferroviária garantiu o acesso à Série A1 do Campeonato Paulista e conquistou seu primeiro título na história.

O apogeu: tricampeonato do interior (1967-1968-1969)

Entre os anos de 1967 e 1969, a Ferroviária viveu talvez a maior era de sua história. Na época, o jornal Folha de São Paulo premiava a melhor equipe do interior no Campeonato Paulista com um troféu. E a Ferroviária conquistou a taça durante 3 vezes consecutivas (1967-1968-1969), tornando-se tricampeã do interior e ficando com a posse definitiva do valioso troféu. Na campanha de 1967 (6º lugar no Campeonato Paulista), os maiores resultados foram as vitórias dentro da Fonte sobre o São Paulo, por 1 a 0, e sobre o Palmeiras, por 2 a 0. Na campanha de 1968 a AFE terminou o Campeonato Paulista em 3º lugar, atrás apenas de Santos e Corinthians. Para coroar o feito, em amistoso realizado na cidade de Araraquara em 09/06/1968, a Ferroviária massacrou o Nápoli da Itália, goleando por 4 a 0. A conquista definitiva do Troféu Folha de São Paulo veio em 1969, com o tricampeonato do interior. Na ocasião, a Ferroviária terminou na 6ª colocação, passando por cima de todos os 4 grandes de São Paulo na Fonte Luminosa, durante a campanha: 1 a 0 no São Paulo, 2 a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com