TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências dos materiais

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução        

ATIVIDADE 1 ESTRUTURAS CRISTALINAS. IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS        

Passo1        

Passo 2        

ATIVIDADE 2 PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS (FALHA)        

Passo 1.        

Passo 2        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


Introdução

Esta Atps tem como objetivo apresentar a característica de alguns materiais que tem sua classificação básica como metais e cerâmicas.

Também estará apresentando em forma de questionário após um teste a estrutura do material e sua falha.


ATIVIDADE 1 ESTRUTURAS CRISTALINAS. IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS

Passo1

1 – Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

METAIS

Materiais metálicos são substancias inorgânicas normalmente combinações de elementos metálicos e podem, também, conter elementos não metálicos. Possuem um grande número de elétrons não localizados, ou seja, elétrons que não estão ligados a qualquer átomo em particular, e muitas propriedades dos metais são atribuídas diretamente a esses átomos.

Excelente condutor elétrico e de calor, não transparentes à luz visível e são fortes, mas deformáveis. Quase todos os metais são mecanicamente resistentes, dúcteis e muitos mantém esta resistência mesmo em altas temperaturas.

CERÂMICOS

        

Os cerâmicos são constituídos entre os elementos metálicos e não metálicos, constituindo-se frequentemente de óxidos, nitratos e carbetos. A maioria dos cerâmicos apresenta alta dureza e elevada resistência mecânica mesmo em altas temperaturas e ambientes abrasivos, são duros, porém, quebradiços.

É grande a variação de materiais que se enquadram nesta classificação, incluindo os compostos por materiais argilosos, cimento e vidro.

 

POLÍMEROS

Os polímeros compreendem os materiais comuns de plástico e borracha. Muitos são compostos orgânicos que têm sua química baseada no carbono, hidrogênio, e outros elementos não metálicos. Os polímeros possuem baixas densidades, e podem ser extremamente flexíveis.

COMPÓSITOS

São combinações entre dois ou mais materiais, e a fibra de vidro é o exemplo mais familiar, onde as fibras de vidro são incorporadas no interior de um material polimérico, adquirindo a resistência do vidro e a flexibilidade do polímero. Um compósito é projetado para mostrar a combinação das melhores características de cada um dos materiais que o compõem.

2 - Completar a tabela 1 apresentada a seguir de acordo com os estudos realizados no passo 1 sobre as noções básicas de materiais metálicos.

Características das estruturas cristalinas de sistema cúbico.

[pic 1]

Passo 2

1 – Discutir detalhadamente cada item que compõe o tetraedro.

COMPOSIÇÃO

Natureza química dos materiais. A composição da às características indispensáveis para uma melhor execução permanente aos materiais.

MICROESTRURURA

 Associada ao arranjo dos componentes do material em estudo, diz se o material e resistente, dúctil, duro, mostra a quantidade de outros materiais entre outras características.

• Microestrutura (alguns μm = 10-6 m até mm)

PROCESSAMENTO

 Conjunto de técnicas para obtenção de materiais com formas e propriedades específicas. Apresenta o material que no qual tem ótima maleabilidade que tolera o esforço mecânico.

PERFORMACE

 Resultado de um material a um estimulo externo, presente nas condições de utilização.

2 – Apresentar a conexão existente entre os itens descritos na figura. Explicar como se relaciona cada item.

Propriedade desempenho/custo 

Quando se troca o material ele tem que manter um custo menor porem uma qualidade melhor.

Composição 

A utilização de cada elemento químico certo no momento apropriado para fabricação dos componentes.

Processamento

Como se fabrica, agilidade, desempenho com custo econômico inferior.

Estrutura

Material que e utilizado e a forma que o mesmo torna.

Relaciona-se como uma cadeia, onde um depende do outro primeiro com bons componentes, segundo com estrutura , terceiro com processo rápido e eficiente e por ultimo propriedade que e a resposta de todos os anteriores, ou seja, quando todos os itens relacionados de forma eficiente a desempenho dos produtos é o resulto esperado.

O tetraedro é uma ligação para diversas categorias de materiais, pois é um condutor.

Passo 3

1 - Entrevistar um metalúrgico, tecnólogo ou engenheiro na área de materiais e, a partir dos seus relatos, incluir no relatório o quanto as imperfeições em sólidos afetam profundamente as propriedades dos materiais processados na indústria em que o profissional trabalha.

Entrevistado:

Nome: Leandro da Silva

Idade: 37 anos;

Formação: Tecnólogo em Projetos Mecânicos.

Trabalha na Malhe Metal Leve de Mogi Guaçu, no setor de Porta Anéis há 18 anos, atualmente atua no laboratório de meteorologia.

Relato sobre o processo de fundição e usinagem da porta anel. A empresa também fabrica pistões, camisa, bielas, eixo e porta anel.

O principal defeito são os defeitos volumétricos, exemplo: poros nas peças encontrados após o processo de usinagem são descartados e refugados gerando custo na usinagem.

Peças com fendas, precipitados, espaços que ficam durante a solidificação, causados por um terceiro composto que forma errado.

Todos esses defeitos causam durante o processo de usinagem, na maioria das vezes as peças são reprocessadas por meio da fundição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (469.9 Kb)   docx (276.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com