TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloud Computing

Artigos Científicos: Cloud Computing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

Cloud computing é a capacidade de computação infinitamente disponível e flexível. A nuvem é tudo aquilo que fica por detrás da conexão. As preocupações com a largura de banda, espaço de armazenamento, poder de processamento, fiabilidade e segurança, são postas de parte. Basta uma ligação à nuvem, e as necessidades, em termos de tecnologias de informação, são satisfeitas.

Para concretizar esse ideal, a computação na nuvem compreende os seguintes recursos:

* Serviço Self-Service - O consumidor pode, unilateralmente, requerer ou dispensar capacidades de computação, tais como o tempo do servidor, a capacidade de armazenamento, ou outros, conforme necessário e de forma automática. Tudo, sem necessidade de interacção humana com o fornecedor de cada serviço.

* Acesso à rede em banda larga – Todas as funcionalidades estão disponíveis através da rede e são acessíveis por meio de mecanismos standard, que promovem o uso de plataformas-cliente heterogéneas (telefones móveis, laptops, PDAs, etc).

* Pool de recursos - Os recursos de computação de cada fornecedor são concebidos para servir vários clientes, num modelo multi-tenant, com diferentes recursos físicos e virtuais, distribuídos e alocados dinamicamente. Existe uma sensação de independência uma vez que o cliente geralmente não tem nenhum controle ou conhecimento sobre a localização exacta dos recursos disponibilizados, mas poderá ser capaz de especificar o local num nível maior de abstracção (por exemplo, país, estado ou centro de dados). Exemplos de recursos incluem o armazenamento, processamento, memória, largura de banda de rede, máquinas virtuais, entre outros.

* Elasticidade – Os recursos podem ser rapidamente alocados e, em alguns casos, de forma automática, para aumentar as capacidades disponíveis ou para as libertar quando já não são necessárias. Para o cliente, os recursos de alocação têm inúmeras possibilidades, podendo ser adquiridos em qualquer quantidade e a qualquer momento.

* Mensurável – Os sistemas em cloud devem controlar e optimizar a utilização dos recursos de forma automática, efectuando a medição da utilização, de forma adequada ao tipo de serviço, como por exemplo, armazenamento utilizado, processamento efectuado, largura de banda utilizada ou contas de utilizadores activas. O uso dos recursos deve poder ser monitorizado e controlado de forma transparente, tanto para o fornecedor, como para o consumidor do serviço utilizado.

O Cloud Computing representa uma utilização mais eficiente dos recursos, o que, por sua vez, se traduz em economia de custos e de tempo.

A grande vantagem virá da reorientação da focalização dos recursos internos das empresas para o core business, colocando esta nova facilidade ao serviço dos objectivos de negócio.

Com qualquer tecnologia nova, há um labirinto de ofertas e propostas e, uma mesma solução (serviço na nuvem) não serve para todos. Com o serviço CSC Trusted Cloud ajudamos as organizações a encontrar o caminho certo, através desse labirinto, e a gerir todos os processos da mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com