TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Port_cao Cloud Computing

Exames: Port_cao Cloud Computing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

Com base em pesquisas feitas Cloud Computing é um termo utilizado para compartilhar tarefas, aplicações e diversas outras ferramentas entre pessoas através do uso da internet sem que esses programas estejam instalados em seu computador, o acesso é feito independente do hardware e do sistema operacional instalado no computador do usuário.

A tecnologia permite que todos os trabalhos realizados nos serviços online, sejam salvos e posteriormente sejam acessados de qualquer lugar e de qualquer computador que tenha acesso à internet.

Hoje essa tecnologia é dividida em algumas tipologias das quais são:

Software as a Service (SaaS): Software como Serviço. Em sua essência, trata-se de uma forma de trabalho onde o software é oferecido como serviço, assim, o usuário não precisa adquirir licenças de uso para instalação ou mesmo comprar computadores ou servidores para executá-lo. Nesta modalidade, no máximo, paga-se um valor periódico - como se fosse uma assinatura - somente pelos recursos utilizados e/ou pelo tempo de uso.

Platform as a Service (PaaS): Plataforma como Serviço. Trata-se de um tipo de solução mais amplo para determinadas aplicações, incluindo todos (ou quase todos) os recursos necessários à operação, como armazenamento, banco de dados, escalabilidade (aumento automático da capacidade de armazenamento ou processamento), suporte a linguagens de programação, segurança e assim por diante.

Database as a Service (DaaS): Banco de Dados como Serviço. Esta modalidade é direcionada ao fornecimento de serviços para armazenamento e acesso de volumes de dados. A vantagem aqui é que o detentor da aplicação conta com maior flexibilidade para expandir o banco de dados, compartilhar as informações com outros sistemas, facilitar o acesso remoto por usuários autorizados, entre outros.

Infrastructure as a Service (IaaS): Infraestrutura como Serviço. O conceito desta tipologia é bem parecida com a PaaS, mas aqui, o foco é a estrutura de hardware ou de máquinas virtuais, com o usuário tendo inclusive acesso a recursos do sistema operacional.

Testing as a Service (TaaS): Ensaio como Serviço. Oferece um ambiente apropriado para que o usuário possa testar aplicações e sistemas de maneira remota, simulando o comportamento destes em nível de execução.

Além das tipologias, a tecnologia Cloud Computing fornece algumas vantagens e desvantagens que são listadas as seguir:

Vantagens

 O usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está na máquina pessoal, pois todos recursos estão disponíveis e são gerenciados na nuvem.

 As atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário;

 Devido os arquivos estarem disponíveis em um único local, o trabalho corporativo e o compartilhamento das informações se tornam mais fáceis.

 Os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar, basta apenas que o computador utilizado contenha acesso à Internet

 Não é necessário pagar por uma licença integral de uso de software, dando ao usuário a possibilidade de pagar apenas pelo tempo de uso dos recursos.

 Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais cliente/servidor, bem como da instalação dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem, bastando que os computadores clientes tenham acesso à Internet.

 A infraestrutura necessária para uma solução de computação em nuvem é bem mais enxuta do que uma solução tradicional de hospedagem ou alojamento, consumindo menos energia, refrigeração e espaço físico e consequentemente contribuindo para a preservação e o uso racional dos recursos naturais.

Desvantagens

 Velocidade de processamento, caso seja necessária uma grande taxa de transferência, se a internet não tiver uma boa banda, o sistema pode ser comprometido. Um exemplo típico é com mídias digitais ou jogos;

 Assim como todo tipo de serviço, ele é custeado.

 Maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com