TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta Seletiva

Por:   •  19/11/2015  •  Ensaio  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

PCMR

PROGRAMA DE CONTROLE DE MATERIAIS RECICLAVEIS.

INDÚSTRIAS

DUREINO S/A.

Objetivo:

Melhorar a quantidade de uso de materiais recicláveis no ambiente de trabalho dando ênfase nas condições de higiene e uso consciente das matérias-prima de produção da empresa.A, tendo em vista como uma empresa preocupada com a conscientização da limpeza e higiene no trabalho, devido melhorias em treinamentos e aplicação de incentivos no Programa de Qualidade em Gestão, resolveu adotar essa medida de Controle de Materiais Recicláveis a partir de maio de 2007, sendo que se não acompanhasse a evolução educacional da região e do País seria incapaz de ter incentivos e uma produção responsável cuidando do Meio Ambiente da sua empresa e a preservação de matérias - primas essenciais para a produção de atividades importantes para o seu desenvolvimento.

Definição:

        Implantar o Controle de Materiais Recicláveis como, papel, plástico, ferro, vidro em todas as repartições administrativas estendendo-se a área fabril. Iniciando primeiramente com treinamentos de conscientização dos colaboradores da empresa e em seguida implantando o Programa de forma crescente e continua.

Metodologia:

        Educar funcionários para o controle do uso de matérias como papel, embalagens plásticas, vidro, ferro ou alumínio com consumo responsável na empresa e em seus lares;

        Colocar tambores de Coleta Seletiva em frente às Unidades Gerencias Básicas –UGB;

        Separar por tipo de material reciclável cada material coletado;

Guardar em local protegido de intempéries;

Fazer separação e prepará-lo para o destino final (venda ou doação para instituição beneficente);

A metodologia aborda que o material reciclável devera ser separado ainda no local de trabalho onde é gerado, fazendo com que o próprio colaborador separe e identifique se o material é reciclável ou não. Isso impede que se perca tempo na separação do material a ser guardado em local protegido e adequado para depois ter seu destino final em alguma empresa de reciclagem.

Faz parte de nossa empresa a aplicação do Programa 5´s, que é uma ferramenta indispensável dentro da nossa organização, pois o mesmo nos mostra a real necessidade das atividades, da higiene, do uso responsável dos materiais e da conservação da limpeza no ambiente de trabalho.Gerando a partir daí uma harmonia entre  consumo responsável e preservação das matérias-primas como (papeis, ferro, plásticos e a água no nosso ambiente de trabalho).

Com base fundamentada na conscientização do uso de materiais renováveis é importante destacar:

Reduzir lixo;

Evitar desperdício;

Escolher produtos mais duráveis;

Evitar produtos descartáveis;

E quando não for possível optar pelos produtos mais duráveis é importante também destacar:

Prolongar a vida útil desses materiais;

Adiar sua reciclagem ou disposição final;

Valorizar os materiais em uso;

Identificação dos ambientes geradores de resíduos ou matérias recicláveis

 

Área Administrativa – Produto Reciclável Plástico - a área administrativa consumia grande quantidade de copos descartáveis.Aplicação de melhoria somente os clientes externos usam copos descartáveis, pois para cada funcionário foi comprado um copo de uso individual.Com isso reduzimos em 70% nas compras de copos descartáveis e na separação de lixo, pois os mesmos não têm uma boa aceitação no mercado de reciclagem.

Papel – aplicamos o conceito de reutilização do papel, usamos frente e verso do papel, e só então é repassado  para reciclagem.

Como os materiais acima pertenciam a um grande consumo da área administrativa  tendo em vista que as mudança no comportamento das pessoas melhoraram e muito e contribuíram para a redução de material reciclável e também de consumo responsável.

Área fabril – uso de materiais como ferro , plásticos e água esta por ultimo bastante utilizada e fundamental em todo o processo de fabricação de nossos produtos.

O ferro, utilizado na área de metalúrgica, oficina de veículos e basicamente na manutenção de nossos equipamentos são reutilizados ate o ultimo momento de sua importância para a empresa. Depois de disso o ferro é separado dos demais materiais também recicláveis, como (cobre, alumínio, chapa de zinco) para a venda ao ferro velho.

Água – a água faz parte de todo o processo de produção da empresa. Desde a fabricação do produto final como para a limpeza de nosso estabelecimento.

A água após passar pelos processos de produção é coletada pela rede de esgoto ate a nossa Estação de Tratamento de Efluentes, todo o processo de limpeza da água no seu tratamento interno na empresa é acompanhada pelo nosso controle de qualidade, realizado vistorias e analises de procedimentos de tratamento no laboratório. Que realiza medição do Ph da água, coloração , odor e se estar pronto para sair para nova reutilização, sendo aplicada nos seguintes setores: jardins, caixas de sanitários, mictorios, pátio e de grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com