TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Modernização E A Tecnologia Influenciam Nas Relações Humanas

Ensaios: Como A Modernização E A Tecnologia Influenciam Nas Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 5

Como a modernização e a Tecnologia influenciam nas relações humanas

Palavras- chave: Tecnologia, ser humano, relacionamento, modernização.

A Revolução Industrial tornou as organizações maiores e mais complexas trazendo consigo avanço tecnológico e uma visão focada para lucratividade e produtividade. As amarras da tecnologia vão bitolando fortemente o ser humano. O homem vai deixando de lado sua capacidade criadora para tonar-se a engrenagem de uma máquina.

A experiência do homem urbano, metropolitano funde-se a tecnologia moderna, há pouco mais de cem anos o Brasil era um país predominante agrário a paisagem rural foi largamente preponderante até 1870. A riqueza brasileira provinha da agricultura e da exportação de produtos agrícolas.

No século XIX o mundo rural prevaleceu sobre o mundo urbano no Brasil, ainda que na Europa a produção industrial e a vida urbana já fossem realidades significativas desde os fins do século XVIII. Chegando nas décadas finais do século XIX no Brasil, transformações econômicas e sociais propiciaram as condições necessárias para a industrialização e para um desenvolvimento urbano acelerado. Novas formas de vida surgiram ao lado de formas de viver do mundo agrário existentes há muito tempo. O domínio das forças naturais pelos novos processos técnicos exigiu esforço coletivo e conjugado estando sempre em função de um equipamento, uma máquina. A atividade industrial sempre crescendo e sendo conduzida no interior de empresas de pequeno e médio porte, ainda as grandes fábricas existentes tinham o maior número de operários e a maior quantidade de capital sendo responsável pela maior parte da produção industrial. No artesão fundo de quintal desenvolvia as etapas para a confecção de seu produto, onde cada funcionário desempenhava uma atividade específica notando-se que no artesanato e na manufatura o trabalhador se servia de sua ferramenta enquanto na fábrica ele passava a servir é máquina. Com a fábrica houve dependência crescente do trabalho diante do capital desempenhando funções de coerção e disciplina. Atualmente existem máquinas industriais de enorme potencial produtivo estabelecidas sobre modificações tecnológicas, tendo uma engenharia com conhecimentos amplos e detalhados sobre as características da máquina. Separar o homem do produto de seu trabalho faz com que o trabalho que é uma condição essencial do homem converte-se ao seu castigo. Segundo (SPRANGER,1970) o sintomas da crise do homem é a divisão do trabalho, fazendo com que o homem deixe de ser pessoa para converte-se em rodas movidas de fora.

A velocidade das técnicas leva a uma unificação do espaço fazendo com que os lugares se globalizem, McDonald´s, Coca-Cola, cosméticos Revlon, calças jeans Ellus, televisores Toshiba, chocolate Nestlé, tênis Reebok são uma familiaridade que se realiza no anonimato de uma civilização(Ortiz,1994). A questão mais vital para empresas hoje é capital, estratégia, produtos inovadores, tecnologia de ponta todos são poderosos mas perdem a intensidade e a força quando confrontados com o talento.

Na modernidade, competitividade, produtividade e lucratividade enquadra-se a figura humana, o funcionário suas necessidades, restrições e bem-estar. O fator humano está sendo deixado por opção para poder-se afirmar que é visto sob uma perspectiva de engrenagem, ou seja, comparado há uma máquina. Segundo DI Lascio(2001), o psicólogo se preocupa com o volume de pessoas com estresse ou de outras problemas como depressão, causados por essa pressão contínua e excessiva. Na psicologia encontra-se técnicas e instrumentos podendo melhorar as relações e o ambiente de trabalho, acreditamos que o indivíduo venha a ser mais produtivo de forma natural e criativo fazendo com que o trabalho se transforme em fonte de prazer e não de pesadelo.

O ser humano passa pela massificação anônima para a atomização solidária através de meios, temos velocidade em tudo, a internet, o fax, o telefone, o avião, o jato vão derrubando fronteiras nacionais e tornando obsoletas as organizações locais. A rede, a teia eletrônica vai desenvolvendo áreas cada vez mais amplas do planeta, a máquina de escrever e o computador, o telex e o telefone, a vitrola e o cinema, o rádio e a televisão, a carta e o e-mail, as armas e automação, o homem vai sendo mudado ocupando seu planeta como espécie. O processo de tecnologia de nosso tempo está remodelando e reestruturando padrões de interdependência social e aspectos de nossa vida pessoal. É tempo de romper barreiras de suprimir velhas categorias e de fazer sondagens em todas as direções, dominar os recursos é requisito essencial para que os profissionais contribuam para a competitividade dela no mercado. Precisando que o funcionário possuam um perfil de adaptação a esses recursos para que saibam operá-los de forma correta e assim promover o crescimento da organização. Nesse mundo forçou-nos a abandonar o hábito de dados classificados para usar o sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com