TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia é tudo que a inteligência humana

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.094 Palavras (13 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pautando-se nos textos estudados nesta unidade 1, diferencie tecnologia de tecnologia educacional.

A tecnologia é tudo que a inteligência humana foi e é capaz de imaginar, e com isso, criar no decorrer de sua existência, de acordo com suas necessidades.

        Tecnologia educacional remete aos instrumentos e ferramentas em que o professore alunos se utilizam no decorrer do ensino aprendizagem, e seus recursos tanto para planejamento quanto para a prática avaliativa.

 

  1. Explique como surgiu a tecnologia e como podemos aprender com ela.

A tecnologia nasceu atrelada as necessidades de sobrevivência humana, com seus primeiros resquícios no período Paleolítico, aos quais fabricavam seus instrumentos de caça, defesa, com a necessidade de explorar a natureza e a capacidade do raciocínio.

Aprendemos com a tecnologia tudo o que ela tem de proveitoso para os nossos conhecimentos e para a nossa qualidade de vida.

  1. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Argumente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

O aperfeiçoamento tecnológico trouxe grandes benefícios em todas as áreas, como por exemplo, da educação em aparelhos tais como o reto projetor que auxilia na exposição do conteúdo economizando tempo de aula, o quadro-negro para exposição do conteúdo de forma manuscrita e rádios e televisores que auxiliam e aguçam a explicação dos conteúdos propostos.

Na área da saúde, a tecnologia nos beneficia com remédios, exames e a capacitação dos profissionais cada vez mais avançadas.

Enquanto na comunicação, surgem os e-mails, as redes socias de rápida comunicação e os celulares cada vez mais completos e compactos.

Nos meios de transportes, a tecnologia veio atrelada aos aviões, metrôs e trem-bala que possibilitam a locomoção dos indivíduos com mais comodidade em menores intervalos de tempo.

E nas ciências, os avanços das tecnologias aparecem nos anticoncepcionais, nas vacinas, nos microscópios e telescópios que auxiliam na busca do novo.

  1. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes? Responda e apresente três recursos independentes e três dependentes, esclarecendo como utilizá-los na sala de aula.

Os recursos didáticos que não utilizam a energia elétrica para seu uso no ensino aprendizagem considerando auto suficientes, são denominados de recursos independentes, tais como, os recursos didáticos naturais como terra, água, plantas e sementes em aulas de ciências no conteúdo de germinação; os recursos pedagógicos sendo globos, maquetes e quadro utilizados para identificar a localização de determinada cidade, estado ou país, e recursos culturais como museus e exposições que surgem como auxilio atrelados ao ensino dos alunos.

E os recursos dependentes, são todos aqueles recursos didáticos que se utiliza de energia elétrica para o seu entendimento, podemos citar o computadores, rádios e televisores auxiliando na exposição e explicação dos conteúdos propostos.

5.  Por que devemos ter cautela em relação ao aspecto inovador da tecnologia em ambientes de aprendizagem?

O Educador ao se utilizar de uma tecnologia em sala de aula, deverá ter cautela levando em conta vários aspectos, tais como, a disponibilidade do acesso à tecnologia para os alunos como, por exemplo, passar como atividade de casa uma pesquisa na internet sem saber se todos os alunos tem acesso à mesma; a credibilidade das informações tiradas de diversos sites, comparando e certificando que são confiáveis; procurar informações e atividades que acrescentam conhecimentos aos alunos e ao se utilizar de um recurso didático tecnológico, estar ciente dos seus benefícios e malefícios no decorrer do seu uso.

  1. Assista ao vídeo no Youtube, sobre a evolução da comunicação humana e faça uma análise sobre o avanço da tecnologia e sua importância para a evolução humana.

Para assistir o vídeo, acesse o link do vídeo “História da Comunicação Humana”:  http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A

Desde os primórdios dos tempos, o ser humano sentiu a necessidade e a importância da comunicação, e decorrente disso, de acordo com suas possibilidades foram inventando meios para que a comunicação ocorresse.

Foram inúmeros inventos que surgiram no decorrer dos séculos, tais como as pinturas rupestres, o sinal de fumaça, o aparelho denominado Morse, o telefone, o telefone móvel mais conhecido como celular, a televisão, o computador, a internet, entre outros, que foram se originando para que a comunicação ocorresse de uma forma mais rápida e eficaz.

As tecnologias surgiram para facilitar a vida do homem, e no decorrer dos anos observamos o intenso desenvolvimento científico e tecnológico, com mudanças rápidas e intensas decorrentes da revolução tecnológica, aos quais julgam que as determinadas tecnologias aproximam pessoas distantes e concomitantemente afastam pessoas próximas, devido à falta de diálogo.

Cabe a nós decidirmos como utiliza-los, estando ciente de benefícios e malefícios.

7. Defina o que são “nativos e imigrantes digitais?” Explique como cada um deles pode aprender com as tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (317.2 Kb)   docx (105.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com