TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Funciona A Internet

Seminário: Como Funciona A Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Como Funciona a Internet

A Internet existe há poucas décadas, e é difícil imaginar a vida sem ela agora. Para as gerações anteriores a internet, é até “fácil” viver sem e-mail, web sites e etc. Já para a geração pós-internet, isso é inimaginável. A cada ano aparece mais dispositivos para integrar e conectar com a Internet, como por exemplo, celulares smartphones, tablets, consoles de videogames, entre outros.

Os dois componentes principais são o hardware e o protocolo.

Hardware – Inclui tudo, desde os cabos até o próprio dispositivo.

Protocolo – Conjunto de regras para completar tarefas.

O hardware também inclui roteadores, servidores satélites, enfim, vários outros dispositivos que juntos criam a rede das redes.

Existem os elementos de conexões também, que são “chamados” de pontas finais – que são o computador, o smartphone ou outros dispositivos.

Os servidores são as máquinas que armazenam a informação que buscamos na Internet. Há também as linhas transmissoras que podem ser físicas (cabos e fibra ótica) ou sinais de satélite sem uso (celulares, torres 4G ou rádio)

Isso nos leva ao segundo componente principal, o protocolo. Sem um conjunto comum de protocolos a comunicação entre dispositivos não aconteceria. As máquinas seriam incapazes de entender ou enviar informações de forma inteligível.

A importância dos protocolos

Existem vários protocolos na Internet. Um deles é o HTTP(protocolo de transferência de hipertexto). Protocolo de transferência de arquivos é baseado no servidor de FTP.

Protocolos criam a estrutura dentro da qual todos os dispositivos devem operar para ser parte da Internet.

Os protocolos mais importantes são: protocolo de controle de transmissão (TCP) e protocolo de internet (IP) – (TCP/IP). Esses protocolos estabelecem as regras de como a informação passa pela Internet.

Cada dispositivo conectado a Internet tem um endereço de IP, ele é o endereço único do computador.

A versão que é mais utilizada hoje é a IPv4, que é baseada em um sistema de endereço de 32 bits, porém existe um grande problema com esse sistema, esta esgotando os endereços. É por isso que a IETF (Força Tarefa de Engenharia da Internet – em português), decidiu desenvolver uma nova versão de sistema de IP, para criar endereços e suprir à demanda, que foi o IPv6, um sistema de 128 bits, que tem endereços suficientes para suprir a demanda num futuro visível.

Uma rede de Pacotes

Para acessar este artigo, seu computador teve de se conectar a um servidor web contendo o arquivo do artigo. O provedor roteia o pedido para um servidor mais adiante na cadeia da Internet. Geralmente, o pedido vai atingir um servidor de nome de domínio (DNS).

Esse servidor vai procurar por um nome de domínio que case com o nome de domínio que você digitou no campo de endereço do seu navegador (como www.hsw.com.br). Se ele encontrar um par, ele vai redirecionar seu pedido ao endereço de IP apropriado do servidor. O pedido geralmente irá para nosso servidor web. Nosso servidor vai responder enviando o arquivo requisitado em uma série de pacotes. Os pacotes têm cabeçalho e rodapés que dizem aos computadores o que está no pacote e como a informação se encaixa com outros pacotes para criar o arquivo inteiro. Cada pacote viaja de volta para a Internet e depois para seu computador. Porque os pacotes podem viajar por múltiplos caminhos para chegar ao seu destino, é possível a informação ser roteada em torno das áreas congestionadas na Internet. Quando os pacotes chegam até você, seu dispositivo os arranja de acordo com as regras dos protocolos. Quando você envia um e-mail, ele é quebrado em pacotes antes de viajar pela Internet. Chamadas telefônicas sobre a Internet também convertem as conversas em pacotes usando o protocolo voz sobre IP (VoIP).

Em poucas palavras, é assim que a Internet funciona. À medida que você olha mais de perto os vários dispositivos e protocolos, você nota que essa imagem é muito mais complexa que a visão geral que nós demos.

Relatório de Análise e Layout:

Lista de Sites Vizitados:

Terabyte Shop - http://www.terabyteshop.com.br/

Balão da Informática - https://www.balaodainformatica.com.br

Extra - http://www.extra.com.br/

CentralKeys - http://www.centralkeys.com.br/

Foi utilizado o comando de Tabelas para o desenvolvimento do Site, deixando-o cada vez mais “maleável”.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »