TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Gestão Hospitalar Pode Auxiliar em Situações Críticas de Emergência?

Por:   •  10/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 3

Como a Gestão Hospitalar pode auxiliar em situações críticas de emergência?

Aluno: Rafael Arruda das Neves

        O artigo em estudo teve como prioridade propor mudanças organizacionais no pronto-socorro com o objetivo de melhorar os principais indicadores de desempenho relacionados à satisfação do paciente em termos de espera/tempo. É um modelo de Design Thinking, que adota uma simulação de eventos discretos (DES) para propor mudanças. Esse modelo foi usado para propor e avaliar o impacto de diferentes cenários de melhoria, baseando-se em dados históricos, observação da situação atual de emergência de saúde(ED) e informações obtidas da equipe de emergência.

O design thinking pode ser visto como uma ferramenta que combina o uso de métodos inovadores com a sensibilidade do designer para satisfazer as necessidades das pessoas. Se configurando como um modelo de cocriação e envolvimento de todas as partes interessadas no design. A ideia é que o projeto de inovação priorize as necessidades humanas como o principal ponto, é desenvolver em torno das pessoas envolvidas no processo, permitindo a redução do risco relacionado à inovação e aumentar a chance de implementação das soluções propostas na prática.

Em geral, os projetos de design thinking são compostos de um ciclo de exploração iterativo de 4 fases, que é repetido durante a execução do projeto: compreensão, abstração, ideação e solução. Na fase de compreensão, a equipe está empenhada em compreender o contexto, o desafio do design e a organização em estudo. As ferramentas de pesquisa qualitativa e quantitativa (por exemplo, questionários e análise de dados) são fortemente encorajadas, além da análise aprofundada na literatura com o objetivo de adquirir conhecimentos relevantes para o contexto e ideias de soluções gerais. A fase de abstração é onde a equipe constrói um modelo abstrato contendo o que foi entendido sobre o ambiente em discussão e onde as necessidades das partes interessadas são identificadas. Nessa etapa são utilizadas as principais ferramentas de modelagem de processos, como modelo de processo de negócios e notação, dinâmica do sistema, modelagem de eventos discreta e baseada em agente, além de ferramentas de design, como mapa de contexto e mapa de necessidade. A fase de ideação é dedicada à geração do maior número de soluções possíveis. A proposição de soluções pode ser impulsionada por meio de brainstorming, body-storming e outros métodos criativos. É também nesta fase que as soluções de conceito são selecionadas e construídas em um protótipo. Na fase de solução, a equipe retorna para verificar a resposta emocional, cognitiva e funcional da organização aos protótipos confeccionados e, em seguida, reinicia o ciclo.

A gestão na saúde é considerada essencial para a apropriação de conhecimentos e métodos relevantes para a tomada de decisão, demandando dos gestores de serviços de saúde a capacidade de manejar metodologias condizentes com os problemas existentes neste tipo de serviço.

Referências

KRAMER, Arthur et al. Successful implementation of discrete event simulation: the case of an Italian emergency department. arXiv preprint arXiv:2006.13062, 2020.

DE SOUSA SANTOS, Aline et al. A gestão estratégica em serviços de urgência e emergência de uma fundação hospitalar de Minas Gerais. Rev Med Minas Gerais, v. 28, n. Supl 5, p. S280514, 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com