TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como ocorre a formaçação de raios?

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Acerca do tema apresentado no primeiro vídeo, explicar como ocorre a formação de raios e como é possível a movimentação de cargas elétricas no ar.

As nuvens são formadas por água e calor. Essas bolsas de ar úmido são aquecidas pelo sol, subindo a locais com uma menor temperatura e pressão atmosférica. O ar úmido se esfria e condensa para formar nuvens. Quando as condições estão ideais, nuvens menores se agrupam, subindo. Algumas das gotas maiores se tornam muito pesadas, e se precipitam em forma de chuva, mas as fortes correntes convectivas empurram as gotículas cada vez mais para o alto, para o topo da nuvem, onde a temperatura é mais baixa. Lá essas gotículas congelam, formando pequenos cristais no topo da nuvem. Elas se espalham horizontalmente, formando uma típica forma achatada de bigorna, característica de uma nuvem de tempestade. Mais água se congela no topo da nuvem, formando pequenas partículas de granizo. Ele cai através da corrente e de partículas menores em ascensão, causando milhões de minúsculas colisões. Cada colisão derruba elétrons dos cristais de gelo que estão subindo, deixando-os positivamente energizados, enquanto que as partículas que estão descendo, se energizam negativamente. Toda a nuvem acaba ficando eletrificada como uma grande pilha, positiva em cima e negativa embaixo. Os raios são enormes correntes elétricas que serve para neutralizar essa carga.

Os raios tomam um caminho específico para o solo por conta de um fenômeno na parte inferior da nuvem. Essa parte fica carregada negativamente, possuindo partículas chamadas líderes. Esses líderes ficam em trajetórias aleatórias, saltando de 46 em 46 metros e ocasionalmente saindo da nuvem para ir em direção a terra. A 91 metros do solo, o líder começa a afetar a superfície da terra pela sua carga extremamente negativa. Energia positiva se acumula em pontos pontiagudos da superfície, emitindo faixas luminosas ascendentes em direção a partícula descendente. Caso elas se conectem, a nuvem fica aterrada ao solo, fazendo com que a descarga elétrica caia através desse canal.

 

  1. Por que as aves não são eletrocutadas ao pousarem em fios de postes?

As aves ao pousarem em um dos fios dos postes, tornam-se somente energizadas. Isso ocorre pois o circuito não é fechado, não gerando assim uma diferença de potencial. Caso a ave pouse encostando nos dois fios, haverá fechamento do circuito, causando assim uma diferença de potencial e a morte da ave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (453.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com