TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizaciona

Trabalho Escolar: Comportamento Organizaciona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

Dentro das empresas existem condições que favorecem a criação do conhecimento, segundo (Nonaka e Takeuchi 1997) existem cinco condições em nível organizacional que promovem a criação do conhecimento:

• Intenção

Definida como a aspiração de uma organização a sua metas. E o esforço para alcançar a intenção assume a forma de estratégia dentro de contesto de uma empresa.

• Autonomia

No nível individual, todos os membros de uma organização devem agir de forma autônoma conforme ás circunstância. Ao permitir essa autonomia, a organização aplica a chance de introduzir oportunidades inesperadas. A autonomia também aumenta a possibilidade de os indivíduos se motivarem para criar um novo conhecimento.

• Flutuação e caos criativo

Estimular a interação entre a organização e o ambiente externo. A flutuação e diferente da desordem total e caracteriza se pela existência de um padrão difícil de prever inicialmente.

• Redundância

E a existência de informação que transcendem as exigências operacionais imediata dos membros da organização. Nas organizações de negócio a redundância refere se a superposição intencional de informações sobre atividade da empresa, responsabilidade da gerencia e sobre a empresa como um todo.

• Variedades de requisitos

Os membros da organização podem enfrentar muitas situações se possuírem variedades de requisitos, que pode ser através da combinação de informações de uma forma diferente, flexível, rápida e do acesso ás informações em todos os níveis da organização.

Existem também barreiras que interferem no conhecimento, barreiras de natureza organizacional, se os colaboradores não pactuam, não considerem legítima a cultura ou não se reconhecem nos valores e crenças da organização, dificilmente irão aderir a qualquer estratégia.

Além da questão cultural há outras barreiras, como uma pressão por desempenho e isso não e bem trabalhado, os colaboradores tendem a resolver problemas da mesma maneira que já o fazem sem abrir novos caminhos para outra abordagem.

Outra barreira e a falta de alavancas de disseminação do conhecimento muitas vezes criam se na empresa uma excelente experiência com umas áreas especificas nos resultados e o próprio processo inovador não é compartilhado com as outras áreas.

Espiral do Conhecimento

Na prática a espiral do conhecimento deve ser feita através da socialização, onde o conhecimento tácito e trocado e convertido em explicito através da externalização. É necessário que todos envolvidos estejam motivados e que haja a plena disseminação do conhecimento.

Na prática o efeito da inovação deve se tratar de mudanças necessárias a um processo de produção de um determinado produto, que produz maior beneficio no processo de produção, melhorias ao cliente final e redução de custos.

Importância da Gestão do Conhecimento para as Organizações

Segundo Cartons o conhecimento sempre esteve presente nas diversas eras econômicas, tanto na era agrícola quando começou a explorar de forma sistemática aos recursos naturais disponíveis como na primeira revolução industrial com o surgimento da maquina a vapor, na segunda revolução industrial marcada advento da eletricidade e motor de combustão. Dentre os fatores considerados pela vasta literatura para esta nova postura das empresas pode destacar o aprofundamento do processo de globalização que caracteriza se pela internacionalização das economias, a queda das barreiras alfandegárias e o surgimento de grandes blocos econômicos regionais.

Um exemplo elucidativo da importância do conhecimento na produção de bens e serviços e o caso da Nike.

Castro (2011) relata que a Nike não produz nenhum tênis, embora seja a maior empresa de tênis do mudo.

Ela faz design, desenvolvimento, marketing e logística. A mudança paradigma industrial para o paradigma do conhecimento, exige também mudança na forma de se gerenciar as organizações.

Portanto para compreender esta dimensão de gerenciamento e relevante, portanto definir conhecimento e a matéria prima da qual ele emerge, ou seja, os dados e as informações.

Dados: é a matéria essencial, quantificavel, quase uma substancia física a ser armazenada, movimentada e manipulada.

Informação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com