TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação Vestível E Sua Aplicabilidade No Esporte

Artigos Científicos: Computação Vestível E Sua Aplicabilidade No Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

Computação vestível e sua aplicabilidade no esporte

Robson Rocha de Lima1

1Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Caixa Postal 144 – 79.750-000 – Nova Andradina – MS – Brasil

lima_robson@outlookl.com

Resumo. O presente artigo discorre sobre a computação vestível e sua aplicabilidade no esporte. No decorrer deste artigo serão apresentados alguns métodos que estão sendo utilizados por equipes no esporte para beneficiar os atletas, para que tenham um melhor desempenho e busquem resultados cada vez melhores.

Palavras-chave: Computação vestível, Wearable Computing, Computador de vestir.

1. Introdução

Atualmente as novas tecnologias se tornaram mais comuns nas diferentes áreas onde são utilizadas. O esporte não ficou de fora e se aproveitou dela para se tornar mais competitivo. A cada ano que passa o desempenho dos atletas está aumentando, que vem quebrando recordes e buscando metas ainda melhores nas diversas modalidades.

A tecnologia está sendo aplicada em todos os lugares no esporte, mas a forma de aplicação dela que será abordado é a voltada para melhoria no desempenho dos atletas, ou melhor, a tecnologia que está sendo utilizada pelos atletas nas vestimentas.

Com a computação vestível as equipes e atletas passaram a utilizar dispositivos que monitoram o desempenho dos atletas, passando assim a ter um controle maior sobre os atletas. Segundo Miranda (2007):

[...] uma série de tecnologias permite um controle de respostas corporais, como o monitoramento da frequência cardíaca, monitoram também a localização e mensuração da distância percorrida por Global Position Sistem (GPS) e até mesmo acessórios para conectar Ipods a calçados e que permitem selecionar músicas que acompanham o ritmo da corrida, verificar distâncias, elaborar gráficos, entre outras tantas possibilidades.

Assim as equipes utilizam esses equipamentos para controle do estado físico dos atletas, onde podem tirar estatísticas do condicionamento e analisar se o mesmo está ou não apto a competir ou se precisa melhorar seu condicionamento físico.

2. Revisão teórica

A computação vestível pode ser utilizada nas diferentes áreas e de diversas formas para beneficiar seus diferentes usuários e se adaptar aos diferentes ambientes.

[...] os computadores vestíveis podem ser entendidos como o produto de vários contextos: “ubiquitous computing” - a relação ambiente/rede, “wearable computing” – a relação corpo/tecnologia e “personal computing” – a relação corpo/rede. Donati (2005 apud Viseu, 2003).

A computação vestível está sendo utilizada pelos atletas para ajuda-los no seu desempenho, fornecendo dados de seus resultados, interagindo diretamente com o usuário. Segundo Amadeu (2006) [...] não só de aproximação com o corpo humano de uma forma mais orgânica, mas também de otimização da comunicação humano-máquina desenvolvendo-se computadores tão sensitivos e inteligentes [...].

Mas a tecnologia não está somente nas vestimentas por meio de aparelhos eletrônicos e sensores inseridos nas roupas, está presente na fabricação dos tecidos, onde são fabricados para adaptar-se aos diferentes ambientes e esportes, e devem fornecer o maior conforto para o atleta, não atrapalhando os movimentos do mesmo.

Percebe-se que existe uma gama muito grande de tecidos com esta tecnologia de absorção e transporte de umidade no mercado, afinal de contas, não tem nada mais incomodo do que praticar algum esporte e se sentir mal em função da sensação térmica, seja passando frio (se o tecido não evapora o suor) ou mesmo calor (se o tecido não absorve o suor). Tecnologia ideal para todos os tipos de esportes, mas principalmente para os que os atletas precisam poupar o gasto de energia com o controle de sua temperatura interna, como corrida e triathlon. Agliardi (2010).

Mas além de tecidos leves e confortáveis, existem trajes de alta resistência que podem salvar vidas em determinados eportes, e são essenciais para atletas que praticam esportes mais perigosos. Segundo Moratori e Doval (2002) [...] tal necessidade toma novas formas e o homem passa a adotar trajes que o resguarde de ofícios perigosos, esportes violentos e atividades arriscadas.

3. Objetivos

O artigo teve como objetivo demonstrar como a tecnologia está sendo aplicada nas diferentes modalidades esportivas por meio das vestimentas dos atletas, quais benefícios a computação vestível está proporcionando aos atletas e o quão está sendo útil para eles.

4. Metodologia

Para o desenvolvimento do presente projeto foi necessário um estudo das tecnologias que estavam sendo utilizadas no esporte para beneficiar os atletas, para que os mesmos tenham um desempenho melhor nas diferentes modalidades onde essa tecnologia é aplicada.

Para melhor conhecimento do assunto, foi realizada uma pesquisa onde foram levantadas informações de como as vestimentas poderiam influenciar no desempenho do atleta. A partir do resultado da pesquisa foi possível observar que as vestimentas proporcionavam aos atletas maior conforto, movimento e consequentemente melhor desempenho na prática de esportes, além de possibilitar observações de dados estatísticos do atleta.

5. Análise dos Resultados

Com a realização dessa pesquisa foi possível observar que para se praticar qualquer modalidade esportiva é importante se vestir corretamente de acordo com o esporte que deseja praticar, pois dependendo da sua vestimenta pode até ser prejudicial a sua própria saúde, fazendo com seu esforço seja maior.

Em um futuro não tão distante a computação vestível tomará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com