TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Pública

Ensaios: Comunicação Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Descreva os principais elementos de um plano de comunicação.

Um Plano de Comunicação é um documento que estabelece a forma que deverá assumir a comunicação organizacional. Este plano deverá obrigatoriamente incluir os seguintes elementos:

• Objectivo: qual o objectivo, ou objectivos, que se pretende atingir com a comunicação; este objectivo deverá, naturalmente, estar integrado na missão da organização, nos seus objectivos globais e na sua estratégia de desenvolvimento;

• Mensagem: qual a mensagem (e respectivo conteúdo) que se pretende fazer passar de forma a atingir os objectivos pretendidos;

• Destinatários: a que stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, accionistas/investidores, financiadores, media, público em geral) se pretende chegar com a mensagem;

• Abordagem: quem deve ser o emissor da mensagem, quais deverão ser os suportes e canais de comunicação para transmitir eficazmente a mensagem e qual deverá ser o momento para a sua transmissão;

• Avaliação: de que forma será avaliada a eficácia da mensagem e a sua adequada recepção pelos stakeholders definidos como destinatários.

O Plano de Comunicação poderá ainda incluir um orçamento, que estabelece os custos para cada ação constante no Plano de Comunicação.

2) Como devem se comportar os fluxos de comunicação inseridos em uma política eficiente?

Administrar esse sistema corretamente pode melhorar a direção e o controle dos recursos, aumentando a produtividade. Essa administração é realizada por meio dos fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais e das redes for¬mais e informais da comunicação produzida.

As redes de informação seguem os fluxos de comunicação, que podem ser descendentes, ascendentes e verticais:

Fluxo descendente, que tem como origem a estrutura emissora das informações ou os dirigentes hierárquicos que emitem as mensa¬gens. O alvo da comunicação está sempre em patamares hierárqui¬cos para baixo.

Fluxo ascendente, responsável pelo transporte de informações de baixo para cima.

Fluxo lateral, que permite inter-relacionamento entre estruturas e pessoas do mesmo posicionamento hierárquico (TORQUATO, 2010, p. 135).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com