TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Fluxograma

Relatório de pesquisa: Conceito de Fluxograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 7

Conceito de Fluxograma

O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e a setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.

A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

Através dos fluxogramas é possível visualizar os seguintes aspectos*:

• Quais operações são realizadas na organização;

• Onde, quem e como são realizadas as operações;

• Quais são as entradas e saídas num fluxo de processo;

• Qual o sentido/rumo segue as informações;

• Quais são os recursos gastos no processo;

• Qual o volume de trabalho desprendido;

• Qual o tempo de execução do processo (parcial ou total);

• Visão sistêmica do processo.

*considerando o processo básico e informações complementares

Através dos fluxogramas é possível evitar os seguintes aspectos:

• Dupla interpretação (considerando a universalidade dos símbolos);

• Falhas de funcionamento e gap's (lacunas);

• Duplicidade nos procedimentos eventuais e não-eventuais;

• Complexidades desnecessárias.

Símbolos universais utilizados em um Fluxograma

DEFINIÇÃO DE ESTRATEGIA

De acordo com Maximiano (2006, p. 329), estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivos“.

A palavra foi herdada dos gregos, e diz respeito ao cargo e/ou a dignidade de ministro da guerra, ou seja, comandante de uma batalha, em Atenas.

O mesmo autor fez um levantamento da definição de estratégia para diversos autores contemporâneos da administração, e segue aqui alguns dos conceitos definidos:

Hamel e Prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa.

- Bateman e Snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) também adotam tal prática, buscando resposta em autores especialistas no tema, mas não conceituam o termo sob uma única ótica, e optam por listar áreas de concordância, no que diz respeito à natureza da estratégia.

Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia

De acordo com Chaffee (1985, p. 89- 90) apud Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000, p. 21), segue os temas em comum quanto à definição do termo:

- A estratégia diz respeito à organização e ao ambiente;

- A essência da estratégia é complexa;

- A estratégia afeta o funcionamento da organização;

- A estratégia envolve questões relativas ao caminho determinado, assim como o processo de se determinar este caminho;

- A estratégia realizada quase nunca é a mesma que foi planejada;

- As estratégias existem em níveis diferentes da organização, do chão-de- fábrica à alta cúpula;

- A estratégia envolve um exercício de definição de conceitos e análise da realidade.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATEGIAS

Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve- se identificar aonde a empresa quer chegar.

A definição dos objetivos é conseqüência da etapa anterior, já que, de acordo com as condições internas e externas, pode-se definir o caminho que a empresa irá seguir.

A estratégia será delineada a partir da definição destes objetivos, e no curso vamos identificar uma série de estratégias, e sua aplicação para as organizações.

Nas conversas informais com a alta ou media gerencia de qualquer tipo de companhia, seja ela de pequeno, de médio ou mesmo de grande porte.

Cada profissional tem pensamentos, atitudes e comportamentos próprios quanto á sua responsabilidade em relação á visão de futuro de sua organização. Alguns gestores de administração simplesmente não aceitam nenhum planejamento de longo prazo, para muitos deles, as economias nacionais e mundiais mudam com muita frequência que sendo assim qualquer planejamento para a organização fica desatualizado e mesmo absoleto.

Outros tem idéias próprias sobre o futuro da organização, mais que não são compartilhadas com os demais gestores e executivos.

Esse fato ocorre simplesmente por medo de serem mal interpretados em reuniões, deixando assim suas idéias planejamentos guardados na gaveta, e isso pode ocasionar uma perda de sucesso na organização por medo de expressões.

Muitos profissionais, de alto prestigio vivem o cotidiano baseados em fatos e eventos ocorridos no passado as vezes ate remoto, para a maioria deles o que se ocorreu ontem é o que se ocasiona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com