TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito do Kanban

Por:   •  4/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.963 Palavras (16 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Bruno Cardoso Lima de Almeida

Danilo Vasconcelos de Souza

Jonny Jorge Alves de Araújo

 Robert Henrique Queiroz

Resumo:

Resumo: Este Trabalho tem por objetivo discutir o desperdiço de tempo no processo operacional os componentes para o processo de montagem e também na implantação de melhorias para o aumento da capacidade da produção pela eliminação de gargalos na correção das causas que proporciona a baixa produtividade na área de montagem. Com metodologia Kanban o sistema de produção no caso a montagem de equipamentos mecânicos e hidráulicos, se torna um sistema operacionalizado, na sincronização e alinhamento da produção e abastecimento, flexibilidade de programação, aumento da capacidade produtiva, redução no pagamento da peças no almoxarifado, detecção imediata de gargalhos de produção ou abastecimento, detecção precoce de problemas de não qualidade, controle visual proporcionando uma gestão à vista que tornando possível a visualização da carga capacidade de trabalho de cada setor, e favorece a tomada de decisão na ação corretiva e implantação de melhorias no processo. Palavras-chave: Kanban; Desperdícios; Just-in-time

Sumario

introdução        4

Características do sistema Kanban        5

Sistema de puxar a produção        5

Funcionamento do Kanban        6

Kanban controlado por cartão        6

Kanban controlado por contento        7

KANBAN X MRP: A ESCOLHA DA TÉCNICA        7

Implementação do KANBAN        8

CÁLCULO DO KANBAN SEM SET UP        9

Gráfico dente-de-serra dos estoques        9

Ponto de reposição e Estoque de segurança        10

Calculo do Kanban com set up        11

MONTAGEM DO QUADRO KANBAN        12

Papel do Kanban no Ambiente Justin Time        12

O AMBIENTE JUST IN TIME        13

Caminho do Justin Time        13

Considerações adicionais sobre o Kanban        15


introdução

Características do sistema Kanban

O sistema kanban de abastecimento tem como características controlar os estoques de materiais, bem diferente do sistema tradicional de abastecimento. No sistema kanban é necessário a existência de uma área física delimitada, onde a quantidade de materiais são controlados não podendo haver estoque inferior e nem superior a quantidade definida.

Esse controle muitas das vezes são feitos através de cartões, quadros de gestão avista e é controlado manualmente sem ter a necessidade de um sistema operacional ou ordem de produção. Tudo é feito apenas de forma visual, sem necessidade de formulários, ordens de compra.  As peças ou componentes utilizadas no processo nem sempre vêm de um fornecedor externo, muitas vezes são fabricadas em outra área dentro da própria empresa. Com isso é possível montar dois tipos de kanban, o kanban externo e o kanban interno.

Para que o sistema funcione da maneira mais eficaz possível deve-se respeitar algumas especificações:

O processo posterior deve retirar do processo anterior apenas as peças necessárias à produção. Assim com em outros processos de abastecimento existe uma tendência natural de o processo posterior criar um estoque de segurança, armazenado uma quantidade superior de material sem ter necessidade ou para economizar viagens.

Por isso é necessário existir um balanceamento entre os estoques dos processos fornecedores e os estoques dos processos consumidores. É proibida qualquer produção maior que o número de cartões kanban. Com isso nenhuma pré-montagem ou fabricação de componentes poderá produzir um número superior ao numero necessário e suficiente para abastecer a quantidade máxima definida pelo controle visual, representado pelo número de cartões, contentores ou espaços vazios.

Sistema de puxar a produção

Existe nos ambientes produtivos, certa confusão entre o sistema kanban e o sistema just in time-JIT. Muitos afirmam que os sistemas são os mesmos. Na prática, o sistema JIT é uma filosofia voltada para identificar e eliminar todos os desperdícios na produção. Os desperdícios acontecem quando são utilizados recursos, espaço, tempo e equipamento mais que o estritamente necessário para se produzir uma unidade de produto. O sistema JIT é como um grande quebra-cabeças, composto de várias ferramentas que visam eliminar desperdícios e melhorar a produtividade. O sistema kanban de abastecimento é apenas mais uma das ferramentas que compõem a filosofia do just in time. Quando o kanban é aplicado sozinho, ele apenas ajuda a limitar os níveis de estoques, servindo para apontar possíveis problemas. A resolução destes problemas só é alcançada com a aplicação das ferramentas do just in time como um todo. A idéia básica transmitida pelo caminho JIT é reduzir gradativamente o estoque com o qual se trabalha. As primeiras reduções de estoque podem não causar problemas, a redução continua, até que apareça algum problema. O problema exposto pela redução dos estoques é tratado e a redução dos estoques continua até atingir um estágio no qual seja possível trabalhar somente com o estoque mínimo (indispensável à fabricação do produto). O just in time é freqüentemente confundido com estoque zero, na verdade a condição “estoque zero” é uma conseqüência de uma ação bem sucedida da filosofia just in time.

Funcionamento do Kanban

Estaremos apresentando o funcionamento de um sistema kanban controlado por cartões, que é um dos sistemas mais utilizados pelas empresas, e um sistema controlado pelo próprio contentor, sem o uso de cartões.

O cartão kanban tem como finalidade  comunicação e pelo funcionamento de todo o sistema, nele devem estar contidos as informações mínimas para o bom funcionamento da linha de produção. Sendo necessário, ele poderá conter um número maior de informações, desde que sejam importantes para a área específica, onde se pretende implementar o sistema kanban.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (399.7 Kb)   docx (696.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com