TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Elementares da Ergonomia

Por:   •  27/5/2016  •  Artigo  •  5.671 Palavras (23 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 23

UMA ABORDAGEM SOBRE CONCEITOS ELEMENTARES DA ERGONOMIA

Clairton Quintela Soares 1

RESUMO

O presente estudo é uma abordagem sobre os conceitos elementares da ergonomia, suas origens, aspectos históricos, classificação e parametros A metodologia consistiu no levantamento  de aspectos teóricos relevantes que  permitem a demarcação  conceitual desse campo de conhecimento, com base em  diferentes autores. Para a fundamentação teórica, a investigação buscou autores de referencia, preferencialmente na literatura brasileira e levantou ainda a posição das principais entidades representativas da ergonomia no mundo. A conclusão, ao fim desse levantamento de elementos bibliográficos, aponta para a importância dessa disciplina e as suas relações com outras áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo, fica a constatação de que a ergonomia está presente em nosso cotidiano, seja na vida pessoal ou profissional e que a compreensão desses conceitos podem ajudar de forma significativa o homem na no entendimento da forma como ele desenvolve suas tarefas no lar e no trabalho, especialmente no que se refere a uma utilização mais adequada das máquinas e equipamentos, proporcionando assim uma interface o mais possível saudável na relação homem – maquina .

Palavras-chave: Ergonomia, máquinas, equipamentos, tarefas.

RESUMEN

El presente estudio es una aproximación a los conceptos básicos de la ergonomía, sus orígenes, aspectos históricos, los parámetros de clasificación. La metodología de la encuesta consistió en la busqueda de aspectos teóricos relevantes que permiten delimitación conceptual del campo de conocimiento, tendo como base diferentes autores. Para la fundamentación teórica, la investigación busco a los autores de referencia, preferentemente en la literatura brasileña y también planteó la posición de los órganos de representación principales en el mundo de la ergonomía. La conclusión al final de este repaso de los elementos bibliográficos, apunta a la importancia de esta disciplina y sus relaciones con otras áreas de conocimiento. Al mismo tiempo, es el hallazgo de que la ergonomía está presente en nuestra vida cotidiana, ya sea en la vida personal o profesional y que la comprensión de estos conceptos puede ayudar significativamente en la comprensión del hombre en la forma en que lleva a cabo sus tareas en el hogar y en la trabajo, sobre todo en lo que respecta a un uso más adecuado de las máquinas y equipos, proporcionando de esta manera una interfaz como sea posible en relación con el hombre sano - máquina.

Palabras clave: Ergonomía, maquinaria, equipos, tareas.

____________________________________________

1 Autor. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia, com Especialização em administração pelo Centro Universitário São Camilo e Estudos Avançados em Administração na Universidad Complutense de Madrid (Espanha).  Professor de Ergonomia na pós graduação do Centro Universitário Uninter, em Curitiba e no curso de Engenharia de Produção da Faculdade Área 1- Devry Brasil, em Salvador.  clairton@clairton.com.br

INTRODUÇÃO

Com o avanço da globalização e o consequente  aumento das maquinas e equipamentos que permitem a realização de atividades humanas, tanto no plano das atividades pessoais cotidianas, como no mundo laboral, a ergonomia vem se desenvolvendo de forma paulatina e aos poucos vem se consolidando como um campo de conhecimento extremamente significativo quando se trata de compreender melhor a interface do homem com os sistemas, com as máquinas e também de dar suporte no que se refere a utilização mais adequada de todo esse conjunto de ferramentas modernas,  garantindo um mínimo de segurança contra os possíveis agravos nos campos da saúde física e mental.

Em certo sentido, podemos entender a ergonomia presente ao longo da trajetória humana, desde os primórdios de sua experiência, compreendendo a tentativa do homem em adaptar-se ao mundo, transformando a natureza e produzindo cultura. Desde o paleolítico, neolítico e idade dos metais, registramos a ação do homem em produzir e aprimorar ferramentas que permitiram uma melhor intervenção nas suas atividades cotidianas, especialmente criando tecnologias simples de sobrevivência em um contexto de intempéries, seja para a facilitar o abrigo, a defesa e sobretudo o apoio nas atividades de caça e posteriormente pesca. O que se tem então, desde cedo é uma relação do homem com a ergonomia, onde os instrumentos vão sendo criados sem nenhuma estrutura de projeto, obedecendo uma forma natural de busca da adequação ergonômica, proveniente dessa tentativa e erro em encontrar o melhor ajuste entre o corpo humano e o novo equipamento criado.

Nota-se que essa criação de artefatos diversos funcionou como uma tentativa de ampliar seu equipamento biológico, adicionando suportes que enriqueceriam no desenvolvimento de suas atividades. Pode-se afirmar que a história da ergonomia, se confunde com a própria história humana, e dos primeiros grupamentos humanos até os dias de hoje marcados pela profusão vertiginosa de maquinas, o que vemos é essa busca constante do homem em encontrar as melhores formas de dar suporte as suas atividades cotidianas, na família, no trabalho e em outras atividades realizadas no âmbito da comunidade como um todo.

Nas últimas cinco décadas, com um processo que se desencadeia no pós guerra, passamos a assistir a uma aceleração vertiginosa, constante, exponencial, da evolução humana, que vem provocando o aumento do maquinismo em nossas sociedades e junto com esse avanço, novos desafios em adequar o ser humano a essa dinâmica constante de novas maquinas que se renovam a cada dia, em suas versões ponto.zero, alterando muitas vezes o design, as formas, os aspectos anatômicos. Paralelamente passamos a assistir ao surgimento da ergonomia como campo de estudo e a sua consistente consolidação dentro de um contexto multidisciplinar que reflete o homem em suas atividades cotidianas, especialmente nos seus processos laborais. Em meio aos estudos da psicologia, engenharia, fisiologia, saúde ocupacional a ergonomia vai aos poucos demarcando a especificidade de sua contribuição para esse processo multidisciplinar de busca e ao mesmo tempo vai apontando caminhos práticos para ajudar a outros campos de estudo a perceberem a amplitude que está embutida na realidade da interface homem-maquina e interface homem-trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com