TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão laboratório de física

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

         Realizamos a montagem do painel hidrostático. Verificamos se havia vazamentos, mergulhando a extremidade da escala de imersão no béquer com água.

         Nivelamos o zero da escala com a extremidade livre do tubo metálico que a suporta, e anotamos os resultados.                  

         Utilizando o béquer vazio e o posicionando de modo a envolver a escala submersível, fomos gradativamente preenchendo-o com água, até que a superfície do liquido atingisse o zero da escala, e anotamos os resultados a cada 5mm que colocávamos de água no béquer. Com os dados obtidos, realizamos as atividades propostas nesse roteiro.

         Já na segunda experiência penduramos o dinamômetro, colocamos no zero, penduramos o embolo e começamos a marcar as escalas conforme pedido

DESENVOLVIMENTO

             Verificar que a pressão manométrica indicada num ponto situado a uma determinada profundidade de um liquido em equilíbrio é igual ao produto do peso específico pela profundidade do ponto, perceber que dois pontos situados no mesmo nível de um líquido em equilíbrio suportam pressões iguais.

              Reconhecer que a diferença de pressão entre dois pontos, no interior de um líquido em equilíbrio é igual ao produto do desnível entre os dois pontos pelo peso específico do líquido. Perceber a influência da atmosfera.

              Já no segundo experimento perceber a pressão que o volume de agua interfere, quanto maior a profundidade maior a pressão exercida sobre o embolo.

CONCLUSÃO

           Ao final dessas experiências foi possível concluir de que maneira os conceitos de pressão atuam em um sistema relacionado ao experimento. Dentre os principais assuntos abordados no experimento, devemos destacar a presença de pressão atmosférica nesse sistema e algumas ferramentas utilizadas para realiza-lo.

          Percebemos algumas falhas, pois as curvas das tubulações interferiram no resultado da experiência, com as tubulações fechadas o nível continuava igual, mas quando abríamos, quebrava-se a nivelação e a pressão atmosférica interferia modificando os resultados.

          No equilíbrio, o valor da pressão manométrica que atua na superfície do liquido manométrico, é dada pela seguinte relação:

Pm = µgΔh = P1

              Esse conceito se relaciona também com o Teorema de Stevin, ou o princípio fundamental da hidrostática, a partir do momento em que há uma variação de pressão entre dois pontos.

ΔP = µgΔh

"A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos."

Segundo Experimento:

           Identificamos o empuxo como como a aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num liquido, a pressão exercida pela água fez com que o peso do embolo diminuísse, causando o “empuxo”. Quanto maior a profundidade maior a pressão exercida sobre o ponto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com