TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto de Alto Desempenho

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.240 Palavras (25 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 OBJETIVO        3

3 HISTÓRICO DO CONCRETO        4

4 DEFINIÇÕES        6

5 MATERIAIS EMPREGADOS NA PRODUÇÃO        7

5.1 Água        7

5.2 Cimento Portland        7

5.3 Superplastificantes        8

5.4 Sílica Ativa        8

5.5 Escória de Alto-forno        8

5.8 Agregados        10

6 PRINCIPAIS PROPRIEDADES        11

7 UTILIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO        13

8 PROCESSANDO O CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO        14

8.1 Mistura        14

8.2 Transporte        15

8.3 Lançamento        15

8.4 Adensamento        15

8.6 Controle de Qualidade        16

9 VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA        19

10 OBRAS QUE UTILIZARAM O CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO        21

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Concreto de Alto Desempenho        6

Figura 2- Petronas Tower        22

Figura 3 - Museu de Arte de São Paulo        22

1 INTRODUÇÃO

        Atualmente, poucos materiais têm uso tão difundido na engenharia quanto o concreto de cimento Portland. Devido às suas excepcionais qualidades, o concreto possibilitou ao homem moderno mudanças expressivas, tanto na arquitetura quanto na engenharia, além de seu próprio modo de vida.

        Ao longo dos anos, acompanhamentos de estruturas em concreto vêm sendo feitos e mostraram a necessidade de fazer reforços, recuperações e, em situações mais críticas, demolição e reconstrução. Nota-se então, a necessidade crescente da utilização de um concreto mais resistente estruturalmente e às agressões sofridas no ambiente. Após várias pesquisas chegou-se a um material de alta resistência mecânica, maior durabilidade, trabalhabilidade e resistência aos agentes agressivos, o que proporcionaria uma menor despesa com manutenção e reparos. Surge então o chamado Concreto de Alto Desempenho – CAD. Os estudos sobre o Concreto de Alto Desempenho produziram resultados eficientes possibilitando sua aplicação há pouco mais de vinte anos.

        A durabilidade, como já foi dito, é uma característica importantíssima que passou a ser exigida do concreto. Mas a utilização real do CAD teve que superar o conservadorismo de engenheiros e arquitetos, a reduzida disponibilidade comercial em centrais pré-misturadas, a pequena trabalhabilidade das composições iniciais, as limitações impostas pelos códigos de obras ou do cálculo estrutural além da falta de conhecimento sobre o seu comportamento a longo prazo.

        Hoje, em algumas regiões brasileiras, o CAD é empregado em pilares de edificações, em pontes e obras de arte especiais, peças pré-fabricadas, pisos e pavimentos, em recuperações estruturais, etc.

2 OBJETIVO

        O objetivo deste trabalho é explanar sobre o uso de Concreto de Auto Desemprenho – CAD nas estruturas, demonstrando seu histórico, suas propriedades, visando também suas vantagens econômicas e os locais em que esse tipo de concreto já foi utilizado.

3 HISTÓRICO DO CONCRETO

        Data de 1824 a obtenção da patente do cimento na Inglaterra, por Joseph Aspdin. A partir daí, a utilização de concreto tem sido cada vez mais difundida em todo o mundo, incrementada por estudos que resultaram no surgimento da Lei de Abrams, em 1918, que relacionou a resistência do concreto com o seu fator água/cimento .

        Através de dados fornecidos pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) [1], tem-se conhecimento de que a primeira regulamentação de obras com estrutura em concreto foi elaborada pela ABC (Associação Brasileira de Concreto), em 1931, intitulada “Regulamento para Construções em Concreto Armado”. Tal regulamento contemplava concretos com fck< 12 MPa, sendo que a máxima resistência permitida para fc28 era de 26 MPa.

        Historicamente, percebe-se uma evolução nos incrementos de resistências, em função das necessidades, sendo a partir daí adotada a denominação de Concreto de Alta Resistência, referindo-se àqueles que possuem resistências muito mais elevadas em relação aos outros mais regularmente utilizados, denominados concretos comuns.

        Mundialmente, há registros de que em meados da década de 50, resistências de 34MPa eram consideradas altas. Nos anos 60, já eram produzidos comercialmente concretos com resistências entre 41 MPa e 52 MPa.

        No entanto, quando as resistências à compressão chegaram perto dos 60 MPa, houve um obstáculo técnico que impediu a continuação de seu incremento. Tal barreira só foi transposta com a disponibilidade de novos materiais, que tornaram viável reduzir ainda mais o fator água/aglomerante, uma vez que os redutores de água disponíveis, elaborados à base de lignossulfonatos, haviam chegado ao seu limite.

        No final dos anos 60, os superplastificantes foram utilizados pela primeira vez em concretos quase simultaneamente no Japão e na Alemanha. Cabe esclarecer que já havia um conhecimento prévio e até uma patente americana do desempenho de redutores de água à base de policondensados de naftaleno sulfonado desde 1938, mas seu custo era considerado muito alto e os redutores à base de lignossulfonatos atendiam bem às expectativas até então.

        Nos anos 80, com o desenvolvimento tecnológico dos superplastificantes e com o aumento de sua dosagem aliados à utilização de subprodutos com propriedades pozolânicas, foi efetivamente possível a obtenção de concretos com resistências próximas e superiores a 100 MPa, com significativa redução de seu fator água/cimento, sem detrimento da trabalhabilidade.

        A realidade do século 21 é chegar a alcançar a resistência do concreto de 200 MPa.

Figura 1 - Concreto de Alto Desempenho

[pic 1]

Fonte: http://www.sosconcreto.com.br

4 DEFINIÇÕES

        Concreto de Alta Resistência e Concreto de Alto Desempenho

Alguns estudiosos consideram o termo concreto de Alto Desempenho muito vago. O que é desempenho de um concreto? Como pode ser medido? Já a definição Concreto de Alta Resistência é bastante específica a não ser quanto ao limite a partir do qual o concreto usual torna-se de alta resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (367.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com