TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto de Alto Desempenho

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

ENGENHARIA CIVIL – 5° / 6° SEMESTRE

CONCRETO ALTO DESEMPENHO (CAD)

Processo de preparação

Alison Pisaneschi da Silva Meirelles

RA: T520AE-2

Turma: EC5P07

Marcos da Silva Tito

RA: B51875-8

Turma: EC5P07

Samuel Ewerton Candido Silva

RA: T551DD-9

Turma: EC5P07

Mohamed Hussein Moussa

RA: B27CDI-2

Turma: EC6R07

Osvaldo Ramos Neto

RA: 760463-7

Turma: EC5P07

Felipe Martinho Bicudo Terra

RA: B21127-0

Turma: EC6R07

SÃO PAULO

2014


1        PREPARAÇÃO DO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

O início da preparação do concreto de alto desempenho está na cuidadosa seleção dos materiais. A escolha dos materiais para um concreto de alto desempenho está cada vez mais crítica quando se trata da redução da relação água/aglomerante, além do mais, se a resistência à compressão aumenta. O concreto de alto desempenho deve ser produzido, transportado e lançado da mesma maneira que o concreto convencional, pois a sua presença no mercado ainda é muito pequena para justificar equipamentos especiais de mistura e de acabamento. Com isso, os custos extras do concreto de alto desempenho dar-se-á apenas pela utilização de materiais, essencialmente do cimento a mais, do superplastificante e do custo de um programa mais rigoroso de controle de qualidade que tem que ser incluído para aferir não apenas a qualidade das matérias-primas usadas, mas também a qualidade do concreto de alto desempenho fresco e endurecido, e finalmente, das despesas que diz respeito ao resfriamento ou aquecimento da mistura, quando preciso.

Numa central normal, a preparação do concreto de alto desempenho, pode influenciar o processo de escolha dos materiais em virtude às limitações das instalações de estocagem e à disponibilidade de silos e baias para agregados. Uma forma mais fácil de prepara o concreto de alto desempenho depende do número de silos disponíveis para cimentos e materiais cimentícios suplementares, ou de baias para agregados miúdos e graúdos.

1.1        Preparação antes da mistura

A mistura do concreto, especialmente a do concreto de alto desempenho, não se inicia com o lançamento dos ingredientes no misturador. O começo está relativamente associado ao controle da qualidade dos materiais. Esse é um passo fundamental no processo de produção do concreto de alto desempenho. É de grande importância que seja garantido que os materiais utilizados no concreto de alto desempenho possuam as mesmas propriedades daqueles selecionados durante todo o processo de seleção. A entrega de todos os superplastificantes deve ser muito bem supervisionada.

O concreto de alto desempenho, antes de deixar a fábrica, é submetido a rigorosos ensaios, pois quando for entregue no cliente, passará por testes muito bem elaborados. Quando a qualidade do cimento e do superplastificante estão sob controle, os demais parâmetros críticos não devem ser ignorados. A granulometria deve ser verificada e a forma do agregado graúdo, assim como a granulometria da areia e o seu teor de umidade, ajustando a sua quantidade, assim como a quantidade de água de mistura adicionada. Sempre quando é feito o concreto de alto desempenho, deve-se medir o teor de umidade da areia para controlar a qualidade.

A partir do momento que a central de concreto estar segura de que os depósitos de agregados, silos de cimento e de materiais cimentícios suplementares e os tanques de aditivos tenham materiais de alta qualidade selecionados e pagos para que possa dar início ao preparo do concreto de alto desempenho. A ausência de qualidade em qualquer insumo utilizado rapidamente ocasionará problemas devido a pequena margem de segurança que tem no preparo concreto de alto desempenho. Um outro fator que se deve dar o máximo de atenção é o proporcionamento do traço que não pode conter demasiadas variações do estado ótimo pretendido, uma vez que todos os componentes da mistura trabalham perto dos seus limites.

1.2        A mistura

Nessa etapa, o concreto de alto desempenho é preparado igual aos concretos usuais, a não ser a sequência da mistura que pode ser mais longa. Os traços dos concretos de alto desempenho são muito sensíveis a qualquer variação que seja da variação das proporções, principalmente na quantidade de água.

 

Também deve ser levada em conta a aferição dos superplastificantes, pois qualquer oscilação na dosagem pode trazer consequências maléficas, como a perda de abatimento ou de segregação, ou, ainda, de retardamento.

Sabe-se que concretos de alto desempenho das classes I e II, com ƒ’c entre 50 a 100 MPa, foram produzidos com sucesso em centrais dosadoras e mistura no caminhão-betoneira. Normalmente, o tempo de mistura dos concretos de alto desempenho demanda mais tempo comparando com os concretos convencionais, sendo muito difícil desenvolver regras específicas. O tempo de mistura deve ser ajustado caso a caso. Em ralação ao superplastificante, deve-se adicionar uma parcela durante a mistura, de modo que o concreto de alto desempenho abandona a central misturadora com um abatimento por volta de 100 mm e, quando chega à obra, ainda possui abatimento de pelo menos de 50 mm. Nesse momento, o superplastificante faltante é então adicionado, com o objetivo de atingir o abatimento traçado. O transporte de um concreto líquido apresenta um problema que está relacionado com o perigo de vazamento cada vez que o caminhão-betoneira freia. Ainda pode ser problemático quando o caminhão chega ao terreno irregular no canteiro. É conveniente diluir a parte restante do superplastificante com elevado teor de sólidos, em uma parte idêntica ao da água de mistura, subtraindo-se da quantidade inicial de água adicionada durante a mistura. Nunca deve ser aceitável qualquer adição de água além do previsto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (394.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com