TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladores Vantagens e Características

Por:   •  12/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2
  • Controlador PI

[pic 1]

  • Controlador PD

[pic 2]

  • Controlador PID

[pic 3]

  • Vantagens e Características

Simplificadamente, um controlador PID funciona de maneira que lê um sensor e calcula a sua resposta de saída do atuador através do cálculo proporcional, integral e derivativo e então soma os três componentes para por fim calcular a saída.

  1. Resposta Proporcional

Em geral, aumentando o ganho proporcional irá aumentar a velocidade da resposta do sistema de controle. No entanto, se o ganho proporcional é muito grande, a variável de processo começará a oscilar. Se Kc é aumentado ainda mais, as oscilações ficarão maior e o sistema ficará instável e poderá oscilar até mesmo fora de controle.

  1. Resposta Integral

A componente integral soma o termo de erro ao longo do tempo. De forma que mesmo um pequeno erro fará com que a componente integral aumente lentamente. A resposta integral irá aumentando ao longo do tempo a menos que o erro seja zero, portanto, o efeito é o de conduzir o erro de estado estacionário para zero.

O termo integral reduz o erro de estado estacionário, mas aumenta o overshoot. Um certo valor de overshoot é sempre necessário para um sistema rápido de modo que possa responder às mudanças imediatamente

  1. Resposta Derivativa

A componente derivada faz com que a saída diminua se a variável de processo está aumentando rapidamente. A derivada de resposta é proporcional à taxa de variação da variável de processo. Aumentar o parâmetro do tempo derivativo (Td) fará com que o sistema de controle reaja mais fortemente à mudanças no parâmetro de erro aumentando a velocidade da resposta global de controle do sistema.

Aumentar o termo da derivada diminui o overshoot, aumentando o ganho, mantendo a estabilidade e ainda fazendo com que o sistema seja altamente sensível ao ruído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com