TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle

Por:   •  4/10/2015  •  Monografia  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA E PRODUÇÃO–N2 AMSEA

ANDERSON DOS SANTOS ELESBÃO – RA 2077322015

MARCELO DA SILVA FERRAZ – RA 244342013

RITA DE CÁSSIA NOGUEIRA – RA 229852014

                                    VAGNER JOSÉ DA SILVA – RA 222922013

        

        

PORTFÓLIO 01

Controle de Qualidade Industrial

............................................................................................................................

Guarulhos

2015

MARCELO DA SILVA FERRAZ                

VAGNER JOSÉ DA SILVA  

 

PORTFÓLIO 01

Controle de Qualidade Industrial

Trabalho apresentado ao Curso de Engenhariae produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Controle de Qualidade Industrial.

Prof.Rodrigo Shimit

Guarulhos

2015

[pic 2]

MANÔMETRO

1 –Apresentação do instrumento:

[pic 3][pic 4]

Manômetros são instrumentos utilizados para medir e indicar a intensidade de pressão do ar comprimido, óleo, água, vapor e fluídos em geral. Muito utilizados nos circuitos pneumáticos e hidráulicos, os manômetros tem a função de indicar o ajuste de pressão em um sistema, circuito ou maquinário. O manômetro  possibilita a medição da pressão tanto positiva, quanto negativa e também a pressão diferencial entre dois ambientes diferentes.

Custa a partir de R$300,00, e podem ser adiquirido em qualquer loja de ferramentas especializadas.

  • Escalas. Qual a unidade de medida?

A unidade medição da grandeza pressão deriva das unidades das grandezas de base do Sistema Internacional de Unidades (SI): massa, comprimento e tempo. A unidade de pressão do SI é o pascal (Pa), sendo definida pela relação entre as unidades de força e área (N/m²). Existem outras unidades de medida de pressão como, por exemplo: bar, psi, mmHg, kgf/cm2, etc.

2 –Como foi inventado.Quem inventou?

O primeiro manometro foi inventado por VARIGNOM em 1750, este tinha como finalidade a medição da pressão dos gases em um espaço fechado.

3 –Principais fabricantes no Brasil e no mundo?

Os principais fabricantes no Brasil e mundo são :

VDO, ASKA e ZURICH.

4 – Como e onde o instrumento é ultilizado.Tipo de industria que é ultilizado?

  -Instruções e normas de ultilização .

PROPRIEDADES DOS DISPOSITIVOS DE MEDIÇÃO

A seguir são apresentados alguns conceitos contidos na Portaria INMETRO nº 319, VOCABULÁRIO INTERNACIONALDE METROLOGIA- Conceitos Fundamentais e Gerais e Termos Associados (VIM 2008).

6.1 Intervalo de Indicações Conjunto de valores compreendidos entre duas indicações extremas.

6.2 Intervalo Nominal de Indicações Conjunto de valores compreendidos entre duas indicações extremas arredondadas ou aproximadas, obtido com um posicionamento particular dos controles de um instrumento de medição ou sistema de medição e utilizado para designar este posicionamento. Alguns instrumentos de medição mostradores analógicos de pressão, por vezes em dos extremos do seu intervalo nominal de indicações, apresentam uma parte do seu intervalo comprimida em relação à outra. A parte não comprimida do intervalo é denominada expandida.  

6.3 Amplitude de Medição Valor absoluto da diferença entre os valores extremos de um intervalo nominal de indicações. No caso dos instrumentos de medição mostradores analógicos de pressão que apresentam um intervalo nominal de indicações expandido, a amplitude de medição será definida pela diferença entre os valores extremos do intervalo expandido.

6.4 Intervalo de Medição Conjunto de valores de grandeza do mesmo tipo que pode ser medido com dado instrumento de medição ou sistema de medição com incerteza instrumental especificada, sob condições determinadas. Os instrumentos de medição mostradores analógicos de pressão que apresentam intervalo nominal expandido de indicações, o seu intervalo de medição se caracteriza pela sua parte expandida.

6.5 Escala de um Instrumento de Medição Parte do instrumento de medição que consiste de um conjunto ordenado de marcas associadas aos valores da pressão. No caso de um instrumento de medição mostrador analógico de pressão, às vezes ocorre da sua escala não incluir o valor correspondente ao zero de pressão a medir.

6.6 Resolução Menor diferença entre indicações que pode ser significativamente percebida. 6.7 Calibração Operação que estabelece, numa primeira etapa e sob condições especificadas, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidas por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando à obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.

6.8 Curva de Calibração Expressão da relação entre uma indicação e o valor medido correspondente.

6.9 Erro de Medição Diferença entre o valor medido e um valor de referência.

6.10 Erro Máximo Admissível Valor absoluto do extremo do erro de medição, com respeito a um valor de referência conhecido, aceito por especificações ou regulamentos para uma dada medição, instrumento de medição ou sistema de medição. No caso de um medidor mostrador de pressão, o erro máximo admissível é apresentado na forma percentual em relação à amplitude de medição do medidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (347.9 Kb)   docx (97 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com