TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Poluição dos Solos

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.469 Palavras (14 Páginas)  •  1.614 Visualizações

Página 1 de 14

1)Por que se afirma que o solo é capaz de armazenar e transformar resíduos contaminantes ou poluentes do ambiente?

O solo vem sendo utilizado para descarte de resíduos com potencial poluente, como compostos de lixo, lodos de ETE. Esta prática tem sido viável devido a capacidade do solo de inativar diversos íons e compostos orgânicos por reações de adsorção, complexação e precipitação. Os microorganismos do solo podem, também decompor compostos e resíduos orgânicos e ter ação sobre organismos patogênicos.

 2) Cite uma definição abrangente de solo:

Solo: Corpo natural da superfície terrestre, constituído de materiais minerais e orgânicos resultantes das interações dos fatores de formação (clima, organismos vivos, material de origem e relevo) através do tempo, contendo matéria viva e em parte modificado pela ação humana, capaz de sustentar plantas, de reter água, de armazena e transformar resíduos e suportar edificações

3) O solo é composto por quantas fases? Quais?

Fase sólida (minerais e material orgânico)

Fase Porosa (fase líquida e fase gasosa)

 4) O que compõe a fase sólida do solo?

A fase sólida do solo é formada por material orgânico decomposto e partículas minerais de diferentes tamanhos (argila, silte e areia) que são agregados ou torrões, formando a estrutura do solo.

 5) O que significa “frações granulométricas” do solo?

A fase sólida do solo tem várias formas e tamanhos variáveis e são classificadas de acordo com seu diâmetro em frações granulométricas.

As partículas de solo que apresentam uma grande área superficial em relação a sua massa são denominadas coloides e têm tamanho inferior a um milésimo de milímetro (1/1000 = 1 micron). A área superficial das partículas por unidade de massa é definida como área superficial especifica (ASE) e é expressa em cm2 por grama de partículas (ASE=cm2/g) ou em metros quadrados por grama (m2/g).

A Area superficial especifica (ASE) aumenta com a diminuição do tamanho das partículas.

Exemplo e tabela com a escala de frações granulométricas no Xerox pág 19.

6) Qual a composição da fase líquida do solo?

É constituída por água acrescida de minerais e compostos orgânicos nela dissolvidos, formando a solução do solo.

7) Qual a composição da fase gasosa do solo?

É preenchido pelo ar do solo, que contém de 10 a 100 vezes mais CO2 e pouco menos de O2 que o ar atmosférico normal (na atmosfera os teores de CO2 estão em torno de 0,03% e os de oxig6enio em torno de 21%).

 8) Quais os principais componentes que afetam a cor do solo?

As várias tonalidades de cores existentes no perfil permitem delimitar os horizontes. Como resultado da gênese e pedogênese do solo temos, por exemplo, solos escuros, cinzentos, amarelados, vermelhos, brunados, nas mais variadas intensidades.

Pela observação da cor é possível fazer algumas interferências sobre outras características do solo. A matéria orgânica, por exemplo, é a responsável, em geral, pelas cores escuras do solo, enquanto os óxidos de ferro conferem as colorações vermelhas, amareladas e acinzentadas. Em geral cores avermelhadas em solos indicam condições de redução ou má drenagem.

9) Defina textura do solo:

Refere-se a proporção relativa das partículas de areia, silte e argila que compõem o solo. Importantes processos e reações físicas e químicas que ocorrem no solo estão intimamente associados à textura, devido ao fato que a textura determina a quantidade de superfície nas quais as reações devem ocorrer, além de influenciar muitas outras propriedades do solo. Conforme as diferentes proporções de areia, silte e argila, os solos podem ser agrupados em diferentes classes texturais. Assim são reconhecidas as 13 classes texturais: areia, areia franca, franco-arenosa, franca, franco siltosa, silte, franco argilo-arenosa, franco argiloso, franco argilo siltoso, argilo arenoso, argilo  siltosa, arrgila e muito argilosa.

 10) Qual o significado de estrutura do solo? E de consistência?

Estrutura do solo refere-se ao agrupamento das partículas unitárias do solo em agregados. A agregação é resultante da atração entre as partículas (devido às cargas elétricas de superfície) e da ação de agentes cimentantes ou aglutinadores como a matéria orgânica e os óxidos de ferro.

Consistência refere-se à resposta do solo à forças externas, deformando-se ou rompendo-se. Ela é condicionada pelas forças físicas de coesão e adesão que atuam no solo. Diferentes formas de manifestações destas forças ocorrem, conforme o teir de umidade do solo.

11) O solo tem atividade biológica? Explique por quê?

A existência da matéria orgânica humificada no solo demonstra a ação de agentes biológicos. Os organismos que habitam o solo, as associações entre eles, suas relações com o meio e as transformações bioquímicas decorrentes de sua atividade são de grande relevância para a produtividade agrícola, para a reciclagem de nutrientes e para a manutenção da qualidade ambiental. Observa-se que estão presentes desde organismos microscópicos, como bactérias e fungos, organismos da mesofauna, como insetos, até organismos da macro e megafauna, como minhocas, marmotas, ratos, tatus e lebres. Estes organismos controlam ou participam de diversos processos que ocorrem no solo.

As atividades dos organismos do solo variam desde a fragmentação de resíduos vegetais por insetos e minhocas até a decomposição destes resíduos por bactérias, fungos e actinomicetos. Na decomposição destes resíduos os microorganismos liberam para o solo nutrientes necessários ao crescimento vegetal. A incorporação significativa de nitrogênio ao solo através da fixação do N do ar atmosférico por bactérias que vivem em associação com as raízes  das plantas formando nódulos nas raízes das leguminosas, é outro exemplo da relevante atividade desses microorganismos no solo

 12) De onde se originam os minerais presentes em solos?

As rochas situadas na superfície terrestre são vulneráveis a processos físicos, químicos e biológicos (intemperismo) que resultam na alteração e desintegração dos minerais originalmente presentes, resultando na formação de novos minerais e na liberação de íons (cátions e ânions),

 13) Do que depende a composição mineralógica do solo?

A composição mineralógica do solo depende do material de origem e do grau de intemperização a que esteve submetido. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com