TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle e Automaçao

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.236 Palavras (13 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 13

1. para moagem de grãos e para bombardear agua. Existem também outras formas de INTRODUÇAO

A matriz energética eólica teve sua evolução através do moinho de vento, usado energia gerada por usinas hidrelétricas e termelétricas. Em 1891 surge um protótipo de turbina eólica acoplada a um gerador feito por POUL LA COUR para uso da matriz eólica

Portanto, O mundo tem sofrido com muitas mudanças na matriz energética. Surgindo assim, as prestações de serviços para a população através das empresas com as funções de gerar, distribuir e transmitir energia. Muitas pessoas não possuem energia aqui no Brasil. Uma alternativa é a matriz energética eólica que é gerada através dos ventos.

Com isso, os ventos foram mais estudados no Brasil. Essa matriz energética apresentam avanços tecnológicos das turbinas eólicas dentro da tecnologia usada. . após 2002 o brasil começou a dar mais atenção a esse recurso abundante pois, existe aqui um grande potencial em matrizes renováveis.

As medições da velocidade dos ventos são feitas por sensores de velocidade, sao os anemômetro de três conchas e o tipo hélice os mais usados.essas mediçoes tem um alto custo para uma grande área. Para diminuir gastos e usado fontes de dados indicando se e viável medições mais precisas.

4

1.1 O PROBLEMA

A matriz energética dos ventos é gerada em eletricidade por aero geradores.

De que maneira pode ser exposto para a sociedade a matriz energetica eólica?

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL E PRIMÁRIO

Apresentar a matriz energética eólica como alternativa de energia limpa e renovável.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO OU SECUNDÁRIO

Verificar a situação da matriz energética eólica dentro da matriz energética brasileira;

• Estudar os processos de geração atraves da matriz eolica;

• Constatar dados sobre a energia eolica.

5

3. JUSTIFICATIVA

A matriz energética eólica vem sendo utilizada desde a tempos remotos. apresenta um avanço tecnológico nas turbinas. Sendo que , a primeira turbina eólica comercial ligada a rede elétrica publica foi instalada na Dinamarca , em 1976 .Vem apresentando mundialmente um aumentado nas matrizes elétricas. .

Gerando assim, a energia contida no vento em energia mecânica no aero gerador. existe uma grande preocupação com o custo para a implantação da matriz . pois, As estruturas são todas produzidas em metais caros e precisam ser muito resistente.. O brasil vem investindo na diversificação da sua matriz energética e está procurando introduzir novas fontes .

Com isso, essa matriz energética eólica tem proporcionado geração de empregos e mão de obra especializada, trazendo benefício energético e a redução da tarifa no parque gerador do brasil. Sendo assim, ela é um fator principal nas pesquisas pois proporciona um desenvolvimento para o mundo.

6

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O sistema elétrico tem por objetivo a produção, transmissão e distribuição das matrizes elétricas . ---segundo brandao , gomes -------- o potencial eólico brasileiro é o melhor do mundo porem , o brasil é rico em recursos energéticos , tem pouca produção na matriz eólica e teve seu inicio de fato em 1992. Esse potencial e comparado em diversos locais através das curvas de frequencia e a duração da velocidade do vento.

Nesse sistema as principais matrizes elétricas são hídricas, térmica, eólica etc. A evolução da matriz eólica tem o vento como fonte primaria , turbina , aerogerador e a potencia extraída do vento. Sendo, definida como a razão pela qual a energia e usada ou convertida por unidade de tempo.

A energia eólica depende da ocorrência do vento em densidade e velocidade ideais .---- para lopes(2012) ------------o vento é a principal fonte de energia eólica sendo um recurso viável o seu potencial superou muitas situações que dificultavam sua disseminação e que o brasil e favorecido em ventos. Com isso, a melhor forma de representar o comportamento dos ventos e a distribuição de weibull.

Segundo----calijuri, cunha2013---------------- a energia eólica é a energia mecânica em movimento através do vento, utilizada mundialmente e passou a ser ampliada para os trabalhos industriais havendo assim, um desenvolvimento tecnológico. Portanto, surgiu um aumento no tamanho da turbina eólica no mundo.

Para rosa 2016------ a velocidade media pela pá e menor que a velocidade da corrente livre e a medida que a velocidade do vento aumenta a velocidade da ponta da pa decresce e o ângulo relativo aumenta.essa matriz possui componentes básicos em seu sistema sendo, os rotores que estão conectados ao eixo e a um gerador elétrico compostos por laminas e pás através da pressão do vento que faz girar.

Para (balat,2009) -------------- a matriz energética eólica e bastante competitiva para a produção de eletricidade ,esse crescimento aconteceu através das industrias na geração das turbinas e dos aerogeradores através da potencia do vento.com isso, a potencia elétrica gerada por uma turbina e indicada ela sua curva de potencia por meio de testes de operação do aerogerador.

assim, a formação do vento tem como causa o aquecimento e a rotação da terra junto com a influencia dos efeitos térmicos na matriz eólica. e preciso distinguir os diversos tipos de variações temporais da velocidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com