TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenação estratégica e harmoniosa entre os dois parceiros

Projeto de pesquisa: Coordenação estratégica e harmoniosa entre os dois parceiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

Conteúdo

Conteúdo 3

Introdução 4

Desenvolvimento 5

Primeira Etapa 5

Segunda Etapa 6

Quarta Etapa 8

Conclusão 9

Referencias Bibliográficas 10

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo tratar a situação de que uma empresa de tecnologia foi herdada por dois primos com pouco contato afetivo. Essa herança agora traz alguns desafios para os herdeiros, que consistem em:

Alinhamento estratégico e harmonioso entreos dois sócios;

Trabalhar a nova liderança da empresa em relação aos seus colaboradores, a fim de evitar a baixa produtividade e prejuízos futuros;

Tratar novas aplicações de metodologias profissionais para governança em TI, utilizando as bibliotecas ITIL e COBIT, tendo como problemática o fator de que tais práticas são desconhecidas por um dos sócios e precisam ser bem esclarecidas para que a transição cultural da empresa ocorra com sucesso.

Desenvolvimento

Primeira Etapa

O primeiro desafio é criar um bom relacionamento com Bresser. Tendo por base o material fundamental da disciplina de liderança, deve-se considerar pelo menos três habilidades que auxiliem a resolver esse obstáculo. O problema em questão ocorre pelo fato de que Bresser e seu primo não possuem ligações afetivas, pois ambos não tiveram um convívio próximo e as únicas coisas que se sabe a respeito de Bresser é o seu temperamento: impulsivo, inteligente e autoconfiante.

Para lidar com essa situação, o primo de Bresser deve assumir a postura de um líder transformacional. Logo devemos considerar as seguintes habilidades expostas na tabela a seguir:

Habilidade

Importância

Forma de usar

Autogerenciamento

Capacidade de pensar antes de agir e de administrar impulsos ou emoções perturbadoras.

Dialogar com Bresser, escutando suas idéias e metas, mostrando os pontos fortes e fracos de sua visão,além de mostrar alternativas para obstáculos que podem surgir.

Autoconsciência

Competência para reconhecer e compreender suas emoções e seus efeitos sobre as outras pessoas.

Sabendo os seus pontos fracos, o primo de Bresser é capaz de demonstrar para Bresser que não quer competir e sim somar com o sócio e através de sua autoconfiança pode deixar Bresser mais seguro sobre o sócio.

Empatia

Capacidade de compreender as emoções dos outros, assim como a utilização de comunicação e comportamento assertivo nas relações humanas.

Com essa competência, o primo de Bresser demonstra a seu sócio que compreende a situação e esta disposto a tirar a empresa da situação de estagnação que se encontra, utilizando o diálogo como alicerce para a confiança, escutando as idéias de Bresser e demonstrando as suas.

Tabela 1: Fonte Palavra Digital - pag. 17 -Disciplina Liderança

Aspectos que podem comprometer a relação entre os dois sócios

Por conta do temperamento de Bresser ser do tipo impulsivo é necessário ficar claro desde o início da parceria, que as decisões devem ser tomadas em conjunto, levando em conta a opinião de ambos, antes de serem colocadas em práticas.

O Bresser também é dotado de certa inteligência, e isto pode a vir ser um obstáculo, caso não seja demonstrado real conhecimento do negócio, tendo como objetivo fazê-lo entender que existe uma pessoa ao seulado com capacidade e instrução para ajudar. Para essa problemática, deve-se tomar o cuidado para que Bresser não enxergue em seu sócio uma possível ameaça, fazendo-o ter como pensamento que seu primo não é um sócio e sim um oponente a ser vencido.

Outro fator que deve ser balanceado é a autoconfiança de Bresser, pois na medida errada, pode transformá-lo na visão de outros, uma pessoa arrogante, sendo que na realidade ele esta empenhando seu conhecimento para somar a empresa.

Segunda Etapa

O Segundo desafio consiste sobre Bresser juntamente com seu primo e sócio, resolver os conflitos que surgiram na empresa pela alteração da direção? Como acabar ou minimizar comentários negativos que diminuem a produtividade e aumentam a tensão dos funcionários?

As estratégias que podem ser usadas para mudar o cenário negativo da empresa envolvem:

Trabalhar o fator cognitivo e de comunicação: Trabalhar a comunicação na empresa, se tornar acessível aos subordinados. Deixar claro que as demissões não ocorreram e que todas as idéias são bem vindas. Comunicar através de reuniões, emails, avisos circulares as novas metas da empresa, as expectativas do presente e futuro e demonstrar novas formas de compensação e de promoções (planos de carreiras).

Minimizar o potencial disfuncional dos conflitos: Deixar claro qual o futuro da empresa para os funcionários. Estreitar as relaçõesentre diretores, gerentes e subordinados, aumentando a auto-estima do grupo, tendo como o objetivo a autoconfiança e motivação. Diretores e gerentes repassando comunicados dos donos demonstram que todos fazem parte do processo de tomada de decisão. Com isso tanto os diretores quanto os subordinados irão sentir que estão na empresa para somar e agregar valores, não só financeiros, mas pessoais;

Definir os objetivos: Mostrar como a empresa pretende tratar as questões de desempenho, podendo incluir bonificação de acordo com alcance de metas estabelecidas. Isso tem como objetivo, conciliar o interesse e motivação dos funcionários por um ambiente seguro, estável e confiável com o interesse da empresa que almeja alcançar a produtividade e performance da equipe.

Terceira Etapa

O terceiro desafio visa apresentar ao Bresser a biblioteca ITIL e demonstrar qual o caminho que deve ser percorrido para a aplicação do COBIT na empresa.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com