TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de um produto

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------------

2        DESCRIÇÃO DO PRODUTO-------------------------------------------------------------------------------3

3        IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO INOVADOR------------------------------------------------------4

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------------------------5

5        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------------------------------6

  1. Apresentação

Com o objetivo de criar um produto ou serviço inovador e baseado nas observações feitas à natureza, iniciamos este trabalho. Para estimular a criatividade foi proposta à leitura do Livro “A menina do vale” da escritora e empreendedora Bel Pesce e a visita à exposição de um dos maiores inventores já vistos pela humanidade, Leonardo Da Vince.

Iniciando pelo livro da brasileira Bel Pesce, “A menina do Vale”, livro que nos trouxe motivação para o empreendedorismo, trazendo experiências adquiridas pela jovem empreendedora no Vale do Silício, que apesar das dificuldades de se criar uma empresa, mostra-nos que é possível, partindo sempre da dedicação, motivação e de boas ideias. Com a leitura deste livro, conhecemos alguns exemplos de pessoas que com simples ideias e muita vontade de criar sua própria empresa, conseguiram alcançar o sucesso que tanto buscavam.

Já com a visita a exposição do Leonardo da Vince, conseguimos enxergar como a natureza pode nos trazer grandes ideias, seja para construção civil ou até mesmo para o poderio bélico, Leonardo traz a simplicidade, porém grandiosidade em suas invenções. A exposição mostra que Da Vince estava à frente do seu tempo, com criações que pareciam impossíveis para sua época e nos traz a sensação de que há muito para ser criado, que com observações à natureza podemos chegar à criação de soluções, porém muito engenhosas.

Observando a natureza e consultando tecnologias já existentes, a criação de algo útil para o dia a dia e que se mostre ser uma das maiores reclamações das pessoas, esses eram os pontos que guiavam o projeto. Assim, trazer a energia adquirida na natureza para o abastecimento energético de objetos tecnológicos e de grande uso nos últimos anos, mostrou-se ser um ponto de partida para a minha criação.

  1. Descrição do produto

O produto imaginado seria um tênis que capturasse e armazenasse a energia mecânica adquirida pelo andar ou correr do usuário, essa energia poderia ser utilizada para a recarga das baterias de celulares, tabletes e outros aparelhos que estão introduzidos no dia a dia das pessoas.

Assim como são capturados a quantidade de passos dado por uma pessoa em determinado dia ou percurso, essa tecnologia introduzida a um tênis irá capturar a energia gerada pelos passos, após ou simultaneamente a isso, poderá ser introduzida neste sistema uma bateria, de um objeto tecnológico qualquer, essa bateria deve ter espessura, largura e comprimentos padronizados ao encaixe no tênis. Essa tecnologia será baseada no contador de passos já mencionado e nas grandes estações, baladas entre outros pontos ao redor do mundo, que utilizam da tecnologia para abastecer energeticamente o local e/ou região.

Todo o sistema será implantado na parte inferior do tênis, entre a sola e a palmilha, assim como o encaixe para a bateria. Inicialmente será duas baterias carregadas por vez, uma em cada pé do sapato, e o objetivo é que consiga ser gerada e armazenada energia suficiente para abastecer completamente uma bateria padrão de um Smartphone, claro isso dependerá do volume de passos realizados e a velocidade imposta pelo usuário.

O público a ser atingido por esse produto inicialmente serão os jovens entre 18 e 30 anos, visto que os mais velhos sentem-se incomodados no surgimento de novas tecnologias, porém ao longo do processo de difusão do produto, espera-se que este consiga atingir às pessoas de todas as idades e principalmente, todas as classes sociais.

Outro objetivo a ser atingido por esse produto é o de estimular a caminhada na sociedade, seja pela curiosidade de testar o seu novo tênis ou com o intuito de abastecer a bateria do seu aparelho, isso trará motivação àqueles que não praticam a modalidade e mais um ganho à vida daqueles que já possuem esse hábito.

  1. Importância de um engenheiro inovador

Desde a revolução industrial, até os dias de hoje aconteceram muitas mudanças nas organizações, principalmente para atender o mercado consumidor que cada vez esta mais exigente. Essas mudanças aconteceram de diversas formas, primeiramente com crescimento da produtividade, após isso a introdução da qualidade como um referencial nos produtos industrializados e seguido pela diversidade de produtos, com modelos cada vez mais personalizados de acordo com cada cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com