TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Engenharia da Computação - ECO Sistemas Operacionais

Por:   •  12/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI – Campus Itabira [pic 1]

Curso de Engenharia da Computação - ECO

Sistemas Operacionais

Prof. Juliano de Almeida Monte-Mor

     

Relatório da Aula Prática No10

Aluno: Maurício Gonçalves Mathias________________ RA:33390__

  1. INTRODUÇÃO

Alguns momentos se tem a necessidade de executar algumas tarefas constantemente, e isso pode ocupar um grande tempo do programador, como por exemplo, esvaziar a lixeira e diretórios temporários e abrir determinados programas. Para isso existem os scripts, que podem ser interpretados pelos programas shell, com o intuito de realizar determinadas tarefas, usando comandos do bash e os executáveis do sistema operacional. Um script é um arquivo de texto com diversos comandos, e com permissão de execução habilitada, permitindo a construção de esquemas de execução complexos a partir de comandos básicos do shell. O método mais recomendado e seguro para tal técnica é a execução do script em um shell especifico para que não ocorram falhas em ambientes com múltiplos usuários, pois assim será lançado um novo shell bash somente para as instruções do script.

  1. OBJETIVOS

Esse estudo tem como objetivo mostrar o conceito de scripts, e demonstrar sua utilização através de exemplos.

  1. DESENVOLVIMENTO

Para a maior exemplificação de a codificação de um script, primeiramente é analisado um código em script, figura 1, e nele pode-se analisar que primeiramente é determinado em qual shell deve ser interpretado o script, em seguida é testado se o numero de parâmetros é diferente de 1, se for ele apresenta uma mensagem de erro na tela e o script é encerrado. Em seguida é realizado um loop para criar $1 diretórios, cada diretório tem seu nome “dir(num)”, onde num é o numero do diretório, que varia de 0 até o valor de $1. Ao final é exibida uma mensagem de sucesso na criação dos diretórios, e é exibido o numero de diretórios criados, e o script é encerrado.

Em seguida deseja-se criar um script para deletar todos os arquivos, do tipo “.bak” e “.~” que não tenham sido acessados à 3 dias , do diretório $HOME, para isso foi criado um script intitulado de “clean”, sua codificação é exibida na figura 2. Nesse script é usado o comando “find”, para encontrar os arquivos com as características desejadas, e  o comando “rm” é utilizado para remove-los.

Feito isso, é elaborado um novo script com o intuito de criar diretórios, variando de “dir001”, até “dir299”, o código pode ser observado na figura 3. Nesse script é utilizado o código mkdir para criar o diretório e o comando printf par exibir na tela o nome do diretório criado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com