TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curvas De Calibração Para Biomassa E Índice De área Foliar (IAF) Para A Cultura Da Cana-de-açúcar.

Artigo: Curvas De Calibração Para Biomassa E Índice De área Foliar (IAF) Para A Cultura Da Cana-de-açúcar.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Curvas de calibração para Biomassa e Índice de área foliar (IAF) para a cultura da cana-de-açúcar.

Romeu Zaparoli Rosa¬1

Alexandre de Castro2

1 Universidade Estadual de Campinas – romeu.zr@gmail.com

2 Embrapa Informática Agropecuária – acastro@cnptia.embrapa.br

Introdução

A utilização de modelos fundamentados em dados estatísticos para simulação de safras se mostra uma opção de grande interesse, no entanto a dificuldade de obter uma boa representatividade do comportamento real da cultura durante todo seu ciclo de desenvolvimento, faz com que estudos para o aperfeiçoamento dos modelos de simulação sejam necessários.

Dessa forma, tomando por base a necessidade de se obter modelos mais representativos para as curvas de crescimento de variedades de cana-de-açúcar brasileiras, é que se buscou por meio da utilização do software CropSyst, a construção de curvas de calibração que permitam estabelecer parâmetros ligados ao acúmulo de tempo, utilização da água e radiação para analisar de forma particionada a evolução de sua biomassa.

Material e métodos

Para efeito desse trabalho foi utilizada a ferramenta CropSyst versão 4.15.07, que permitiu através da obtenção dos dados referentes o ciclo reprodutivo da variedade CB 41-76, iniciado em de Fevereiro de 1978 e o finalizado (colheita) em Maio de 1979, plotar a curva de biomassa e índice de área foliar (IAF) e dessa forma comparar com as curvas de calibração reproduzidas pelo programa. As informações climáticas sentidas pela cultura de referencia durante todo seu ciclo reprodutivo foram obtidas na estação meteorológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba.

Resultados e discussão

A partir da aquisição das informações referentes à variação climática durante o ciclo de desenvolvimento da cana, foi possível estabelecer os limites de temperatura para seu desenvolvimento. A temperatura base para desenvolvimento da cultura foi estabelecida em 180C, sendo a mesma mencionada em trabalhos desenvolvidos por (Barbieri et al, 2010), e a temperatura limite ficaria fixa em 340C, como também prevista em trabalhos desenvolvidos por (Tatsch et al, 2009).

Os parâmetros gerados pelo ajuste do programa para área específica foi de 15,11 m2.kg-1 e o coeficiente de particionamento de 3,06. Os resultados encontrados se aproximam dos obtidos por Pinto et al, 2006 que encontrou 13, 48 e 15,73 m².kg-1 para a área específica.

A partir das informações obtidas pela cultura durante seu ciclo reprodutivo, foi possível obter a construção das curvas de calibração geradas pelo programa e compará-las com a distribuição dos dados experimentais, e assim inferir sobre a acurária da calibração gerada pelo programa em relação aos pontos amostrais obtidos. A reprodução das curvas calibradas do índice de área foliar (IAF) e da biomassa pode ser observada na figura abaixo.

Figura 1.Comparação entre o modelo calibrado e os dados experimentais.

Conclusão

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com