TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cultura organizacional pode resistir ou criar um ambiente que favoreça os processos de inovação dentro de uma empresa? Qual seria, portanto, o perfil da cultura organizacional de resistência ao desenvolvimento da inovação quanto a barreiras antiga

Por:   •  24/4/2015  •  Dissertação  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  7.445 Visualizações

Página 1 de 2

- Sim, pois a Cultura Organizacional é quem define se a empresa vai ser inovadora ou não, pois existem empresas que apostam no novo e já deixam disponível em seu planejamento um caixa que dispõe de recursos para criação ou melhoramento de produtos, se a Culturada empresa for engessada com relação a investimento em novos produtos e inovações não ocorrerá o processo criativo esse engessamento é bem característico em empresas familiares que ja possuem uma zona de conforto.

O perfil de empresas que resistem a inovação é bem visto como citado acima em empresas familiares onde ja existe um mercado definido e os lucros já estão definidos e muitas vezes os seus donos acham que crescer pode ser um risco que pode levar até a falência.

Empresas inovadoras estão sempre disposta a investir em pesquisas e em inovação contratam e fazem parcerias com profissionais promissores que estejam comprometidos com o objetivo de criar e lançar suas inovações no mercado exemplo disso é o CENPES da petrobras que faz parceria com UFRJ e esta sempre inovando na área de combustíveis e biocombustíveis.

---

Sim. A cultura organização é a pedra angular que irá definir se a empresa é inovadora ou não, sei que muito da inovação parte de cada indivíduo mas uma empresa que aposta no novo como um diferencial e disponibiliza recursos para tal inovação certamente contaminará de forma positiva os seus funcionários à inovação. Entendo que em empresas que praticapente monopolizam o mercado a gerações, adotar uma postura dessas é arriscada já que estão a muito tempo nessa zona de conforto e qualquer decisão errado pode levar à falência, por isso, esse tipo de cultura organizacional pode resistir à inovação mas, se uma concorrente em potêncial balançar o mercado, certamente a inovação ocorrerá quase que compulsóriamente. Se uma empresa quer/precisa ter um ambiente organizacional que favoreça a inovação, necessita investir em pesquisa de mercado e na capacitação de funcionários para que eles se sintam valorizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com